DA EVOLUÇÃO DOS ZOOLÓGICOS AO ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.862Palavras-chave:
Educação ambiental, Fauna, Homem, Natureza, Ciências da naturezaResumo
Este trabalho teve como finalidade promover uma revisão histórica da evolução dos zoológicos no mundo, culminando com um levantamento qualiquantitativo das contribuições do Parque Zoológico de Goiânia (PZG) como espaço não formal de aprendizagem para o processo de alfabetização científica. Os dados foram obtidos através da revisão da literatura e de documentos do PZG. Ao percorrer a história dos zoológicos, percebe-se que a relação do homem com a natureza modifica-se de acordo com as necessidades de sobrevivência e poder, e que os zoológicos assumem características diferenciadas de acordo com a evolução do pensamento humano. A concepção de zoológicos modificou-se, ao longo da história, de locais destinados apenas a exibicionismo de animais, para espaços conservacionistas e educativos, em que há uma preocupação maior com o bem-estar animal, a preservação das espécies e com o desenvolvimento de projetos de educação ambiental. O PZG, desde sua criação passou por diversas transformações e, embora ainda não atenda a todas as exigências de bem-estar animal, acompanhou esse mesmo processo de evolução. Atualmente, é bastante expressivo o número de instituições e estudantes que visitam o PZG, recebendo atendimento pedagógico pela equipe de educadores ambientais, o que evidencia uma preocupação da instituição com o processo educativo e caracteriza este local como um espaço não formal de aprendizagem com grandes possibilidades para contribuir com o processo de alfabetização científica dos visitantes.
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