A GESTÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4253Palavras-chave:
Educação ambiental. Gestão escolar. Políticas públicas ambientais.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a conexão entre educação ambiental, gestão escolar e políticas públicas em duas escolas de Ensino Fundamental integrantes de rede municipal do município de Junqueiro/AL. O estudo realizado é do tipo descritivo, que teve como percurso metodológico o desenvolvimento de três etapas: levantamento bibliográfico, aplicação de questionários semiestruturado aos gestores das duas escolas escolhidas abordando sobre: Políticas públicas ambientais, Gestão escolar e Educação ambiental. A análise dos dados foi realizada com base nas três temáticas abordadas. Nos resultados obtidos foi constatado que os gestores das duas escolas trabalhadas têm percepção da importância da prática de educação ambiental no ambiente escolar, no entanto as escolas estudadas não efetivam práticas de educação ambiental sintonizadas com as políticas públicas ambientais e educacionais. O estudo realizado traz contribuições valiosas para reflexão sobre as práticas de educação ambiental sintonizadas com as políticas públicas e gestão escolar, a aplicação dessas práticas será refletida na sensibilização ambiental dos indivíduos da comunidade escolar e na conservação ambiental da unidade escolar e em seu entorno.
Downloads
Referências
BRANCO, S.M. O Meio Ambiente em Debate. 30.ed. São Paulo: Moderna,1999.
BRASIL (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde; temas transversais. V.10 Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acessado em 27/10/2022.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. 3ª ed. São Paulo, Petrópolis, 2000. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 11ª ed. Rio de Janeiro, Sextante, 2004.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Junqueiro/AL Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/junqueiro/panorama. Acesso em 20/05/2023.
LEI 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acessado em 27/10/2022.
LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: Estratégia para a Ação global e Coletiva no Ensino. Texto originalmente publicado no livro Educação: Caminhos e Perspectivas. Curitiba: Editora Champagnat, 1997.
PARO, Vitor H. Administração Escolar: Introdução Crítica. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.
PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. Cortez, São Paulo, 1981.
SAMPIERI, R. H., COLLADO, C. F. y LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. Ed., Porto Alegre/RS: Penso, 2013.
SEGURA, D. S. B. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFRGS, ano 8, nº 16, jul/dez, 2006. p. 20-45.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.