ANALYZING THE ACHIEVEMENTS ACHIEVED BY THE GUIDING TEACHERS IN THE DEVELOPMENT OF THE INTERNSHIP IN EDUCATIONAL MANAGEMENT IN THE PERIOD OF THE PANDEMIC IN THE AMAZONIAN CONTEXT
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4156Keywords:
Internship, School Management, Guiding TeachersAbstract
The supervised internship in educational management demands the accompaniment and guidance of the guiding teacher, aiming to guide the trainee in his future field of activity. The work demand that the guiding teachers assume is broad and complex. Based on this assumption, the question that guided the present research arose: what are the perceptions of the Institute of Education, Agriculture and Environment-IEAA/Humita-AM educational management internship teachers on the development of this curricular component in the training of the new manager? To answer this question, we outline as a central objective, to present the impressions and reflections of the teachers guiding Supervised Internship in Educational Management on the development of the internship in educational management in the remote modality. For this, we conducted a field research using the interview as an instrument of data collection with the teachers guiding the IEAA educational management internship. The results revealed that the internship did not reach the same satisfaction rates as the face-to-face internship, however, there was no other possibility of accomplishment. However, it opened space for trust in the trainees, since it was not really known if they were following the work of school management under the electronic platforms. Another positive point highlighted was the development of new methodologies, seeking better performance in digital pathways and becoming more flexible in the face of their remote learning challenges.
Downloads
References
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf . Acesso em: 28 abr. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 28 nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, responsável pelo surto de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.htm. Acesso em: 31 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 09 fev. 2023
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de1996.Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm Acesso em: 06 out.2023b
CARVALHO, Maria João de. A Organização escolar: mono racionalidade ou multi-racionalidades. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 3, p. 683-718, set./dez. 2012.
DIAS, E.; PINTO, F.C.F. A educação e a covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas em Educação, v. 28, n. 108, p. 545-554, jul./set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mjDxhf8YGdk84VfPmRSxzcn/?lang=pt. Acesso em: 19 jan. 2023.
DIAS, Érika. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 112, jul./set. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/xtsmMwsHtnb366YzCh9zQrC/. Acesso em: 19 jan. 2023.
FELDKERCHER, Nadiane. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 1799-1813, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6032. Acesso em: 18 jul. 2023.
FILHO, José Camilo dos Santos. O Recente Processo de Descentralização e de Gestão Democrática da Gestão Democrática da Educação no Brasil. In: MEC-INEP. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 174, p. 2019-241, maio/ago. 1992.
GONÇALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.
GUPY BLOG. Entrevista semiestruturada: saiba suas vantagens e diferenças. Disponível em: https://www.gupy.io/blog/entrevista-semiestruturada. Acesso em: 29 abr. 2022.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 eds. São Paulo: Atlas, 2003.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas estrutura e organização. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001. 259 p.
LIMA, Josiane Souza Pires et al. A Educação Digital em sala de aula: o impacto no aprendizado dos educandos em um contexto de desigualdades educacionais. Revista Aproximação, v.04. n.09.jul-dez 2022 ISSN: 2675-228X. Guarapuava – PR. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/7411 Acesso em: 04 out. 2023
LUCK, Heloísa. A escola participativa: O trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: Ed. DP&A, 1998.
________. A gestão participativa na escola. 8. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestão. 124 p.
MANAUS. Decreto nº 42.061, de 16 de março, 2020. Que estabelecia situação de emergência de saúde pública em razão do novo coronavírus (covid-2019) no estado do Amazonas. Diário Oficial do estado do Amazonas. Manaus, AM. N. 34.203. Disponível em: http://www.pge.am.gov.br/wp-content/uploads/2014/11/1-DECRETO-42.061-16.03.20-1.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
MANAUS. Decreto nº 42.145, de 31 de março de 2020. Prorroga a suspensão das atividades que especifica, no âmbito do Estado do Amazonas, e dá outras providências. Manaus, terça-feira, 31 de março de 2020 | Poder Executivo - Seção I, P. 4. Disponível em: http://www.pge.am.gov.br/wp-content/uploads/2014/11/17-Decreto-n.-42.145-de-31.03.2020-SUSPENSAO-DE-EVENTOS-E-AULAS-1.pdf. Acesso em: 31 jan 2023.
MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. ReDoC-Revista Docência e Cultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, maio/ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026. Acesso em: 19 jan. 2023.
MENDES, Carolina Borghi; MAIA, Jorge Sobral da; BIANCON, Mateus Luís. IMPACTOS DO ENSINO REMOTO: a questão do Estágio Supervisionado Obrigatório em Ensino de Ciências e Biologia numa Universidade Estadual paranaense em tempos de pandemia. Momento: diálogos em educação, Revista do Programa de pós-graduação em Educação, v. 30, n. 01, p. 78-98, jan./abr., 2021. Disponível em: https://seer.furg.br/momento/article/download/13159/8965 Acesso em: 07 out. 2023
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação. Maceió: EDUFAL, 2022.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 2007.
MONITOR MERCANTIL. Desigualdade no acesso à internet pode comprometer futuro do país. 25 de março de 2022. Disponível em: https://monitormercantil.com.br/desigualdade-no-acesso-a-internet-pode-comprometer-futuro-do-pais. Acesso em: 22 jul. 2023.
Moura, Edilberto Santos. Relações e contradições entre a gestão escolar democrática e a qualidade total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede Municipal de Manaus. Manaus: Fundação Universidade do Amazonas - (UFAM), 2011.Dissertação.131 p.
PARO, V. H. Administração escolar: Introdução crítica. São Paulo: Ed. Cortez, 2010.
_______. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007.
_______. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Ed. Ática, 1998.
_______. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. São Paulo: Editora Ática, 2007.
PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 7ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 6ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção docência em formação. Série de saberes pedagógicos).
_______. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
PRADO, Edna. Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Gestão Educacional. Petrópolis, RJ; Maceió, AL: Edufal, 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA. Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - campus Vale do Rio Madeira. 173 f. 2018.
SOUSA, L. S. de; SANTOS, R. M. B. dos. Vivências do estágio supervisionado remoto em matemática. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6235. Acesso em: 18 jul. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução n° XX/2021, de 10 de fevereiro de 2021. Retomada das atividades do ensino de graduação da UFAM e o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2020 e período letivo de 2021/1 a partir do ano civil de 2021. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3960/1/RESOLUCAO%20CONSEPE_ajustada_10-02-21%20%281%29.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 067/2011, de 30 de novembro de 2011. Disciplina os estágios obrigatórios e não obrigatórios na Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2011. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/922/3/RESOLU%C3%87%C3%83O%20067_2011%20EST%C3%81GIO%20OBRIGAT%C3%93RIO%20E%20N%C3%83O%20OBRIGAT%C3%93RIO.pdf. Acesso em: 28 dez. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). Resolução nº 006, de 18 de março de 2021. Autoriza o retorno das atividades acadêmicas da graduação, presenciais ou não, e orienta as demais atividades da UFAM no período da pandemia da Covid-19. Disponível em: https://conselhos.ufam.edu.br/images/deliberacoes/sei23105005914202127.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). UFAM prorroga, por tempo indeterminado, a suspensão de atividades acadêmicas e administrativas. Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020. Disponível em: https://ufam.edu.br/noticias-coronavirus/1245-ufam-prorroga-por-tempo-indeterminado-a-suspensao-de-atividades-academicas-e-administrativas.html. Acesso em: 31 jan. 2023.
VEIGA, I. P. Projeto político pedagógico: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2001
Downloads
Published
License
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.