MEANINGFUL LEARNING X MECHANICAL LEARNING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5156

Keywords:

Passive student. Mechanical learning. Meaningful learning. Memorization. Protagonism.

Abstract

The aim of current research is to draw a parallel between meaningful learning and rote learning, focusing on the conceptualization and differences between each type of learning. In this scope, the questions that guide the development of the research are: What is the concept of meaningful and mechanical learning? What is the difference between meaningful and rote learning? To seek answers to these questions, we chose to use bibliographical research (narrative review) and a qualitative approach. As main results, it can be seen that for a long time the school treats the student as a passive agent in the teaching and learning process, where the student stays at school for hours just listening to the teacher speak and transfer information, with activities that require memorization and processes. mechanics that do not favor effective learning. In contrast to this type of passive and memorization (mechanical) learning, meaningful learning arises, considered as that which makes sense to the student, close to their reality, which starts from what the student knows, which is based on potentially significant material promotes classes of interest to the student and distances itself from the first type of learning. Therefore, the second is considered more appropriate for today's students, and it is suggested that teachers promote meaningful learning in the classroom.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Mayara Rossi

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Mestra em Ensino pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Mato Grasso (IFMT). Especialista em Psicopedagogia Escolar e em Gestão Escolar, ambas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).

  • Alessandro Bueno Felipe

    Graduação em Ciências Agrárias/Zootecnia pelo IFMT / Campus São Vicente da Serra - MT. Pós-graduação - Especialização "Lato Sensu" em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UNIRONDON / Cuiabá MT, Especialização "Lato Sensu" em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FAMA / Vilhena - RO, Graduação em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário, Especialização "Lato Sensu" em Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FAVENI, Especialização "Lato Sensu" em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela FAVENI . Docente em Ciências, Biologia, Química, Trilhas de Aprendizagem de Ciências Naturais, Eletivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias pela SEDUC-RO.

  • Bruna Nunes Barros

    Graduada em pedagogia. Assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Aragarças-GO.

  • Gleziane Soares Viana

    Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT, Graduada em Administração pela Faculdade de Ciência e Tecnologia. Especialista em Educação Inclusiva -IFMT. Especialista em Metodologia de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade Estadual-UNEB, MBA em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Jorge Amado. Supervisora da Pós-Graduação do Centro Universitário Jorge Amado. Pedagoga no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Coordenadora de Registro Escolar, Presidente do Qualidade de Vida do IFMT.

  • Juliana Aparecida Reis Marcelino

    Graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior De Educação do Vale do Juruena - ISE - AJES. Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela FAEL e Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT. Professora da Educação Básica na Seduc-MT. Professora contratada pela prefeitura municipal de Juína-MT.

  • Juscilene Dias Amorim

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná e graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Especialização em Psicopedagogia - IMP, especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Afirmativo. Mestranda no Programa de Pós-Graduação PROFEI. Professora lotada na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto da cidade de Aragarças. Professora nas escolas municipais. Coordenação Pedagógica do Centro Municipal de Ensino Fundamental Prof. José Nogueira de Moraes. dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

  • Lucinete Dias Ferraz

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Presidente Prudente - SP. Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Paranaense e em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Professora do Ensino Fundamental . Professora, supervisora e gestora escolar. Secretária Municipal de Educação. Supervisora Escolar do Instituto Federal de Educação - IFRO. Especialista em Supervisão Escolar na Rede Estadual de Ensino no município de Buritis- RO, Gerente Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Buritis. Supervisão Escolar da EEEFM Buriti. 

  • Rosana Magalhães da Silva

    Graduada em Pedagogia. Especialista em Ensino Multidisciplinar. Escola Municipal Antônio Clarismundo Cheffer.

  • Solange de Lima Souza

    Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Especial e especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE. Professora na E. M. Professora Joice Martinelli Munhak.

  • Terezinha de Fátima Brandt da Silva

    Pós graduada em Língua, Linguística e Literatura pela Universidade Metropolitana do Vale do Aço e Faculdade Ideal de Brasília. Licenciada em letras e habilitada em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura Hispano-Americana pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenadora pedagógica  e professora de Língua Portuguesa e literatura na Escola Estadual Ana Néri.  Professora na Escola Estadual Antônia Moura Muniz.

  • Vagner Batista Weis

    Graduação em História pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Docência no Ensino Superior Fasipe. Bacharel em Psicologia Pela Fasipe/Sinop. Mestrando do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LITERÁRIOS - TGA. 

  • Wagner Mendes da Silva

    Graduação pelo UFMT. Especialização em Psicopedagogia pela AJES - Associação Juinense de Ensino Superior e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrando em Ensino Científico e Tecnológico. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e Docente do Instituto Federal De Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

References

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BRUM, Wanderley Pivatto. A facilitação da aprendizagem significativa no ensino de matemática em detrimento a aprendizagem mecânica. Revista Órbita Pedagógica, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: UFRGS, 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora UnB, 2006.

MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.

MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.

PER CHRISTIAN, Braathen. Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa. Revista Eixo, v. 1, n. 1, p. 74-86, 2012.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paul Enferm., v. 20, n. 02, p. 1-2, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa. Conceitos, p. 55-60, 2004.

Published

29/04/2024

How to Cite

MEANINGFUL LEARNING X MECHANICAL LEARNING. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e545156. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5156