METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5271

Palavras-chave:

Metodologias de Ensino. Línguas Estrangeiras. Prática Pedagógica. Abordagens Educacionais. Aprendizado de Idiomas.

Resumo

Este estudo explora as metodologias ativas no ensino de línguas estrangeiras, enriquecendo a prática docente ao envolver os alunos em atividades significativas. Revisando métodos de ensino de inglês (Brown, 2007; Leffa, 2016; Lima, 2017), destaca-se seu potencial e desafios, como a falta de recursos e resistência à mudança. As metodologias ativas promovem participação dos alunos e maior absorção de conhecimento. As metodologias de ensino de línguas evoluíram para atender às necessidades de professores e alunos. Autores como Richards e Rodgers (1991) e Pérez (2007) influenciaram essa evolução. Este artigo explora a metodologia de ensino de línguas e princípios pedagógicos subjacentes. Destaca-se as abordagens onde a seleção de princípios adequados ao contexto é crucial. Isso fomenta um ensino crítico e colaborativo, aproximando professores e alunos. Assim, a adoção de metodologias ativas, a evolução adaptativa e o enfoque nas metodologias aplicadas realçam a importância de abordagens flexíveis e contextuais no ensino de línguas. Isso pode catalisar um ensino mais eficaz, participativo e colaborativo, conectando teoria e prática na sala de aula.

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Biografia do Autor

Edgar Conceição Filho

Graduado em Letras com Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC. 2ª Graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. Pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Pós Graduado em Educação de Jovens e Adultos, pelo Centro Universitário –UNIFATECIE. Pós Graduado em Linguagens e Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Pós Graduado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Cursado em Pesquisador da Língua e Cultura Yorùbá pelo Centro de Estudos Afro Oriental da Universidade Federal da Bahia - CEAO - UFBA. Mestrando em Educação com Especialização nas TICs pela  Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).

 

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Publicado

23/05/2024

Como Citar

Conceição Filho, E. (2024). METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(5), e555271. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5271