IMPACTOS DOS TEMPOS LÍQUIDOS SOBRE O PROCESSO DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.461Palavras-chave:
Tempos líquidos, Educação, personalidade, alunos, professoresResumo
A partir de uma pesquisa teórica, este artigo procura demonstrar a influência das transformações de uma sociedade líquida que caracteriza a pós-modernidade sobre a formação da personalidade, o comportamento de alunos e professores. O texto apoia-se no contributo do pensamento de Bauman, sobre a sociedade líquida, onde se vive a dissolução de seus valores, que antes manifestavam uma solidez diante dos referenciais, principalmente voltados para a educação, e hoje se apresentam de modo ambíguo. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo analisar e refletir sobre os impactos desse mundo líquido sobre os processos educativos de formação da personalidade, do aluno e da ação de professores. Concluiu-se que diante de uma sociedade que desafia padrões estáveis para direcionar um caminhar pautado em crenças mais esperançosas com perspectiva de futuro, torna-se necessário repostas que consigam fluir de uma liquefação para uma plasticidade capaz de resgatar valores e inovar as formas de ação que possam garantir um processo educativo eficaz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.