AS CONTRIBUIÇÕES FREURIANAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO E POLÍTICO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Emerson Garcia de Souza
  • Ricardo Pacheco de Carvalho
  • Márcia da Silva Santos
  • Rodinei Ribeiro Chaves
  • Josenice de Omena Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4392

Palavras-chave:

Educação. Paulo Freire. Política Educacional.

Resumo

Buscando como objetivo deste artigo, debater as contribuições freirianas para o pensamento crítico e político na Educação contemporânea, este estudo traz à tona o pensamento de que educadores, curriculistas e filósofos de vários países, os quais se mostram claramente comprometidos com um padrão de Educação com caráter emancipatório, compartilham da acepção de que as divagações e estudos de Paulo Freire se mantém constantemente em movimento, dialogando com dessemelhantes motes contemporâneos, como também, trazendo subsídios norteadores para que possa haver a edificação de uma teoria curricular tanto crítica quanto eticamente compelida à humanização dos sujeitos. Com este panorama em mente, este artigo busca analisar os subsídios que conformam a proposta educacional de caráter libertador, como também o diálogo fundador do pensar “freireano”, procurando, com isso, discutir os motes acerca do currículo educacional numa clara perspectiva crítico-emancipatória. Assim, para abrir tal discussão, este estudo busca privilegiar uma abordagem de caráter qualitativo, nomeando, como procedimento investigativo, a pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

 

Emerson Garcia de Souza

Graduado em Letras/Português e suas Respectivas Literaturas. Pós-graduado em Educação Especial Inclusiva e Orientação Educacional. Mestrando em Educação.

Ricardo Pacheco de Carvalho

Graduado em Pedagogia pela UCESP- União Cultural do Estado de São Paulo, Graduado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidad e Estadual do Maranhão, Graduado em Filosofia pela UNINTER. Pós-graduado em Psicopedagogia pela UCESP e Psicologia da Educação. Mestrando em Educação.

Márcia da Silva Santos

Graduada em Educação Artística e Pedagogia. Pós-graduada em Ensino da Arte e Musicalidade. Mestranda em Educação.

Rodinei Ribeiro Chaves

Graduado em Educação Física e Pedagogia. Bacharel em Educação Física. Mestrando em Educação.

Josenice de Omena Santos

Graduada em Pedagogia. Pós-graduação em Gestão. Mestranda em Educação.

Referências

ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3. ed. Petrópolis: DP&A, 2008.

KOHAN, W. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

LUKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ORSO, Paulino José (org). Educação, Sociedade de classes e reformas universitárias. Campinas, SP : Autores Associados, 2007.

SANTIAGO, Maria Eliete. Formação, currículo e prática pedagógica em Paulo Freire. In: BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. (Org.). Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.

Publicado

24/11/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Garcia de Souza, E., Pacheco de Carvalho, R., da Silva Santos, M., Ribeiro Chaves, R., & de Omena Santos, J. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES FREURIANAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO E POLÍTICO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114392. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4392