PERFIL DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM UMA LOJA DE TERESINA - PI

Autores

  • Valéria Magalhães Chaves https://orcid.org/0000-0002-1903-8469
  • Carlos Henrique Ribeiro Lima
  • Amanda Cristine Ferreira dos Santos
  • Andrea Nunes Mendes de Brito
  • Taís Oliveira Santos
  • Lilia Maria Monteiro de Oliveira e Silva
  • Jadson Lustosa Quaresma

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.813

Palavras-chave:

Adultos, Consumo de Alimentos

Resumo

Objetivo: Conhecer o perfil socioeconômico, as preferências e dificuldades encontradas por consumidores de alimentos orgânicos em uma loja de Teresina-PI. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 60 consumidores, feito por meio da aplicação de um questionário semiestruturados que contemplava: questões sociodemográficas, frequência de consumo, fatores que influenciam a escolha por orgânicos, grupos de alimentos mais consumidos e as principais dificuldades. Resultados: Foi possível identificar que o perfil dos consumidores desta loja foi formado, por adultos na faixa etária de 31 a 40 anos (31,6%), sexo feminino (71,6%), com escolaridade de pós-graduação (45%), renda igual ou maior que onze salários mínimos (53,3%) e casados (65%). Os entrevistados relataram consumir os alimentos orgânicos mais de uma vez na semana (90%), apresentando como principal motivo o fator desses alimentos serem mais saudáveis (56,6%). Dentre os grupos mais consumidos foram para quatro opções como: verduras, hortaliças, frutas, legumes e outras combinações (41,60%). Também foi possível observar que os preços dos alimentos orgânicos ainda são vistos como um fator de dificuldade pelos entrevistados (33%). Conclusão: Evidenciou-se que as principais motivações para o consumo estão relacionadas à preocupação com a saúde e bem-estar. Entre as principais dificuldades encontradas está preço elevado dos produtos, onde este dificulta a aquisição por parte dos consumidores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Magalhães Chaves

Olá, me chamo Valéria tenho 23 anos, moro na cidade de Coroatá Maranhão.  Sou graduada em Nutrição através da instituição Estácio de Teresina e atualmente estou cursando minha pós graduação em Nutrição Clínica, Estétics, Esportiva e Prescrição de Fitoterápicos.                                                                                                                                                                                                    Trabalho em dois locais específicos, uma Clínica e Academia, além de atender à domicilio. Sou muito feliz com a profissão que escolhe e tenho um grande sonho de ser pesquisadora e ajudar a cada dia mais as pessoas, provendo saúde através de uma alimentação saudável. (99) 991354247

Carlos Henrique Ribeiro Lima

Faculdade Estácio de Teresina

Referências

BERNARDINO, R. V. Uma análise sociológica sobre o consumo de alimentos orgânicos a partir das representações sociais dos consumidores da feira orgânica do bairro barro vermelho em vitória – ES. 232 f. Tese (Dissertação de Mestrado) – Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Espírito Santo. Espírito Santo, 2015.

BRAGA, M. O comportamento de compra de produtos orgânicos: uma reflexão sobre o perfil dos consumidores através da comparação entre faixas etárias e níveis de renda familiar – uma abordagem estatística. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré, 8ª e 9ª edições, p. 1-13, 2014.

BRASIL, 2012. Decreto nº 7.794, de 20 de agosto de 2012. Lex: Institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Seção. 1, p. 5.

CARDOSO, M.C.; SOUSA, S. R.; LIRA, A. G. S., et al. Consumidor de alimento orgânicos: um estudo na feira de agricultura familiar na universidade federal do oeste do Pará em Santarém – PA. Anais do VI CLAA, X CBA e V SEMDF, v.13, n.1, Jul. 2018.

D’ALBUQUERQUE, C. L. C.; CARVALHO, L. F.; NASCIMENTO, M. M., et al. Diferentes mercados consumidores de hortaliças agroecológicas/orgânicas em Teresina-PI. Cadernos de Agroecologia. Anais do VI CLAA, X CBA e V SEMDF – v. 13, n 1, jul. 2018.

FERREIRA, A. S.; COELHO, A. B. O papel dos preços e do dispêndio no consumo de alimentos orgânicos e convencionais no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural. Piracicaba-SP, v.55, n.04, p.625-640, out/dez. 2017.

GOMES, C. V.; FRINHANI, F. M. D. Alimentação saudável como direito humano a saúde: uma análise das normas regulamentadoras da população de alimentos orgânicos. Tese (Trabalho de Conclusão de Curso) – Departamento de Direito, Universidade Católica de Santos, 2017.

LIMA, P. F. C.; LIMA, A. M. M.; CASTRO, S. M. V., et al. O consumo de alimentos orgânicos na cidade de Manaus (AM): o comércio de produtos e a sustentabilidade do setor. Revista Verde (Pombal - PB - Brasil) v. 10, n.1, p. 120-127, jan/mar, 2015.

MACEDO, W. L. R.; LIMA, F. O. Viabilidade financeira do consumo de alimentos orgânicos na região administrativa do Gama/DF. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde, v. 1, n. 2, p. 8-12, 2019.

MEIRELES, B.O.; DEBASTIANI, S., M.; BERTOLINI, G. R. F., et al. Perfil socioeconômico dos consumidores de restaurantes em relação à valorização de produtos orgânicos: uma análise comparativa. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS, v. 5, n. 1. p. 33-44, jan/abr, 2016.

PEREIRA, M. C.; MÜLLER, C. R.; RODRIGUES, F. S. A.; et al. Mudança no perfil sociodemográfico de consumidores de produtos orgânicos. Revista Ciências saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 9, p. 2797-2804, set, 2015.

PINHO, L.S; OLIVEIRA, M. A. A.; MENEZES, R.C.E. Perfil dos consumidores de duas feiras orgânicas de Maceió (AL). Revista Extensão em Debate, Maceió, v.02, n. 01, p. 63-78. Jan/jun. 2018.

QUEIROZ, M. F. P. P.; LIMA, B. C. C. Responsabilidade social do consumidor: uma análise multidimensional no segmento de produtos orgânicos. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 34-46, jul./dez. 2016.

RODRIGUES, A. P. A.; GERTLER, A. J.; BARRIONUEVO, F., et al. A Preferência por Alimentos Orgânicos e a Agroecologia Como Chave Para a Mudança de Hábitos Alimentares: um Estudo de Caso no Município de Marmeleiro – Paraná. III CONGRESSO PARANAENSE DE AGROECOLOGIA, v.18, n.1, Fev. 2019.

SAMPAIO, D. O.; GOSLING, M.; FAGUNDES, A. F. A., et al. Consumo de alimentos orgânicos: um estudo exploratório. Revista Administração em Diálogo, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1-22, 2017.

SHIMADA, W. K.; REIS, J. G. M.; VENDRAMETTO, O., et al. A percepção do consumidor de alimentos orgânicos no município de Dourados-MS. Revista de Agronegócio – Reagro, Jales, v. 6, n.1, p. 51-63, jan/jun. 2017.

SILVA, A. O Comportamento dos Consumidores da Classe C em relação à Alimentação Saudável. 50 f. Tese (Trabalho de Conclusão de Curso) – Departamento de Administração de Empresas, PUC-Rio, 2016.

SILVA, A. T.; SILVA. S.T. Panorama da agricultura orgânica no Brasil. Revista Segurança alimentar e nutricional, Campinas, v. 23, p. 1031-1040, dez. 2016.

SILVA, P. F.; ZAMBRANO, T. F.; ACOSTA, G. S. Comportamento de compra dos consumidores de alimentos orgânicos – um estudo exploratório. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 4, n. 5, p. 46-65, set-out, 2019.

SOUZA, K. J. C.; MORAES FILHO, R. A. Perfil dos Consumidores de produtos orgânicos no Brasil. XIX ENGEMA. Anais, 2017.

SOUZA, K.B.; RIBEIRO, K.C.; OCCHI, L.C.M. O atual cenário do consumo de alimentos orgânicos. Anais do IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe, Sergipe, nov/dez 2017.

SOUZA, L. N.; MELO, M. B.; SILVA, D. W. Caracterização do perfil dos consumidores da Feira de Produtos Orgânicos do município de Santarém, Pará. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, jul., 2018.

TAVARES, V. S. Alimentos orgânicos: perfil dos consumidores e variáveis que afetam o consumo. 98 f. Tese (Dissertação de mestrado) – Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, 2018.

VIEIRA, I. S. S. Avaliação do perfil do consumidor de alimentos orgânicos no Distrito dos Ingleses do Rio Vermelho – SC. 28 f. Tese (Trabalho de Conclusão de Curso) – Departamento de Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

Downloads

Publicado

19/11/2021

Como Citar

Magalhães Chaves, V., Lima , C. H. R., Santos, A. C. F. dos, Brito, A. N. M. de, Santos, T. O., Silva, L. M. M. de O. e, & Quaresma, J. L. . (2021). PERFIL DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM UMA LOJA DE TERESINA - PI. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(10), e210813. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.813

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)