DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DOS ENFOQUES TRANSDISCIPLINARES NA PREVENÇÃO E CONTROLE DO AEDES AEGYPTI NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.601Palavras-chave:
Promoção à saúde, transdisciplinaridade, Aedes aegypti.Resumo
Com foco num dos objetivos do desenvolvimento sustentável sobre a promoção da saúde direcionada a doenças negligenciadas causadas pelo Aedes aegypti foram executadas atividades no marco de um projeto transdisciplinar no Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva em Curitiba-PR, com o intuito de proporcionar uma experiência desenvolvida no espaço escolar, tais como reflexões, palestras, flash mobteatros e outras ações para sensibilizar quanto aos hábitos de vida saudáveis e orientar escolhas futuras que incentivassem uma atitude de preservação da saúde e do ambiente onde se vive com vistas à garantia do bem-estar e da cidadania. As atividades foram desenvolvidas com a comunidade escolar, orientados por professores de todas as áreas. Dado o caráter transdisciplinar, foram abordados temas relacionados à preservação do ambiente, respeito à vida em suas múltiplas manifestações, visando à adoção e construção de uma Escola Promotora da Saúde, contribuindo para a inserção global do tema saúde nos projetos pedagógicos das escolas. Conclui-se a partir da experiência que projetos didáticos transdisciplinares que respondam anseios do cotidiano da escola,manifestando maior autonomia e interesse para resolução de problemas e ainda permite através do conhecimento científico uma formação mais crítica e reflexiva sobre o processo de preservar, cuidar do meio ambiente, da saúde numa perspectiva de integralidade.
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