PERFIL DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM UMA LOJA DE TERESINA - PI

Autores

  • Valéria Magalhães Chaves https://orcid.org/0000-0002-1903-8469
  • Carlos Henrique Ribeiro Lima
  • Amanda Cristine Ferreira dos Santos
  • Andrea Nunes Mendes de Brito
  • Taís Oliveira Santos
  • Lilia Maria Monteiro de Oliveira e Silva
  • Jadson Lustosa Quaresma

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.813

Palavras-chave:

Adultos

Resumo

Objetivo: Conhecer o perfil socioeconômico, as preferências e dificuldades encontradas por consumidores de alimentos orgânicos em uma loja de Teresina-PI. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 60 consumidores, feito por meio da aplicação de um questionário semiestruturados que contemplava: questões sociodemográficas, frequência de consumo, fatores que influenciam a escolha por orgânicos, grupos de alimentos mais consumidos e as principais dificuldades. Resultados: Foi possível identificar que o perfil dos consumidores desta loja foi formado, por adultos na faixa etária de 31 a 40 anos (31,6%), sexo feminino (71,6%), com escolaridade de pós-graduação (45%), renda igual ou maior que onze salários mínimos (53,3%) e casados (65%). Os entrevistados relataram consumir os alimentos orgânicos mais de uma vez na semana (90%), apresentando como principal motivo o fator desses alimentos serem mais saudáveis (56,6%). Dentre os grupos mais consumidos foram para quatro opções como: verduras, hortaliças, frutas, legumes e outras combinações (41,60%). Também foi possível observar que os preços dos alimentos orgânicos ainda são vistos como um fator de dificuldade pelos entrevistados (33%). Conclusão: Evidenciou-se que as principais motivações para o consumo estão relacionadas à preocupação com a saúde e bem-estar. Entre as principais dificuldades encontradas está preço elevado dos produtos, onde este dificulta a aquisição por parte dos consumidores.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Valéria Magalhães Chaves

    Olá, me chamo Valéria tenho 23 anos, moro na cidade de Coroatá Maranhão.  Sou graduada em Nutrição através da instituição Estácio de Teresina e atualmente estou cursando minha pós graduação em Nutrição Clínica, Estétics, Esportiva e Prescrição de Fitoterápicos.                                                                                                                                                                                                    Trabalho em dois locais específicos, uma Clínica e Academia, além de atender à domicilio. Sou muito feliz com a profissão que escolhe e tenho um grande sonho de ser pesquisadora e ajudar a cada dia mais as pessoas, provendo saúde através de uma alimentação saudável. (99) 991354247

  • Carlos Henrique Ribeiro Lima

    Faculdade Estácio de Teresina

Referências

BERNARDINO, R. V. Uma análise sociológica sobre o consumo de alimentos orgânicos a partir das representações sociais dos consumidores da feira orgânica do bairro barro vermelho em vitória – ES. 232 f. Tese (Dissertação de Mestrado) – Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Espírito Santo. Espírito Santo, 2015.

BRAGA, M. O comportamento de compra de produtos orgânicos: uma reflexão sobre o perfil dos consumidores através da comparação entre faixas etárias e níveis de renda familiar – uma abordagem estatística. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré, 8ª e 9ª edições, p. 1-13, 2014.

BRASIL, 2012. Decreto nº 7.794, de 20 de agosto de 2012. Lex: Institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Seção. 1, p. 5.

CARDOSO, M.C.; SOUSA, S. R.; LIRA, A. G. S., et al. Consumidor de alimento orgânicos: um estudo na feira de agricultura familiar na universidade federal do oeste do Pará em Santarém – PA. Anais do VI CLAA, X CBA e V SEMDF, v.13, n.1, Jul. 2018.

D’ALBUQUERQUE, C. L. C.; CARVALHO, L. F.; NASCIMENTO, M. M., et al. Diferentes mercados consumidores de hortaliças agroecológicas/orgânicas em Teresina-PI. Cadernos de Agroecologia. Anais do VI CLAA, X CBA e V SEMDF – v. 13, n 1, jul. 2018.

FERREIRA, A. S.; COELHO, A. B. O papel dos preços e do dispêndio no consumo de alimentos orgânicos e convencionais no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural. Piracicaba-SP, v.55, n.04, p.625-640, out/dez. 2017.

GOMES, C. V.; FRINHANI, F. M. D. Alimentação saudável como direito humano a saúde: uma análise das normas regulamentadoras da população de alimentos orgânicos. Tese (Trabalho de Conclusão de Curso) – Departamento de Direito, Universidade Católica de Santos, 2017.

LIMA, P. F. C.; LIMA, A. M. M.; CASTRO, S. M. V., et al. O consumo de alimentos orgânicos na cidade de Manaus (AM): o comércio de produtos e a sustentabilidade do setor. Revista Verde (Pombal - PB - Brasil) v. 10, n.1, p. 120-127, jan/mar, 2015.

MACEDO, W. L. R.; LIMA, F. O. Viabilidade financeira do consumo de alimentos orgânicos na região administrativa do Gama/DF. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde, v. 1, n. 2, p. 8-12, 2019.

MEIRELES, B.O.; DEBASTIANI, S., M.; BERTOLINI, G. R. F., et al. Perfil socioeconômico dos consumidores de restaurantes em relação à valorização de produtos orgânicos: uma análise comparativa. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS, v. 5, n. 1. p. 33-44, jan/abr, 2016.

PEREIRA, M. C.; MÜLLER, C. R.; RODRIGUES, F. S. A.; et al. Mudança no perfil sociodemográfico de consumidores de produtos orgânicos. Revista Ciências saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 9, p. 2797-2804, set, 2015.

PINHO, L.S; OLIVEIRA, M. A. A.; MENEZES, R.C.E. Perfil dos consumidores de duas feiras orgânicas de Maceió (AL). Revista Extensão em Debate, Maceió, v.02, n. 01, p. 63-78. Jan/jun. 2018.

QUEIROZ, M. F. P. P.; LIMA, B. C. C. Responsabilidade social do consumidor: uma análise multidimensional no segmento de produtos orgânicos. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 34-46, jul./dez. 2016.

RODRIGUES, A. P. A.; GERTLER, A. J.; BARRIONUEVO, F., et al. A Preferência por Alimentos Orgânicos e a Agroecologia Como Chave Para a Mudança de Hábitos Alimentares: um Estudo de Caso no Município de Marmeleiro – Paraná. III CONGRESSO PARANAENSE DE AGROECOLOGIA, v.18, n.1, Fev. 2019.

SAMPAIO, D. O.; GOSLING, M.; FAGUNDES, A. F. A., et al. Consumo de alimentos orgânicos: um estudo exploratório. Revista Administração em Diálogo, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1-22, 2017.

SHIMADA, W. K.; REIS, J. G. M.; VENDRAMETTO, O., et al. A percepção do consumidor de alimentos orgânicos no município de Dourados-MS. Revista de Agronegócio – Reagro, Jales, v. 6, n.1, p. 51-63, jan/jun. 2017.

SILVA, A. O Comportamento dos Consumidores da Classe C em relação à Alimentação Saudável. 50 f. Tese (Trabalho de Conclusão de Curso) – Departamento de Administração de Empresas, PUC-Rio, 2016.

SILVA, A. T.; SILVA. S.T. Panorama da agricultura orgânica no Brasil. Revista Segurança alimentar e nutricional, Campinas, v. 23, p. 1031-1040, dez. 2016.

SILVA, P. F.; ZAMBRANO, T. F.; ACOSTA, G. S. Comportamento de compra dos consumidores de alimentos orgânicos – um estudo exploratório. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 4, n. 5, p. 46-65, set-out, 2019.

SOUZA, K. J. C.; MORAES FILHO, R. A. Perfil dos Consumidores de produtos orgânicos no Brasil. XIX ENGEMA. Anais, 2017.

SOUZA, K.B.; RIBEIRO, K.C.; OCCHI, L.C.M. O atual cenário do consumo de alimentos orgânicos. Anais do IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe, Sergipe, nov/dez 2017.

SOUZA, L. N.; MELO, M. B.; SILVA, D. W. Caracterização do perfil dos consumidores da Feira de Produtos Orgânicos do município de Santarém, Pará. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, jul., 2018.

TAVARES, V. S. Alimentos orgânicos: perfil dos consumidores e variáveis que afetam o consumo. 98 f. Tese (Dissertação de mestrado) – Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, 2018.

VIEIRA, I. S. S. Avaliação do perfil do consumidor de alimentos orgânicos no Distrito dos Ingleses do Rio Vermelho – SC. 28 f. Tese (Trabalho de Conclusão de Curso) – Departamento de Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

Publicado

19/11/2021

Como Citar

PERFIL DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM UMA LOJA DE TERESINA - PI. (2021). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(10), e210813. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.813