ANALIZAR LOS LOGROS ALCANZADOS POR LOS DOCENTES ORIENTADORES EN EL DESARROLLO DE LA PASANTÍA EN GESTIÓN EDUCATIVA EN EL PERÍODO DE LA PANDEMIA EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4156

Palabras clave:

: Pasantía, Gestión escolar, Maestros guías

Resumen

La pasantía supervisada en gestión educativa exige el acompañamiento y la orientación del maestro guía, con el objetivo de guiar al aprendiz en su futuro campo de actividad. La demanda de trabajo que asumen los maestros guía es amplia y compleja. A partir de este supuesto, surgió la pregunta que guió la presente investigación: ¿cuáles son las percepciones de los profesores en prácticas de gestión educativa del Instituto de Educación, Agricultura y Medio Ambiente-IEAA/Humaitá-AM sobre el desarrollo de este componente curricular en la formación del nuevo gerente? Para responder a esta pregunta, esbozamos como objetivo central, presentar las impresiones y reflexiones de los docentes que orientan la Pasantía Supervisada en Gestión Educativa sobre el desarrollo de la pasantía en gestión educativa en la modalidad remota. Para ello, realizamos una investigación de campo utilizando la entrevista como instrumento de recolección de datos con los profesores que orientan la pasantía de gestión educativa del IEAA. Los resultados revelaron que la pasantía no alcanzó los mismos índices de satisfacción que la pasantía presencial, sin embargo, no hubo otra posibilidad de logro. Sin embargo, abrió espacio para la confianza en los alumnos, ya que no se sabía realmente si estaban siguiendo el trabajo de gestión escolar bajo las plataformas electrónicas. Otro punto positivo destacado fue el desarrollo de nuevas metodologías, buscando un mejor rendimiento en las vías digitales y volviéndose más flexibles frente a sus desafíos de aprendizaje remoto.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sabrina dos Santos Lisboa

    Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, sobre o Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente- IEAA/ Humaitá-AM.

  • Simône de Oliveira Alencar

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) em Humaitá-AM.

Referencias

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf . Acesso em: 28 abr. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 28 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, responsável pelo surto de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.htm. Acesso em: 31 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 09 fev. 2023

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de1996.Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm Acesso em: 06 out.2023b

CARVALHO, Maria João de. A Organização escolar: mono racionalidade ou multi-racionalidades. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 3, p. 683-718, set./dez. 2012.

DIAS, E.; PINTO, F.C.F. A educação e a covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas em Educação, v. 28, n. 108, p. 545-554, jul./set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mjDxhf8YGdk84VfPmRSxzcn/?lang=pt. Acesso em: 19 jan. 2023.

DIAS, Érika. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 112, jul./set. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/xtsmMwsHtnb366YzCh9zQrC/. Acesso em: 19 jan. 2023.

FELDKERCHER, Nadiane. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 1799-1813, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6032. Acesso em: 18 jul. 2023.

FILHO, José Camilo dos Santos. O Recente Processo de Descentralização e de Gestão Democrática da Gestão Democrática da Educação no Brasil. In: MEC-INEP. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 174, p. 2019-241, maio/ago. 1992.

GONÇALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.

GUPY BLOG. Entrevista semiestruturada: saiba suas vantagens e diferenças. Disponível em: https://www.gupy.io/blog/entrevista-semiestruturada. Acesso em: 29 abr. 2022.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 eds. São Paulo: Atlas, 2003.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas estrutura e organização. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001. 259 p.

LIMA, Josiane Souza Pires et al. A Educação Digital em sala de aula: o impacto no aprendizado dos educandos em um contexto de desigualdades educacionais. Revista Aproximação, v.04. n.09.jul-dez 2022 ISSN: 2675-228X. Guarapuava – PR. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/7411 Acesso em: 04 out. 2023

LUCK, Heloísa. A escola participativa: O trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: Ed. DP&A, 1998.

________. A gestão participativa na escola. 8. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestão. 124 p.

MANAUS. Decreto nº 42.061, de 16 de março, 2020. Que estabelecia situação de emergência de saúde pública em razão do novo coronavírus (covid-2019) no estado do Amazonas. Diário Oficial do estado do Amazonas. Manaus, AM. N. 34.203. Disponível em: http://www.pge.am.gov.br/wp-content/uploads/2014/11/1-DECRETO-42.061-16.03.20-1.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.

MANAUS. Decreto nº 42.145, de 31 de março de 2020. Prorroga a suspensão das atividades que especifica, no âmbito do Estado do Amazonas, e dá outras providências. Manaus, terça-feira, 31 de março de 2020 | Poder Executivo - Seção I, P. 4. Disponível em: http://www.pge.am.gov.br/wp-content/uploads/2014/11/17-Decreto-n.-42.145-de-31.03.2020-SUSPENSAO-DE-EVENTOS-E-AULAS-1.pdf. Acesso em: 31 jan 2023.

MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. ReDoC-Revista Docência e Cultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, maio/ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026. Acesso em: 19 jan. 2023.

MENDES, Carolina Borghi; MAIA, Jorge Sobral da; BIANCON, Mateus Luís. IMPACTOS DO ENSINO REMOTO: a questão do Estágio Supervisionado Obrigatório em Ensino de Ciências e Biologia numa Universidade Estadual paranaense em tempos de pandemia. Momento: diálogos em educação, Revista do Programa de pós-graduação em Educação, v. 30, n. 01, p. 78-98, jan./abr., 2021. Disponível em: https://seer.furg.br/momento/article/download/13159/8965 Acesso em: 07 out. 2023

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação. Maceió: EDUFAL, 2022.

MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 2007.

MONITOR MERCANTIL. Desigualdade no acesso à internet pode comprometer futuro do país. 25 de março de 2022. Disponível em: https://monitormercantil.com.br/desigualdade-no-acesso-a-internet-pode-comprometer-futuro-do-pais. Acesso em: 22 jul. 2023.

Moura, Edilberto Santos. Relações e contradições entre a gestão escolar democrática e a qualidade total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede Municipal de Manaus. Manaus: Fundação Universidade do Amazonas - (UFAM), 2011.Dissertação.131 p.

PARO, V. H. Administração escolar: Introdução crítica. São Paulo: Ed. Cortez, 2010.

_______. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007.

_______. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Ed. Ática, 1998.

_______. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. São Paulo: Editora Ática, 2007.

PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 7ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 6ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção docência em formação. Série de saberes pedagógicos).

_______. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

PRADO, Edna. Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Gestão Educacional. Petrópolis, RJ; Maceió, AL: Edufal, 2012.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA. Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - campus Vale do Rio Madeira. 173 f. 2018.

SOUSA, L. S. de; SANTOS, R. M. B. dos. Vivências do estágio supervisionado remoto em matemática. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6235. Acesso em: 18 jul. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução n° XX/2021, de 10 de fevereiro de 2021. Retomada das atividades do ensino de graduação da UFAM e o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2020 e período letivo de 2021/1 a partir do ano civil de 2021. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3960/1/RESOLUCAO%20CONSEPE_ajustada_10-02-21%20%281%29.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 067/2011, de 30 de novembro de 2011. Disciplina os estágios obrigatórios e não obrigatórios na Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2011. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/922/3/RESOLU%C3%87%C3%83O%20067_2011%20EST%C3%81GIO%20OBRIGAT%C3%93RIO%20E%20N%C3%83O%20OBRIGAT%C3%93RIO.pdf. Acesso em: 28 dez. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). Resolução nº 006, de 18 de março de 2021. Autoriza o retorno das atividades acadêmicas da graduação, presenciais ou não, e orienta as demais atividades da UFAM no período da pandemia da Covid-19. Disponível em: https://conselhos.ufam.edu.br/images/deliberacoes/sei23105005914202127.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). UFAM prorroga, por tempo indeterminado, a suspensão de atividades acadêmicas e administrativas. Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020. Disponível em: https://ufam.edu.br/noticias-coronavirus/1245-ufam-prorroga-por-tempo-indeterminado-a-suspensao-de-atividades-academicas-e-administrativas.html. Acesso em: 31 jan. 2023.

VEIGA, I. P. Projeto político pedagógico: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2001

Publicado

09/10/2023

Cómo citar

ANALIZAR LOS LOGROS ALCANZADOS POR LOS DOCENTES ORIENTADORES EN EL DESARROLLO DE LA PASANTÍA EN GESTIÓN EDUCATIVA EN EL PERÍODO DE LA PANDEMIA EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104156. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4156