FATORES QUE IMPACTAM A SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL DOS PROFESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5613Palavras-chave:
Educação; Saúde mental; Saúde emocional; Docentes.Resumo
O objetivo deste artigo é investigar os fatores que impactam a saúde mental e emocional dos professores baseado em evidências reais, bem como investigar estratégias de enfrentamento para minimizar esses impactos e propor recomendações para a implementação de práticas e ações que promovam um ambiente de trabalho mais saudável e sustentem a saúde mental e emocional dos professores. Metodologicamente a pesquisa se configura como um estudo de caso, de abordagem qualitativa e caráter explicativo. Para coletar os dados utilizou-se uma entrevista estruturada com 6 perguntas, a qual foi realizada no mês de novembro de 2023, com uma professora atuante em uma escola pública do estado do estado do Mato Grosso. Para analisar os dados utilizou-se como método a análise de conteúdo. Como principais resultados pode-se evidenciar que inúmeros são os fatores que impactam na saúde mental e emocional dos professores, a citar: comportamentos inadequados dos estudantes, carga de trabalho excessiva, cobrança e pressão por desempenho em demasia, falta de recursos, falta de reconhecimento e valorização, baixos salários, falta de suporte por parte da escola e de políticas públicas, ambiente escolar conflituoso, entre outros. Entretanto, muitas também são as estratégias de enfrentamento ao adoecimento mental, como cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos, dormir bem, ter o acompanhamento com um profissional da saúde, tomar medicação quando indicado por um médico, receber o apoio da escola, fazer amizades no ambiente de trabalho e trabalhar em equipe, além de outros.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Luana Mara Pinheiro. Saúde mental docente: um olhar para o profissional da rede pública de ensino. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 14769-14786, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24559. Acesso em: 10 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-211
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
LOPES, Lusimar Araujo dos Santos; NOVAIS, Lucimar de Freitas. Estado de conhecimento sobre saúde mental dos professores na Educação Básica. Revista AlembrA - Ra, v. 5, n. 10. p. 24-47, 2023. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/570. Acesso em: 10 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.47270/ra.v5i10.570
LOURENÇO, Vanessa Ramos; VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti. A docência e o cotidiano da escola pública: influências na saúde mental do professor. Research, Society and Development, v, 9, n. 8, e593985964, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343221536_A_docencia_e_o_cotidiano_da_escola_publica_influencias_na_saude_mental_do_professor. Acesso em: 05 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5967
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MY LIFE. Saúde mental do professor deve ser preocupação para as escolas. MY LIFE, 2023. Disponível em: https://blog.mylifesocioemocional.com.br/saude-mental-do-professor/. Acesso em: 04 fev. 2024.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). Com depressão no topo da lista de causas de problemas de saúde, OMS lança a campanha "Vamos conversar". [S. l.]: OPAS, 2017. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/30-3-2017-com-depressao-no-topo-da-lista-causas-problemas-saude-oms-lanca-campanha-vamos. Acesso em: 05 mar. 2024.
RAMOS, Lázaro Saluci et al. O ambiente escolar incapaz de assegurar a saúde mental do professor: uma revisão literária. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. Sup., n. 49, e3416, 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/3416. Acesso em: 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e3416.2020
SOUZA, Vinícius Garcia Rodrigues de; TABORDA, Jferson Camargo; FREITAS, Cledione Jacinto de. Desgaste da saúde mental do docente da Educação Básica no interior do Mato Grosso do Sul. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 41, p. 79-88, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5101. Acesso em: 15 dez. 2023.
YIN, Robert. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.