O USO DA GAMIFICAÇÃO NA PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE MATEMÁTICA DO SAEB: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6225Palavras-chave:
Gamificação, Ensino de Matemática, SAEB, Residência PedagógicaResumo
Este trabalho aborda a aplicação da gamificação como estratégia de ensino para auxiliar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental na preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A pesquisa foi realizada no âmbito da Residência Pedagógica, na escola parceira Escola Municipal de Educação Básica Prefeito Benício Ferreira Reis, localizada no Distrito Pé Leve, no município de Limoeiro de Anadia/AL. O estudo investiga como a gamificação, que envolve a incorporação de elementos de jogos em contextos educacionais, pode melhorar a motivação, engajamento e desempenho dos alunos durante o processo de preparação para a avaliação do SAEB. Como metodologia, as residentes desenvolveram e implementaram estratégias gamificadas no ambiente de sala de aula, utilizando elementos como pontuação, recompensas virtuais, desafios e competições entre os alunos. O relato de experiência descreve as experiências vivenciadas durante a aplicação do Caça ao Qr Code e o Quiz Matemático - atividades dinâmicas gamificadas que foram projetadas e aplicadas, bem como os resultados observados. Esses resultados podem incluir melhorias no interesse dos alunos pelo conteúdo, aumento do tempo dedicado ao estudo, maior colaboração entre os estudantes e, potencialmente, um melhor desempenho nas avaliações do SAEB.
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