GESTIÓN ESCOLAR, EDUCACIÓN AMBIENTAL Y POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTALES: UN ANÁLISIS EN DOS ESCUELAS PRIMARIAS DE LA RED MUNICIPAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4253

Palabras clave:

Educación ambiental. Gestión escolar. Políticas públicas ambientales.

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo analizar la conexión entre educación ambiental, gestión escolar y políticas públicas en dos escuelas primarias que forman parte de la red municipal en el municipio de Junqueiro/AL. El estudio realizado es descriptivo, que tuvo como recorrido metodológico el desarrollo de tres etapas: levantamiento bibliográfico, aplicación de cuestionarios semiestructurados a directivos de las dos escuelas elegidas abarcando: Políticas públicas ambientales, Gestión escolar y Educación ambiental. El análisis de los datos se realizó a partir de los tres temas abordados. En los resultados obtenidos se encontró que los directivos de las dos escuelas estudiadas están conscientes de la importancia de practicar la educación ambiental en el ambiente escolar, sin embargo las escuelas estudiadas no implementan prácticas de educación ambiental en sintonía con las políticas públicas ambientales y educativas. El estudio realizado trae valiosos aportes a la reflexión sobre prácticas de educación ambiental en sintonía con las políticas públicas y la gestión escolar, la aplicación de estas prácticas se reflejará en la conciencia ambiental de los individuos de la comunidad escolar y en la conservación ambiental de la unidad escolar y sus alrededores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Allan Gomes dos Santos

    Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista nos Cursos de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES/MEC), Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado nos Cursos de Matemática (Licenciatura Plena) pela UNIR e em Pedagogia (Licenciatura Plena), também, pela UNIR. Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica del Beni na Bolívia. Professor supervisor Programa PIBID/UFAL. Avaliador do projeto pelo programa PIBIC - 2020/CHAMADA DE PROJETOS 2020/2021. Professor do Programa CLIND/UNEAL (Curso de Licenciatura Indígena). Especialista avaliador em Processo Avaliativo dos Planos de Cursos Técnicos ofertados por Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES/SETEC). 

  • Maria de Lourdes da Silva

    Pós-graduada em Educação e Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Alagoas - IF/AL. Especialista em DocentEPT, pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Especialização em Administração Escolar pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais -IPEMIG, graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica no Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC.

  • José Aparecido da Silva Gama

    Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas, Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas e Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFAL. Dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL).  Docente na área de Geografia com ênfase em Recursos Naturais e Meio Ambiente. Professor no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD - UAB IFAL, ministrando a disciplina Elementos de Geologia e Projetos Integradores.

  • Dário Luiz Nicácio Silva

    Graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal de Alagoas e mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas. Professor EBTT do Instituto Federal de Alagoas IFAL, campus MArechal Deodoro. Leciona no curso Superior de tecnologia em Gestão Ambiental IFAL disciplinas relacionadas à ciencia ambiental.

Referencias

BRANCO, S.M. O Meio Ambiente em Debate. 30.ed. São Paulo: Moderna,1999.

BRASIL (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde; temas transversais. V.10 Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acessado em 27/10/2022.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. 3ª ed. São Paulo, Petrópolis, 2000. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 11ª ed. Rio de Janeiro, Sextante, 2004.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Junqueiro/AL Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/junqueiro/panorama. Acesso em 20/05/2023.

LEI 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acessado em 27/10/2022.

LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: Estratégia para a Ação global e Coletiva no Ensino. Texto originalmente publicado no livro Educação: Caminhos e Perspectivas. Curitiba: Editora Champagnat, 1997.

PARO, Vitor H. Administração Escolar: Introdução Crítica. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.

PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. Cortez, São Paulo, 1981.

SAMPIERI, R. H., COLLADO, C. F. y LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. Ed., Porto Alegre/RS: Penso, 2013.

SEGURA, D. S. B. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFRGS, ano 8, nº 16, jul/dez, 2006. p. 20-45.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

Publicado

03/11/2023

Cómo citar

GESTIÓN ESCOLAR, EDUCACIÓN AMBIENTAL Y POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTALES: UN ANÁLISIS EN DOS ESCUELAS PRIMARIAS DE LA RED MUNICIPAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114253. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4253