APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO X APRENDIZAJE MECÁNICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5156

Palabras clave:

Estudiante pasivo. Aprendizaje mecánico. Aprendizaje significativo. Memorización. Protagonismo.

Resumen

El objetivo de la investigación actual es establecer un paralelo entre el aprendizaje significativo y el aprendizaje de memoria, centrándose en la conceptualización y las diferencias entre cada tipo de aprendizaje. En este ámbito, las preguntas que guían el desarrollo de la investigación son: ¿Cuál es el concepto de aprendizaje significativo y mecánico? ¿Cuál es la diferencia entre aprendizaje significativo y de memoria? Para buscar respuestas a estas preguntas, optamos por utilizar la investigación bibliográfica (revisión narrativa) y un enfoque cualitativo. Como principales resultados se puede observar que durante mucho tiempo la escuela trata al estudiante como un agente pasivo en el proceso de enseñanza y aprendizaje, donde el estudiante permanece en la escuela por horas simplemente escuchando hablar al maestro y transferirle información, con actividades que Requieren memorización y procesos mecánicos que no favorecen el aprendizaje efectivo. En contraposición a este tipo de aprendizaje pasivo y de memorización (mecánico), surge el aprendizaje significativo, considerado como aquel que tiene sentido para el estudiante, cercano a su realidad, que parte de lo que el estudiante sabe, que se basa en material potencialmente significativo que promueve las clases. de interés para el alumno y se aleja del primer tipo de aprendizaje. Por ello, la segunda se considera más apropiada para los estudiantes de hoy, y se sugiere a los docentes promover el aprendizaje significativo en el aula.

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Biografía del autor/a

  • Mayara Rossi

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Mestra em Ensino pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Mato Grasso (IFMT). Especialista em Psicopedagogia Escolar e em Gestão Escolar, ambas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).

  • Alessandro Bueno Felipe

    Graduação em Ciências Agrárias/Zootecnia pelo IFMT / Campus São Vicente da Serra - MT. Pós-graduação - Especialização "Lato Sensu" em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UNIRONDON / Cuiabá MT, Especialização "Lato Sensu" em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FAMA / Vilhena - RO, Graduação em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário, Especialização "Lato Sensu" em Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FAVENI, Especialização "Lato Sensu" em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela FAVENI . Docente em Ciências, Biologia, Química, Trilhas de Aprendizagem de Ciências Naturais, Eletivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias pela SEDUC-RO.

  • Bruna Nunes Barros

    Graduada em pedagogia. Assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Aragarças-GO.

  • Gleziane Soares Viana

    Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT, Graduada em Administração pela Faculdade de Ciência e Tecnologia. Especialista em Educação Inclusiva -IFMT. Especialista em Metodologia de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade Estadual-UNEB, MBA em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Jorge Amado. Supervisora da Pós-Graduação do Centro Universitário Jorge Amado. Pedagoga no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Coordenadora de Registro Escolar, Presidente do Qualidade de Vida do IFMT.

  • Juliana Aparecida Reis Marcelino

    Graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior De Educação do Vale do Juruena - ISE - AJES. Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela FAEL e Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT. Professora da Educação Básica na Seduc-MT. Professora contratada pela prefeitura municipal de Juína-MT.

  • Juscilene Dias Amorim

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná e graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Especialização em Psicopedagogia - IMP, especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Afirmativo. Mestranda no Programa de Pós-Graduação PROFEI. Professora lotada na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto da cidade de Aragarças. Professora nas escolas municipais. Coordenação Pedagógica do Centro Municipal de Ensino Fundamental Prof. José Nogueira de Moraes. dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

  • Lucinete Dias Ferraz

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Presidente Prudente - SP. Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Paranaense e em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Professora do Ensino Fundamental . Professora, supervisora e gestora escolar. Secretária Municipal de Educação. Supervisora Escolar do Instituto Federal de Educação - IFRO. Especialista em Supervisão Escolar na Rede Estadual de Ensino no município de Buritis- RO, Gerente Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Buritis. Supervisão Escolar da EEEFM Buriti. 

  • Rosana Magalhães da Silva

    Graduada em Pedagogia. Especialista em Ensino Multidisciplinar. Escola Municipal Antônio Clarismundo Cheffer.

  • Solange de Lima Souza

    Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Especial e especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE. Professora na E. M. Professora Joice Martinelli Munhak.

  • Terezinha de Fátima Brandt da Silva

    Pós graduada em Língua, Linguística e Literatura pela Universidade Metropolitana do Vale do Aço e Faculdade Ideal de Brasília. Licenciada em letras e habilitada em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura Hispano-Americana pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenadora pedagógica  e professora de Língua Portuguesa e literatura na Escola Estadual Ana Néri.  Professora na Escola Estadual Antônia Moura Muniz.

  • Vagner Batista Weis

    Graduação em História pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Docência no Ensino Superior Fasipe. Bacharel em Psicologia Pela Fasipe/Sinop. Mestrando do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LITERÁRIOS - TGA. 

  • Wagner Mendes da Silva

    Graduação pelo UFMT. Especialização em Psicopedagogia pela AJES - Associação Juinense de Ensino Superior e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrando em Ensino Científico e Tecnológico. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e Docente do Instituto Federal De Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Referencias

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Publicado

29/04/2024

Cómo citar

APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO X APRENDIZAJE MECÁNICO. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e545156. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5156