UM JOGO SÉRIO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ENSINO BÁSICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5758

Palavras-chave:

Jogo sério, Ensino-aprendizagem, Arquitetura de Software

Resumo

A sala de aula tem se tornado cada vez mais dinâmica, a fim de acompanhar os avanços tecnológicos e enriquecer o ensino-aprendizagem e uma das formas de se alcançar tal feito é por meio de jogos sérios, em que se utiliza um jogo computacional voltado para fins educacionais. Dada tal pressuposição, o objetivo deste artigo é propor a arquitetura de software para um jogo sério no formato de um quiz, voltado principalmente para a educação básica. Com a colaboração de uma escola da região do Alto Oeste Potiguar se chegou à conclusão da necessidade de criação de uma aplicação que combine determinados aspectos e funcionalidades que outras aplicações não possuem, como os vários modos de jogos (solo, duo, mas principalmente competição com líderes) e a autonomia dos professores no gerenciamento de questões e competições. Ao se utilizar de uma ferramenta deste tipo, se ganha com a facilitação da aprendizagem e transmissão do conhecimento, sem deixar de lado a diversão e garantindo que fique sempre pautado no propósito principal, que é o processo de ensino.

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Biografia do Autor

  • Jéssica Rosália Fernandes

    Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

  • Reudismam Rolim de Sousa

    Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

  • Veronica Maria Lima Silva

    Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

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Publicado

14/10/2024

Como Citar

UM JOGO SÉRIO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ENSINO BÁSICO. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105758. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5758