UM JOGO SÉRIO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5758Palavras-chave:
Jogo sério, Ensino-aprendizagem, Arquitetura de SoftwareResumo
A sala de aula tem se tornado cada vez mais dinâmica, a fim de acompanhar os avanços tecnológicos e enriquecer o ensino-aprendizagem e uma das formas de se alcançar tal feito é por meio de jogos sérios, em que se utiliza um jogo computacional voltado para fins educacionais. Dada tal pressuposição, o objetivo deste artigo é propor a arquitetura de software para um jogo sério no formato de um quiz, voltado principalmente para a educação básica. Com a colaboração de uma escola da região do Alto Oeste Potiguar se chegou à conclusão da necessidade de criação de uma aplicação que combine determinados aspectos e funcionalidades que outras aplicações não possuem, como os vários modos de jogos (solo, duo, mas principalmente competição com líderes) e a autonomia dos professores no gerenciamento de questões e competições. Ao se utilizar de uma ferramenta deste tipo, se ganha com a facilitação da aprendizagem e transmissão do conhecimento, sem deixar de lado a diversão e garantindo que fique sempre pautado no propósito principal, que é o processo de ensino.
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