METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5271Palavras-chave:
Metodologias de Ensino. Línguas Estrangeiras. Prática Pedagógica. Abordagens Educacionais. Aprendizado de Idiomas.Resumo
Este estudo explora as metodologias ativas no ensino de línguas estrangeiras, enriquecendo a prática docente ao envolver os alunos em atividades significativas. Revisando métodos de ensino de inglês (Brown, 2007; Leffa, 2016; Lima, 2017), destaca-se seu potencial e desafios, como a falta de recursos e resistência à mudança. As metodologias ativas promovem participação dos alunos e maior absorção de conhecimento. As metodologias de ensino de línguas evoluíram para atender às necessidades de professores e alunos. Autores como Richards e Rodgers (1991) e Pérez (2007) influenciaram essa evolução. Este artigo explora a metodologia de ensino de línguas e princípios pedagógicos subjacentes. Destaca-se as abordagens onde a seleção de princípios adequados ao contexto é crucial. Isso fomenta um ensino crítico e colaborativo, aproximando professores e alunos. Assim, a adoção de metodologias ativas, a evolução adaptativa e o enfoque nas metodologias aplicadas realçam a importância de abordagens flexíveis e contextuais no ensino de línguas. Isso pode catalisar um ensino mais eficaz, participativo e colaborativo, conectando teoria e prática na sala de aula.
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