O USO DA GAMIFICAÇÃO NA PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE MATEMÁTICA DO SAEB: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6225

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino de Matemática, SAEB, Residência Pedagógica

Resumo

Este trabalho aborda a aplicação da gamificação como estratégia de ensino para auxiliar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental na preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A pesquisa foi realizada no âmbito da Residência Pedagógica, na escola parceira Escola Municipal de Educação Básica Prefeito Benício Ferreira Reis, localizada no Distrito Pé Leve, no município de Limoeiro de Anadia/AL. O estudo investiga como a gamificação, que envolve a incorporação de elementos de jogos em contextos educacionais, pode melhorar a motivação, engajamento e desempenho dos alunos durante o processo de preparação para a avaliação do SAEB. Como metodologia, as residentes desenvolveram e implementaram estratégias gamificadas no ambiente de sala de aula, utilizando elementos como pontuação, recompensas virtuais, desafios e competições entre os alunos. O relato de experiência descreve as experiências vivenciadas durante a aplicação do Caça ao Qr Code e o Quiz Matemático - atividades dinâmicas gamificadas que foram projetadas e aplicadas, bem como os resultados observados. Esses resultados podem incluir melhorias no interesse dos alunos pelo conteúdo, aumento do tempo dedicado ao estudo, maior colaboração entre os estudantes e, potencialmente, um melhor desempenho nas avaliações do SAEB.

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Biografia do Autor

  • Laura Maria da Silva

    Graduanda e bolsista do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca.

  • Rafaella Manuella dos Santos Almeida

    Graduanda e bolsista do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca.

  • Simone Silva da Fonseca

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Preceptora da Residência Pedagógica do Curso de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca.

  • José da Silva Barros

    Professor Doutor do Curso de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca.

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Publicado

22/02/2025

Como Citar

O USO DA GAMIFICAÇÃO NA PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE MATEMÁTICA DO SAEB: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(2), e626225. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6225