O APROVEITAMENTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO EAD E SUA CONTRIBUIÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Lucimeri Stoco Beger
  • Sirlene Batista Teixeira
  • Roseli Aparecida Coco
  • Meiriane da Anunciação Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3573

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Educação

Resumo

O avanço tecnológico veio ao mundo para trazer mudanças de grande relevância aos diversos setores da sociedade. Com isso, elucida-se que antigamente as atividades levavam muito tempo para serem realizadas e organizadas, sendo que, com o surgimento da tecnologia, tudo ficou mais prático e rápido, trazendo melhorias, principalmente para o sistema educacional, o qual permitiu que o educador conseguisse desenvolver estratégias mais efetivas para a aquisição dos saberes dos educandos, ou seja, servindo de suporte para o sucesso de seu trabalho. Em contrapartida, percebe-se que a vinda da tecnologia à sociedade evidenciou inúmeras modificações nos comportamentos das pessoas, as quais passaram a se distanciar mais de seus familiares e amigos, para se manterem conectadas à rede, preferindo o contato virtual, em vez do presencial, como acontecia antes da chegada da tecnologia. Com isso, cita-se como ótimo aproveitamento de tais ferramentas, muitas unidades de ensino têm feito o uso constante da ferramenta Google, vista como um mecanismo de IA e que tem sido fundamental para que o avanço tecnológico, por meio da IA, garanta o seu espaço no mundo, trazendo mudanças significativas aos sujeitos, tanto pessoal quanto profissionalmente, além de priorizar a Educação, objetivo principal dessa trajetória de estudos. Assim, tendo em vista tal panorama a ser debatido, a trajetória de construção desse trabalho caminhou em torno de uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico com o intuito de apresentar um entendimento claro e sucinto a respeito do mote escolhido para esse processo de reflexão.

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Lucimeri Stoco Beger

    Graduada em Pedagogia pela UFPR. Pós graduada em Metodologia do ensino de 1° e 2° Graus. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Sirlene Batista Teixeira

    Licenciada em Letras/Português pela UFG. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Roseli Aparecida Coco

    Graduada em Pedagogia e Letras – português/espanhol e suas respectivas Literaturas. Pós graduada em Psicopedagogia, Educação Especial: Atendimentos às necessidades especiais, Língua Espanhola. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Meiriane da Anunciação Silva

    Licenciada em Pedagogia, Matemática pela Universidade Federal do Piauí e Letras - Português pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

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Publicado

29/07/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

O APROVEITAMENTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO EAD E SUA CONTRIBUIÇÃO. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e473573. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3573