CONTRIBUIÇÃO DE LEWIN PARA GRUPO DE ESTUDO: UM DESAFIO PARA APRENDIZAGEM DURANTE COVID-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1373

Keywords:

Educação pública, Grupo de estudo, Estratégias ativas

Abstract

Mudanças significativas estão ocorrendo mundialmente em contextos socioeconômicos devido à pandemia iniciada em 2019. Nunca na história da educação brasileira houve tantos momentos impactantes. O fechamento das escolas foi imposto devido ao contágio do coronavirus. Professores, gestores, alunos e seus respectivos familiares ficaram perplexos com a duração da quarentena. Quando se trata de ensino médio público na região sudeste, as diretrizes pedagógicas apoiadas pela tecnologia remota foram decisivas para o resgate do processo ensino-aprendizagem neste contexto atípico. Por isso, o sistema híbrido na educação básica foi adotado em larga escala. Diante disso, foram propostos esforços que explicassem o comportamento de jovens do ensino médio público durante a implementação da atividade grupo de estudo, sob as lentes da teoria de campo de Lewin, utilizando a abordagem descritiva qualitativa. Como as variáveis no espaço vital mudaram radicalmente devido à circunstância da pandemia, as valências negativas interferiram na resposta comportamental dos respondentes. Os sentimentos de sobrecarga juntamente com o de estudar sozinho interferiram na vontade do grupo para estudar. Simultaneamente, à medida que as valências se tornaram positivas com a implementação de uma estratégia pedagógica ativa, os respondentes apontaram que a atividade do grupo de estudo atuou como um reforço da aprendizagem, como motivador por meio do contato com os colegas e auxiliou com dúvidas e na compreensão dos conteúdos. Até hoje, o trabalho pioneiro de Lewin demonstra a influência de vários fatores interferindo no processo de aprendizagem em diferentes contextos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Vera Maria Medina Simonetti, Faculdade Gaia

    Faculdade Gaia

References

Bigge, M. L. (1964). Learning theories for teachers. New York: Harper & Row.

Brazil (1996). Presidência da República [Presidency of the Republic]. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [Law n. 9.394. December, 20, 1996].Lei das Diretrizes e Bases da Educação [Law of Directives and Bases of Education]. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Sets the directives and bases of national education].

Brazil. (2020, April 28). Ministério da Educação [Ministry of Education]. Educação e Coronavírus [Education and coronavirus]. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia [CNE approves guidelines for schools during the pandemic].

http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/12-acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia.

Dezin, N. K. & Lincoln, Y. S. (1994). Handbook of qualitative research. California: Sage Publications.

Fonseca, E. da S., & Verni, D. E. S. (2021). O uso do ambiente teams para o ensino híbrido durante a pandemia do covid-19 [The use of teams for hybrid teaching during the covid-19 pandemic]. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211998. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.998.

Fontana, A. & Frey, J. H. (1994). Interviewing: the art of science. In: N. K. Dezin; Y. S. Lincoln (Ed). Handbook of qualitative research. (pp. 361-376). California, Thousand Oaks: Sage Pu pblications.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa [Pedagogy of Autonomy: knowledge necessary for educational practice]. São Paulo: Paz e Terra,

Horton, M. & Freire, P. (1990).We make the road by walking: conversations on education and social change. Philadelphia: Temple University Press.

Lewin, K. (1951). Field theory in social science. New York: Harper & Brother Publishers.

Lima, H. A. de B.& MotaNeto, I. B. da (2021). Desafios encontrados pela docência no ensino remoto diante da pandemia: uma revisão bibliográfica [Challenges in remote teaching in the face of the pandemic: a literature review]. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(4),15–28. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.940.

Marx, M. H. & Hillix, W. A. (1978). Sistemas e teorias em psicologia [Systems and theories in psychology]. São Paulo: Cultrix.

O Globo (2021, April 24). Abril é o mês mais mortal da pandemia da Covid-19 no Brasil [April is the deadiest month of the Covid-19 pandemic in Brazil]. https://oglobo.globo.com/sociedadeabril-o-mes-mais-mortal-da-pandemia-da-covid-19-no-brasil-24986611.

Oliveira, S. L. de, Siqueira, A. F. & Romão, E. C. (2020). Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino [Project-Based Learning in High School: comparative study between teaching methods]. Bolema, 34(67), 764-785. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20.

Pasini, C. G. D., Carvalho, E. de & Almeida, L. H. C (2020). A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações [Hybrid education in times of pandemic: few considerations]. Edital Emergencial 06/2020 [Emergency call notice] June 2020. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Santa Maria.

http://docplayer.com.br/192736172-A-educacao-hibrida-em-tempos-de-pandemia-algumas-consideracoes-1-texto-para-discussao-texto-publicado-em-29-06-2020.html

Rio de Janeiro (2021a). Plano de estudo para alunos 2021 [Syllabus for students 2021]. Apostila [Syllabus]. Secretaria de Educação do Rio de Janeiro [Rio de Janeiro State Education Department] - SEEDUC-RJ.

Rio de Janeiro (2021b). Prefeitura de Maricá [Marica City Hall]. Prefeitura prorroga bandeira Laranja até quinta-feira (08/04) [City Hall extends Orange flag until Thursday (April 08).

https://www.marica.rj.gov.br/2021/04/02/prefeitura-prorroga-bandeira-laranja-ate-quinta-feira-08-04/.

Schoenherr, N. (2006, July 17). Discovering why study groups are more effective.https://source.wustl.edu/2006/07/discovering-why-study-groups-are-more-effective/.

Schotka, R. (2020, November 20). SuccessfulStudy Strategies: studying in groups. Handout. Pforzheimer Learning and Teaching Center.Wellesley College. Wellesley, Massachusetts: Wellesley. https://www.wellesley.edu/sites/default/files/assets/departments/pltc/files/students/Successful%20Study%20Strategies-%20Study%20Groups.pdf.

Silva, G. H. G. da (2011, January/June). Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática [Contributions of a study group in the initial training of mathematics teachers]. Práxis Educacional. Vitória da Conquista. 7(10), 69-84. https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651/539.

Simonetti, V. M. M. (1996). Professores dos Estados Unidos da América: suas concepções teóricas e os auto-relatos de suas práticas docentes [US teachers’ theoretical assumptions and teaching practices: traditional and critical pedagogies]. 2, 241. In: 48ª Reunião Anual da SBPC, São Paulo.

Simonetti, V. M. M. (2021, June). Grupo de estudos: aprendizagem ativa durante a pandemia da covid-19 [Study group: active learning during the covid-19 pandemic]. Revista Ibero- americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE, São Paulo, 7(6), 102-121. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1355.

Slaymaker, K. (2020, August, 20). How to create an effective study group.

https://www.collegeraptor.com/find-colleges/articles/tips-tools-advice/create-effective-study-group/.

Verdiana Antich, A.; Dos Santos Forster, M. M. (2018, June). Formação continuada na modalidade de grupo de estudos: repercussões na prática docente [Continuing education in the study group modality: repercussions on teaching practice]. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 4(6), 71-83.

Weisbord, M. R. (1987). Productive workplace. Organizing and managing for dignity, meaning and community. California, San Francisco: Jossey-Boss.

World Health Organization - WHO (2021, May). Brazil.

https://covid-1919.who.int/region/amro/country/br.

Downloads

Published

13/05/2022

How to Cite

CONTRIBUIÇÃO DE LEWIN PARA GRUPO DE ESTUDO: UM DESAFIO PARA APRENDIZAGEM DURANTE COVID-19. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351373. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1373