APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA X APRENDIZAGEM MECÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5156Palavras-chave:
Aluno passivo. Aprendizado mecânico. Aprendizado significativo. Memorização. Protagonismo.Resumo
O objetivo da pesquisa em voga é fazer um paralelo entre aprendizagem significativa e aprendizagem mecânica, com foco na conceituação e diferenças entre cada tipo de aprendizagem. Nesse escopo, as perguntam que norteiam o desenvolvimento da pesquisa se constituem em: Qual a conceituação de aprendizagem significativa e mecânica? Qual a diferença entre a aprendizagem significativa e mecânica? Para buscar respostas a essas perguntas optou-se por utilizar a pesquisa bibliográfica (revisão narrativa) e a abordagem qualitativa. Como principais resultados, pode-se evidenciar que há muito tempo a escola trata o aluno como agente passivo no processo de ensino e aprendizagem, onde ele fica por horas na escola apenas ouvindo o professor falar e transferir informações, com atividades que exigem memorização e processos mecânicos que não favorecem uma aprendizagem efetiva. Em contrapartida a este tipo de aprendizagem passiva e por memorização (mecânica), surge a aprendizagem significativa, considerada como aquela que faz sentido para o aluno, próxima de sua realidade, que parte do que o aluno conhece, que a partir de um material potencialmente significativo promove aulas de interesse do estudante e se distancia do primeiro tipo de aprendizagem. Assim, considera-se a segunda mais adequada para os alunos da atualidade, e sugere-se que os professores promovam a aprendizagem significativa em sala de aula.
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