LAWS, RULES AND TYPOLOGIES: ACCESSIBLE BOOKS FOR PEOPLE WITH SENSORY DISABILITIES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1322Keywords:
objective of this work is to bringAbstract
The objective of this work is to bring information, through a bibliographic research, about the types of technical production of books for people with visual impairments (blind and low vision) and hearing. As well as the importance of Laws over the years as a means of ensuring the rights of people with disabilities in adapting reliable textbooks and textbooks to the originals in order to include them on the same level of teaching and learning as a person without disabilities .
Downloads
References
ABREU, Elza Maria de Araújo Carvalho et all. Braille? O que é isso? 1ª ed. São Paulo. Fundação Dorina Nowill para cegos. 2008.
BAIRRO, Catiane Colaço de. Livro didático: um olhar nas entrelinhas da sua história. Disponível em www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/.../Cj5GgE6L.doc.
BASBAUM, Sérgio Roclaw. Sinestesia, arte e tecnologia- fundamentos da cromossomia. São Paulo. Ed. Annablume FAPESP, 2002. 182p.
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação
sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acesso em: 09 de março de 2022.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 09 de março de 2022.
BRASIL. Lei no 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.753.htm. Acesso em: 09 de março de 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 09 de março de 2022.
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
BRASIL. MEC. Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17237-secadi-documento-subsidiario-2015&Itemid=30192. Acesso em: 09 de março de 2022.
BRASIL. A consolidação da inclusão escolar no Brasil 2003 a 2016. Nota técnica Nº 51 / 2012 / MEC / SECADI / DPEE. Disponível em: https://inclusaoja.files.wordpress.com/2016/05/a-consolidac3a7c3a3o-da-inclusc3a3o-escolar-no-brasil-2003-a-2016.pdf. Acesso em: 11 de março de 2022.
BRASIL. Portaria nº 1.372, de 16 julho de 2019. A Comissão Brasileira de Braille. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.372-de-16-de-julho-de-2019-196326075 Acesso em: 10 de março de 2022.
_____. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005.
______. Decreto nº 9.099 de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 09 de março de 2022.
______. Decreto nº 10.645, de 11 de março de 2021. Regulamenta o art. 75 da Lei nº 13.146, de 6 julho de 2015, para dispor sobre as diretrizes, os objetivos e os eixos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva. Acesso em: 09 de março de 2022.
JESUS, Patrícia Silva de. Livros sonoros, audiolivro, audiobook e Livro Falado. 2011.
Disponível em: http://www.bengalalegal.com/livros-sonoros. Acesso em: 10 de março de 2022.
FONSECA, Grasielle Lopes Menezes da; LIMA, Neuza Rejane Wille. Acessibilidade Informacional à Pessoa com Deficiência Visual através do Livro Falado. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, v. 4, p. e21761, 10 nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/21761 Acesso em: 10 de março de 2022.
_______.MEC. Nota técnica Nº 58 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13294-nt58-orient-livrodid-dig-acess-mecdaisy&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 de março de 2022.
RAMOS, C. R. Livro Didático Digital em Libras: uma proposta de inclusão para Estudantes Surdos. Revista Virtual de Cultura Surda, Rio de Janeiro, v 11, p. 1-11, 2013.
SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado- Deficiência Visual. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado. SEESP / SEED / MEC. Brasília/DF – 2007.
Tederixe, Lisânia Cardoso; Souza, Cristina Silva Ribeiro de. (2021). Oficina de livro tátil: uma proposta de capacitação de professores por meio do ensino remoto durante a pandemia. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1104–1119. Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1752. 11 de março de 2022.
TEDERIXE, Lisânia Cardoso. Livro tátil: possibilidades de ensino e aprendizado da criança cega. 2019. 83 fl. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão). Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2019
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.