SCHOOL MANAGEMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND ENVIRONMENTAL PUBLIC POLICIES: AN ANALYSIS IN TWO MUNICIPAL ELEMENTARY SCHOOLS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4253

Keywords:

Environmental education. School management. Environmental public policies.

Abstract

The present study aims to analyze the connection between environmental education, school management and public policies in two elementary schools that are part of the municipal network in the municipality of Junqueiro/AL. The study carried out is descriptive, which had as its methodological path the development of three stages: bibliographical survey, application of semi-structured questionnaires to managers of the two chosen schools covering: Environmental public policies, School management and Environmental education. Data analysis was carried out based on the three themes addressed. In the results obtained, it was found that the managers of the two schools studied are aware of the importance of practicing environmental education in the school environment, however the schools studied do not implement environmental education practices in tune with public environmental and educational policies. The study carried out brings valuable contributions to reflection on environmental education practices in tune with public policies and school management. The application of these practices will be reflected in the environmental awareness of individuals in the school community and in the environmental conservation of the school unit and its surroundings.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Allan Gomes dos Santos

    Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista nos Cursos de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES/MEC), Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado nos Cursos de Matemática (Licenciatura Plena) pela UNIR e em Pedagogia (Licenciatura Plena), também, pela UNIR. Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica del Beni na Bolívia. Professor supervisor Programa PIBID/UFAL. Avaliador do projeto pelo programa PIBIC - 2020/CHAMADA DE PROJETOS 2020/2021. Professor do Programa CLIND/UNEAL (Curso de Licenciatura Indígena). Especialista avaliador em Processo Avaliativo dos Planos de Cursos Técnicos ofertados por Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES/SETEC). 

  • Maria de Lourdes da Silva

    Pós-graduada em Educação e Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Alagoas - IF/AL. Especialista em DocentEPT, pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Especialização em Administração Escolar pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais -IPEMIG, graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica no Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC.

  • José Aparecido da Silva Gama

    Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas, Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas e Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFAL. Dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL).  Docente na área de Geografia com ênfase em Recursos Naturais e Meio Ambiente. Professor no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD - UAB IFAL, ministrando a disciplina Elementos de Geologia e Projetos Integradores.

  • Dário Luiz Nicácio Silva

    Graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal de Alagoas e mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas. Professor EBTT do Instituto Federal de Alagoas IFAL, campus MArechal Deodoro. Leciona no curso Superior de tecnologia em Gestão Ambiental IFAL disciplinas relacionadas à ciencia ambiental.

References

BRANCO, S.M. O Meio Ambiente em Debate. 30.ed. São Paulo: Moderna,1999.

BRASIL (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde; temas transversais. V.10 Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acessado em 27/10/2022.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. 3ª ed. São Paulo, Petrópolis, 2000. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 11ª ed. Rio de Janeiro, Sextante, 2004.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Junqueiro/AL Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/junqueiro/panorama. Acesso em 20/05/2023.

LEI 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acessado em 27/10/2022.

LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: Estratégia para a Ação global e Coletiva no Ensino. Texto originalmente publicado no livro Educação: Caminhos e Perspectivas. Curitiba: Editora Champagnat, 1997.

PARO, Vitor H. Administração Escolar: Introdução Crítica. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.

PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. Cortez, São Paulo, 1981.

SAMPIERI, R. H., COLLADO, C. F. y LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. Ed., Porto Alegre/RS: Penso, 2013.

SEGURA, D. S. B. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFRGS, ano 8, nº 16, jul/dez, 2006. p. 20-45.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

Published

03/11/2023

How to Cite

SCHOOL MANAGEMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND ENVIRONMENTAL PUBLIC POLICIES: AN ANALYSIS IN TWO MUNICIPAL ELEMENTARY SCHOOLS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114253. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4253