VANGUARDAS EUROPEIAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ABORDAGEM COOPERATIVA E MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5239

Palavras-chave:

Vanguardas Europeias. TICs. Abordagem cooperativa. Multidisciplinar. Protagonismo.

Resumo

Nesse artigo relata-se experiência pedagógica que teve como tema gerador as Vanguardas Europeias e o uso das tecnologias digitais numa abordagem cooperativa e multidisciplinar, realizada na rede estadual de ensino, numa turma do segundo ano do Ensino Médio, com 28 alunos, integrando quatro componentes curriculares: Arte, História, Língua Portuguesa e Literatura. O objetivo geral foi analisar e demonstrar a eficácia de uma abordagem colaborativa e multidisciplinar, apoiada pelo uso das tecnologias digitais, na promoção da compreensão histórico-cultural das Vanguardas Europeias, visando estimular a criatividade, a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, comunicação e expressão. Isso foi possibilitado por meio do uso das tecnologias digitais como práticas pedagógicas inovadoras e interativas, as quais permitiram fazer conexões entre diferentes áreas do conhecimento e ampliar a compreensão sobre o tema em estudo. As práticas pedagógicas foram realizadas ao longo de 10 semanas utilizando 07 períodos de Língua Portuguesa e 10 de História, de Arte e de Literatura, totalizando 37 aulas, as quais são descritas na metodologia, na qual apresenta-se o relato da experiência e as fases do trabalho cooperativo. Salienta-se que este projeto multidisciplinar pode ser replicado pelos professores de qualquer área do conhecimento, os conteúdos abordados poderão ser substituídos e o planejamento pode ser utilizado para que os docentes possam inovar suas metodologias de ensino e proporcionar aos estudantes que se tornem protagonistas da sua própria aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Helena Teresinha Reinehr Stoffel

Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos.

Aloisio Oliveira Ramos

Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especializações em História e Metodologia do Ensino Superior. Bacharel em Arquivologia pela UFBA.

Ana Carolina Mota Fernandez

Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduação em música (UNIFACCAMP)São Paulo. Pós Graduação em Psicopedagogia com ênfase na educação especial (Universidade  São Luís).

Andreia dos Anjos Barbosa

Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA). Graduada em Letras com habilitação em língua inglesa pela UNIME (UNIAO Metropolitana Educação e Cultura)  Lauro de Freitas/BA.

Gilberto Luiz Zattera

Mestrando em Educação com especialização em Formação de Professores - Universidad Internacional Iberoamericana  UNINI | México.  Graduado em Letras - Português/Inglês e Literaturas.  Especialização em Ensino de Língua Portuguesa - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Katiuscia Souza Rêgo

Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (UFOB). Licenciada em História. Esp. em História e Cultura Afro - Brasileira.

Leonardo Queiroz Gonçalves

Mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UNA-BH. Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Valéria Lúcia Albuquerque

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em História.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: Abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educ. Pesqui., v. 29, n. 2, p.327-340, july/dec. 2003. ISSN 1678-4634. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010

ALVES, L.; TORRES, V.; NEVES, I.; FRAGA, G. Tecnologias digitais nos espaços escolares: um diálogo emergente. In: FERRAZ, O. (org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: Edufba, 2019. ISBN: 978-85-232-1900-0. https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30951/3/ed-multiletramentos-tecno-miolo-RI.pdf

BORGES, J. A. As TICs e as tecnologias assistivas na educação de pessoas deficientes. [S. l.]: Núcleo do Conhecimento, 2005. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/necessidades-educativas-especiais#:~:text=%5B%E2%80%A6%5D%20um%20aluno%20tem%20necessidades,03)

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Brasilia: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file.

DAMON, W.; PHELPS, E. Critical distinctions among three approaches to peer education. International Journal of Educational Research, v. 13, n. 1, p. 9-19, 1989. DOI: https://doi.org/10.1016/0883-0355(89)90013-X

FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R.; BATISTA, C. R.; VANZIN, T. (Orgs). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/gamificacao_na_educacao_011120181605.pdf

FIRMIANO, E. P. Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: Programa de Educação. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1I8b0SK4wNQ_MDA_b3dfd_/APOSTILA%20DE%20Aprendizagem%20Cooperativa%20-%20Autor-%20Ednaldo.pdf

GOMES, A. R. G. A aprendizagem cooperativa como ferramenta para a inclusão. 2013. Dissertação (Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, Domínio Cognição e Multideficiência) - Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2013.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. A aprendizagem cooperativa retorna às faculdades. Change, v. 30, n. 4, p. 91-102, jul/ago 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/00091389809602629

KOFFKA, K. Principles of Gestalt psychology: The theory of interdependence social. New York, NY: Harcourt, Brace and Company, 1935.

MORA, F. Emoción en la enseñanza y el aprendizaje. Vídeo do youtube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jEUUpLlNZ3U

PERRENOUD, P. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: Profissionalização e Razão Pedagógicas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

PERRENOUD, P. Não existe inclusão eficaz sem diferenciação pedagógica dentro das turmas regulares. Revista Educação Inclusiva, v. 1, n. 1, p. 15-18, 2010.

PONTOTEL, T. O que é a motivação intrínseca no trabalho, como ela ocorre e como um líder pode auxiliar?. [S. l.]: Pontotel, 2023. Disponível em: https://www.pontotel.com.br/motivacao-intrinseca/.

STOFFEL, H. T. R.; DE BRITO. J.G. R. D.; GONZATTI, L. D. Avaliação: nota ou construção de aprendizagem. In: VIEIRA, André Ricardo Lucas (Org.). Educação: Políticas públicas, ensino e formação 3. [S. l.]: Atena, 2022. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.831221907 DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.8312219076

STOFFEL, H. T. R.; TAVEIRA, I. B.; ZIMMERMANN, J. A. T.; GONZATTI, L. D. As tecnologias emergentes na construção da aprendizagem significativa de substantivos num projeto de ensino gamificado. In: BAGAI, Cleber Bianchess. (Org.). Reflexões sobre educação e ensino: Saberes e práticas em diferentes. Curitiba/PR: [s. n.], 2023. p 393- 409

TELES, G. M. Vanguarda européia e modernismo brasileiro. São Paulo: José Olympio, 2022.

TORRES, P. L.; IRALA, E. A. F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, 2014. p. 61-93.

UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na Área das Necessidades Educativas Especiais: Instituto de Inovação Educacional. [S. l.]: Unesco, 1994.

VIEIRA, H. R.; CIASCA, M. I. F. L. Desenvolvimento histórico da aprendizagem cooperativa. In GT 5 – História da educação e da pedagogia. In: XIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação – ECHE. III Simpósio Nacional de Estudos Culturais e Geoeducacionais – SINECGEO. 2014. ISBN 978-85-8126-065-5.

Publicado

13/05/2024

Como Citar

Reinehr Stoffel, H. T., Oliveira Ramos, A., Mota Fernandez, A. C., dos Anjos Barbosa, A., Luiz Zattera, G., Souza Rêgo, K., … Lúcia Albuquerque, V. (2024). VANGUARDAS EUROPEIAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ABORDAGEM COOPERATIVA E MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(5), e555239. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5239