VANGUARDAS EUROPEIAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ABORDAGEM COOPERATIVA E MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5239

Palavras-chave:

Vanguardas Europeias. TICs. Abordagem cooperativa. Multidisciplinar. Protagonismo.

Resumo

Nesse artigo relata-se experiência pedagógica que teve como tema gerador as Vanguardas Europeias e o uso das tecnologias digitais numa abordagem cooperativa e multidisciplinar, realizada na rede estadual de ensino, numa turma do segundo ano do Ensino Médio, com 28 alunos, integrando quatro componentes curriculares: Arte, História, Língua Portuguesa e Literatura. O objetivo geral foi analisar e demonstrar a eficácia de uma abordagem colaborativa e multidisciplinar, apoiada pelo uso das tecnologias digitais, na promoção da compreensão histórico-cultural das Vanguardas Europeias, visando estimular a criatividade, a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, comunicação e expressão. Isso foi possibilitado por meio do uso das tecnologias digitais como práticas pedagógicas inovadoras e interativas, as quais permitiram fazer conexões entre diferentes áreas do conhecimento e ampliar a compreensão sobre o tema em estudo. As práticas pedagógicas foram realizadas ao longo de 10 semanas utilizando 07 períodos de Língua Portuguesa e 10 de História, de Arte e de Literatura, totalizando 37 aulas, as quais são descritas na metodologia, na qual apresenta-se o relato da experiência e as fases do trabalho cooperativo. Salienta-se que este projeto multidisciplinar pode ser replicado pelos professores de qualquer área do conhecimento, os conteúdos abordados poderão ser substituídos e o planejamento pode ser utilizado para que os docentes possam inovar suas metodologias de ensino e proporcionar aos estudantes que se tornem protagonistas da sua própria aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

  • Helena Teresinha Reinehr Stoffel

    Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos.

  • Aloisio Oliveira Ramos

    Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especializações em História e Metodologia do Ensino Superior. Bacharel em Arquivologia pela UFBA.

  • Ana Carolina Mota Fernandez

    Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduação em música (UNIFACCAMP)São Paulo. Pós Graduação em Psicopedagogia com ênfase na educação especial (Universidade  São Luís).

  • Andreia dos Anjos Barbosa

    Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA). Graduada em Letras com habilitação em língua inglesa pela UNIME (UNIAO Metropolitana Educação e Cultura)  Lauro de Freitas/BA.

  • Gilberto Luiz Zattera

    Mestrando em Educação com especialização em Formação de Professores - Universidad Internacional Iberoamericana  UNINI | México.  Graduado em Letras - Português/Inglês e Literaturas.  Especialização em Ensino de Língua Portuguesa - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

  • Katiuscia Souza Rêgo

    Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (UFOB). Licenciada em História. Esp. em História e Cultura Afro - Brasileira.

  • Leonardo Queiroz Gonçalves

    Mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UNA-BH. Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

  • Valéria Lúcia Albuquerque

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em História.

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Publicado

13/05/2024

Como Citar

VANGUARDAS EUROPEIAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ABORDAGEM COOPERATIVA E MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(5), e555239. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5239