DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DOS ENFOQUES TRANSDISCIPLINARES NA PREVENÇÃO E CONTROLE DO AEDES AEGYPTI NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.601

Palavras-chave:

Promoção à saúde, transdisciplinaridade, Aedes aegypti.

Resumo

Com foco num dos objetivos do desenvolvimento sustentável sobre a promoção da saúde direcionada a doenças negligenciadas causadas pelo Aedes aegypti foram executadas atividades no marco de um projeto transdisciplinar no Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva em Curitiba-PR, com o intuito de proporcionar uma experiência desenvolvida no espaço escolar, tais como reflexões, palestras, flash mobteatros e outras ações para sensibilizar quanto aos hábitos de vida saudáveis e orientar escolhas futuras que incentivassem uma atitude de preservação da saúde e do ambiente onde se vive com vistas à garantia do bem-estar e da cidadania. As atividades foram desenvolvidas com a comunidade escolar, orientados por professores de todas as áreas. Dado o caráter transdisciplinar, foram abordados temas relacionados à preservação do ambiente, respeito à vida em suas múltiplas manifestações, visando à adoção e construção de uma Escola Promotora da Saúde, contribuindo para a inserção global do tema saúde nos projetos pedagógicos das escolas. Conclui-se a partir da experiência que projetos didáticos transdisciplinares que respondam anseios do cotidiano da escola,manifestando maior autonomia e interesse para resolução de problemas e ainda permite através do conhecimento científico uma formação mais crítica e reflexiva sobre o processo de preservar, cuidar do meio ambiente, da saúde numa perspectiva de integralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronualdo Marques, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGFECT-UTFPR); Graduado em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Especialista em Gestão Pública Municipal pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Especialista em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); Especialista em Educação Especial Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Pesquisador na área da Educação Ambiental e Ensino de Ciências. Atualmente é docente de Biologia; Ciências e Educação Ambiental no Ensino Fundamental, Médio e Profissional na Secretária Estadual de Educação do Paraná ? SEED.

Universidade Federal do Paraná 

Downloads

Publicado

26/08/2021

Como Citar

Marques, R. (2021). DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DOS ENFOQUES TRANSDISCIPLINARES NA PREVENÇÃO E CONTROLE DO AEDES AEGYPTI NO CONTEXTO ESCOLAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27601. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.601