DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DOS ENFOQUES TRANSDISCIPLINARES NA PREVENÇÃO E CONTROLE DO AEDES AEGYPTI NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.601

Palavras-chave:

Promoção à saúde, transdisciplinaridade, Aedes aegypti.

Resumo

Com foco num dos objetivos do desenvolvimento sustentável sobre a promoção da saúde direcionada a doenças negligenciadas causadas pelo Aedes aegypti foram executadas atividades no marco de um projeto transdisciplinar no Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva em Curitiba-PR, com o intuito de proporcionar uma experiência desenvolvida no espaço escolar, tais como reflexões, palestras, flash mobteatros e outras ações para sensibilizar quanto aos hábitos de vida saudáveis e orientar escolhas futuras que incentivassem uma atitude de preservação da saúde e do ambiente onde se vive com vistas à garantia do bem-estar e da cidadania. As atividades foram desenvolvidas com a comunidade escolar, orientados por professores de todas as áreas. Dado o caráter transdisciplinar, foram abordados temas relacionados à preservação do ambiente, respeito à vida em suas múltiplas manifestações, visando à adoção e construção de uma Escola Promotora da Saúde, contribuindo para a inserção global do tema saúde nos projetos pedagógicos das escolas. Conclui-se a partir da experiência que projetos didáticos transdisciplinares que respondam anseios do cotidiano da escola,manifestando maior autonomia e interesse para resolução de problemas e ainda permite através do conhecimento científico uma formação mais crítica e reflexiva sobre o processo de preservar, cuidar do meio ambiente, da saúde numa perspectiva de integralidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ronualdo Marques, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGFECT-UTFPR); Graduado em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Especialista em Gestão Pública Municipal pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Especialista em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); Especialista em Educação Especial Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Pesquisador na área da Educação Ambiental e Ensino de Ciências. Atualmente é docente de Biologia; Ciências e Educação Ambiental no Ensino Fundamental, Médio e Profissional na Secretária Estadual de Educação do Paraná ? SEED.

    Universidade Federal do Paraná 

Downloads

Publicado

26/08/2021

Como Citar

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DOS ENFOQUES TRANSDISCIPLINARES NA PREVENÇÃO E CONTROLE DO AEDES AEGYPTI NO CONTEXTO ESCOLAR. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27601. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.601