FATORES QUE IMPACTAM A SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL DOS PROFESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5613

Palavras-chave:

Educação; Saúde mental; Saúde emocional; Docentes.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar os fatores que impactam a saúde mental e emocional dos professores baseado em evidências reais, bem como investigar estratégias de enfrentamento para minimizar esses impactos e propor recomendações para a implementação de práticas e ações que promovam um ambiente de trabalho mais saudável e sustentem a saúde mental e emocional dos professores. Metodologicamente a pesquisa se configura como um estudo de caso, de abordagem qualitativa e caráter explicativo. Para coletar os dados utilizou-se uma entrevista estruturada com 6 perguntas, a qual foi realizada no mês de novembro de 2023, com uma professora atuante em uma escola pública do estado do estado do Mato Grosso. Para analisar os dados utilizou-se como método a análise de conteúdo. Como principais resultados pode-se evidenciar que inúmeros são os fatores que impactam na saúde mental e emocional dos professores, a citar: comportamentos inadequados dos estudantes, carga de trabalho excessiva, cobrança e pressão por desempenho em demasia, falta de recursos, falta de reconhecimento e valorização, baixos salários, falta de suporte por parte da escola e de políticas públicas, ambiente escolar conflituoso, entre outros. Entretanto, muitas também são as estratégias de enfrentamento ao adoecimento mental, como cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos, dormir bem, ter o acompanhamento com um profissional da saúde, tomar medicação quando indicado por um médico, receber o apoio da escola, fazer amizades no ambiente de trabalho e trabalhar em equipe, além de outros.

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Biografia do Autor

  • Wagner Mendes da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso

    Mestrando em Ensino Cientifico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, docente do Instituto Federal De Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. 

  • Amanda Ingrid Leandro Dias, Instituto Federal de Mato Grosso

    Bacharelado em Administração e especialista em Gestão Pública. Professora no Instituto Federal de Mato Grosso, campus Juína.

  • Claudio Cruz de Oliveira

    Graduação em Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar  Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospital. Terceira Especialização em Psicopedagogia Clínica e institucional. Professor da Educação Básica na Escola Estadual Paulo Freire e Escola Municipal Tia Dejane Pereira.

  • Fernanda América dos Santos França

    Graduação em Português e Literatura da Língua Portuguesa. Especialização em Educação Multidisciplinar com foco na Língua Português. Mestranda em Letras. Atualmente trabalha na CMEB João Alves dos Santos e CMEB Moreira Cabral.

     

  • Janeide Rodrigues de Oliveira Ricardo, Escola Municipal 4 de Julho.

    Graduação em Pedagogia. Especialização Psicopedagogia Institucional. Atualmente trabalha como professora na Escola Municipal 4 de Julho.

  • Lucinete Dias Ferraz

    Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – IFRO. Graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense, em Orientação Educacional, pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí e em Supervisão Escolar pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Presidente Prudente - SP. Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Paranaense e em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Professora, supervisora e gestora escolar. Secretária Municipal de Educação . Supervisora Escolar do Instituto Federal de Educação - IFRO. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Buritis/RO. Especialista em Supervisão Escolar na Rede Estadual de Ensino no município de Buritis- RO, Gerente Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Buritis. Supervisão Escolar da EEEFM Buriti. 

  • Patricia Borges Ferreira, Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Juína. 

    Graduação em Licenciatura em Letras/Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Especialização em Gestão Escolar. Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Juína. 

  • Valéria Augusta Cruz Pinto

    Pedagoga pela Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura- RO. Especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - Faveni. Pedagoga efetiva ne rede Estadual e Municipal de Mato Grosso cidade de Rondonópolis. 

  • Vanessa Mazeni da Silva , Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo

    Graduação em Ciências Biológica. Especialização em Educação Ambiental. Professora efetiva. Professora contratada na rede pública do estado de MT.

     

  • Waldeir Ferreira Pessoa, Escola Estadual Deputado Djalma Carneiro da Rocha

    Graduação em Ciências Biológicas. Especialização em Educação do Campo pela Instituição IFMT polo de Sapeza. Professor na Escola Estadual Dep. Djalma Carneiro da Rocha, Distrito de Nova alvorada, município de Comodoro.

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Publicado

25/09/2024

Como Citar

FATORES QUE IMPACTAM A SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL DOS PROFESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595613. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5613