FACTORES QUE IMPACTAN EN LA SALUD MENTAL Y EMOCIONAL DE LOS DOCENTES Y EN LAS ESTRATEGIAS DE AFRONTAMIENTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5613

Palabras clave:

Educación; Salud mental; Salud emocional; Maestros.

Resumen

El objetivo de este artículo es investigar los factores que impactan la salud mental y emocional de los docentes con base en evidencia real, así como investigar estrategias de afrontamiento para minimizar estos impactos y proponer recomendaciones para la implementación de prácticas y acciones que promuevan un ambiente laboral más saludable. y apoyar la salud mental y emocional de los docentes. Metodológicamente, la investigación se configura como un estudio de caso, con enfoque cualitativo y carácter explicativo. Para la recolección de datos se utilizó una entrevista estructurada con 6 preguntas, realizada en noviembre de 2023 a una docente que trabaja en una escuela pública del estado de Mato Grosso. Para analizar los datos se utilizó como método el análisis de contenido. Como principales resultados se puede observar que existen numerosos factores que impactan en la salud mental y emocional de los docentes, entre ellos: comportamiento inadecuado de los estudiantes, excesiva carga de trabajo, excesiva exigencia y presión por el desempeño, falta de recursos, falta de reconocimiento y aprecio, baja salarios, falta de apoyo de la escuela y de las políticas públicas, ambiente escolar conflictivo, entre otros. Sin embargo, también existen muchas estrategias para afrontar la enfermedad mental, como cuidar la alimentación, practicar ejercicio físico, dormir bien, ser supervisado por un profesional de la salud, tomar medicamentos cuando lo recomiende un médico, recibir apoyo de la escuela, tomar amistades. en el ámbito laboral y el trabajo en equipo, entre otros.

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Biografía del autor/a

  • Wagner Mendes da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso

    Mestrando em Ensino Cientifico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, docente do Instituto Federal De Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. 

  • Amanda Ingrid Leandro Dias, Instituto Federal de Mato Grosso

    Bacharelado em Administração e especialista em Gestão Pública. Professora no Instituto Federal de Mato Grosso, campus Juína.

  • Claudio Cruz de Oliveira

    Graduação em Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar  Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospital. Terceira Especialização em Psicopedagogia Clínica e institucional. Professor da Educação Básica na Escola Estadual Paulo Freire e Escola Municipal Tia Dejane Pereira.

  • Fernanda América dos Santos França

    Graduação em Português e Literatura da Língua Portuguesa. Especialização em Educação Multidisciplinar com foco na Língua Português. Mestranda em Letras. Atualmente trabalha na CMEB João Alves dos Santos e CMEB Moreira Cabral.

     

  • Janeide Rodrigues de Oliveira Ricardo, Escola Municipal 4 de Julho.

    Graduação em Pedagogia. Especialização Psicopedagogia Institucional. Atualmente trabalha como professora na Escola Municipal 4 de Julho.

  • Lucinete Dias Ferraz

    Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – IFRO. Graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense, em Orientação Educacional, pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí e em Supervisão Escolar pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Presidente Prudente - SP. Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Paranaense e em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Professora, supervisora e gestora escolar. Secretária Municipal de Educação . Supervisora Escolar do Instituto Federal de Educação - IFRO. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Buritis/RO. Especialista em Supervisão Escolar na Rede Estadual de Ensino no município de Buritis- RO, Gerente Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Buritis. Supervisão Escolar da EEEFM Buriti. 

  • Patricia Borges Ferreira, Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Juína. 

    Graduação em Licenciatura em Letras/Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Especialização em Gestão Escolar. Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Juína. 

  • Valéria Augusta Cruz Pinto

    Pedagoga pela Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura- RO. Especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - Faveni. Pedagoga efetiva ne rede Estadual e Municipal de Mato Grosso cidade de Rondonópolis. 

  • Vanessa Mazeni da Silva , Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo

    Graduação em Ciências Biológica. Especialização em Educação Ambiental. Professora efetiva. Professora contratada na rede pública do estado de MT.

     

  • Waldeir Ferreira Pessoa, Escola Estadual Deputado Djalma Carneiro da Rocha

    Graduação em Ciências Biológicas. Especialização em Educação do Campo pela Instituição IFMT polo de Sapeza. Professor na Escola Estadual Dep. Djalma Carneiro da Rocha, Distrito de Nova alvorada, município de Comodoro.

Referencias

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Publicado

25/09/2024

Cómo citar

FACTORES QUE IMPACTAN EN LA SALUD MENTAL Y EMOCIONAL DE LOS DOCENTES Y EN LAS ESTRATEGIAS DE AFRONTAMIENTO. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595613. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5613