UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UM PROTÓTIPO DE JOGO SÉRIO EM FORMATO DE QUIZ PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6566Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Jogo sério, Quiz educacionalResumo
Com o avanço das tecnologias, o ambiente de sala de aula vem se transformando em um espaço mais dinâmico, buscando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais envolvente e eficaz. Nesse contexto, os jogos sérios surgem como uma alternativa promissora, utilizando recursos computacionais com objetivos educativos. Partindo desta ideia, este artigo visa propor o protótipo de um software educacional, no formato de um jogo sério tipo quiz, voltado para a educação básica. Para desenvolver o protótipo, foi utilizado o método pesquisa-ação, que busca atuar na melhoria de um processo prático, avaliado em uma escola de rede pública do Alto Oeste Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. O protótipo visa atender à necessidade de um software que combina funcionalidades, tais como modo do jogo, nível do usuário, ranking entre competidores solos ou em equipe e autonomia dos professores no manuseio das questões (cadastrar, editar, listar) e competições (criar, editar, excluir). Com a utilização deste aplicativo, é possível trabalhar com conteúdo programático na educação básica, motivando os alunos para o estudo, por meio de uma ferramenta lúdica.
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