UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UM PROTÓTIPO DE JOGO SÉRIO EM FORMATO DE QUIZ PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Maria Vitória Macedo Melo
  • Reudismam Rolim de Sousa
  • Verônica Maria Lima Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6566

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Jogo sério, Quiz educacional

Resumo

Com o avanço das tecnologias, o ambiente de sala de aula vem se transformando em um espaço mais dinâmico, buscando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais envolvente e eficaz. Nesse contexto, os jogos sérios surgem como uma alternativa promissora, utilizando recursos computacionais com objetivos educativos. Partindo desta ideia, este artigo visa propor o protótipo de um software educacional, no formato de um jogo sério tipo quiz, voltado para a educação básica. Para desenvolver o protótipo, foi utilizado o método pesquisa-ação, que busca atuar na melhoria de um processo prático, avaliado em uma escola de rede pública do Alto Oeste Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. O protótipo visa atender à necessidade de um software que combina funcionalidades, tais como modo do jogo, nível do usuário, ranking entre competidores solos ou em equipe e autonomia dos professores no manuseio das questões (cadastrar, editar, listar) e competições (criar, editar, excluir). Com a utilização deste aplicativo, é possível trabalhar com conteúdo programático na educação básica, motivando os alunos para o estudo, por meio de uma ferramenta lúdica.

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Biografia do Autor

  • Maria Vitória Macedo Melo

    Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Reudismam Rolim de Sousa

    Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

     

  • Verônica Maria Lima Silva

    Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

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Publicado

10/07/2025

Como Citar

UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UM PROTÓTIPO DE JOGO SÉRIO EM FORMATO DE QUIZ PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(7), e676566. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6566