DA EVOLUÇÃO DOS ZOOLÓGICOS AO ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Elenice Barbosa Abrão
  • Solange Xavier dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.862

Palavras-chave:

Educação ambiental, Fauna, Homem, Natureza, Ciências da natureza

Resumo

Este trabalho teve como finalidade promover uma revisão histórica da evolução dos zoológicos no mundo, culminando com um levantamento qualiquantitativo das contribuições do Parque Zoológico de Goiânia (PZG) como espaço não formal de aprendizagem para o processo de alfabetização científica. Os dados foram obtidos através da revisão da literatura e de documentos do PZG. Ao percorrer a história dos zoológicos, percebe-se que a relação do homem com a natureza modifica-se de acordo com as necessidades de sobrevivência e poder, e que os zoológicos assumem características diferenciadas de acordo com a evolução do pensamento humano. A concepção de zoológicos modificou-se, ao longo da história, de locais destinados apenas a exibicionismo de animais, para espaços conservacionistas e educativos, em que há uma preocupação maior com o bem-estar animal, a preservação das espécies e com o desenvolvimento de projetos de educação ambiental. O PZG, desde sua criação passou por diversas transformações e, embora ainda não atenda a todas as exigências de bem-estar animal, acompanhou esse mesmo processo de evolução. Atualmente, é bastante expressivo o número de instituições e estudantes que visitam o PZG, recebendo atendimento pedagógico pela equipe de educadores ambientais, o que evidencia uma preocupação da instituição com o processo educativo e caracteriza este local como um espaço não formal de aprendizagem com grandes possibilidades para contribuir com o processo de alfabetização científica dos visitantes.

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Elenice Barbosa Abrão

Licenciatura em Ciências pela Fundação de Ensino de Itumbiara Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FESIT, 1993), Graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG, 2004), Pós - graduação Lato sensu em Biologia Vegetal (UEG, 2006), Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú,(2012). Pós - graduada em Educação Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC, 2013). Mestre pela Universidade Estadual de Goiás (UEG, 2019) no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Atuo como docente efetiva da Educação básica nas redes Estadual e Municipal de Goiânia / Go.

Solange Xavier dos Santos

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestrado em Criptógamos, área Concentração Micologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorado em Ciências Biológicas, área Microbiologia Aplicada, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós-doutorado na EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia. Sou professora efetiva (adjunto) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atuando no ensino de graduação (Ciências Biológicas) e pós-graduação (PPG em Recursos Naturais do Cerrado e PPG em Ensino de Ciências), e em pesquisa, extensão e gestão.

 

 

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Publicado

19/11/2021

Como Citar

Abrão, E. B., & dos Santos, S. X. (2021). DA EVOLUÇÃO DOS ZOOLÓGICOS AO ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(10), e210862. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.862