MEANINGS AND MEANINGS OF EVASION AND SCHOOL ABANDONMENT AMONG YOUNG PEOPLE OF TECHNICAL AND PROFESSIONAL EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1374Keywords:
Technical Education, Abandonment, EvasionAbstract
This article presents the results of research on the identification, analysis and understanding of the meanings and meanings attributed to school dropout/dropout by young people who attended technical and professional education in a technical school in the state of São Paulo. Methodologically, the research opted for a qualitative approach, in the form of a case study and based on semi-structured interviews with two young people who abandoned and/or evaded from the technical courses of one of the units linked to the Paula Souza Center. The research concluded that, for the young people interviewed, they are explanatory factors of the school dropout process: the settings and living conditions of their families; and the perceptions of family members about schooling; the past school experience and aspects related to the organization of time, spaces and the school curriculum.
Downloads
References
ABRAMOWICZ, A. Quem são as crianças multirrepetentes? In: ABRAMOWICZ, A.; MOLL, J. (Orgs.). Para além do fracasso escolar. Campinas, SP: Papirus, 1997, p. 161-171.
ANGELUCCI, C. B.; KALMUS, J.; PAPARELLI, R.; PATTO, M. H. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.1, p. 51-72, jan./abr., 2004.
ARAÚJO, C. F.; SANTOS, R. A. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/externos às instituições que causam a evasão escolar. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON UNIVERSITY - INDUSTRY COOPERATION, 4., 2012, Taubaté. Anais... Taubaté, 2012.
AZEVEDO, C. P.; LIMA, E. S. A evasão escolar no PROEJA do CEFET-MT: existência e visão. Educação Profissional: Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 79-88, abr. 2011.
BARROS, R. P.; MENDONÇA, R. A evolução do bem-estar, pobreza e desigualdade no Brasil ao longo das três últimas décadas - 1960/90. Pesq. Plan. Econ., Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 115-164, abr. 1995. Disponível em: https://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/789/729. Acesso em: 20 abr. 2021.
BEZERRA, M.; MARTINS, L. Escolrização dos Pais é decisiva no nível educacional dos filhos, diz IBGE. Uol, Notícias, São Paulos, publicado em 15 dez. 2017. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/12/15/so-46-dos-filhos-de-pais-sem-ensino-fundamental-tem-diploma-no-brasil.htm. Acesso em: 08 maio 2021.
BONNÉRY, S. D'hier à aujourd'hui, les enjeux d'une sociologie de la pédagogie. Savoir/Agir, v. 17, n. 3, p. 11-20, 2011. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-savoir-agir-2011-3-page-11.htm. Acesso em: 08 maio 2021.
BRANDÃO, C. F. Estrutura e funcionamento do ensino. São Paulo: AVERCAMP, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº9394/96. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRUGIM, L. A.; SHOROEDER, T. M. R. O Papel da família diante da Evasão Escolar. Cadernos PDE, Paraná, online, v. 1, p. 1-18, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_gestao_artigo_lucilene_aparecida_brugim.pdf. Acesso em: 08 maio 2021.
CARREIRA, D.; SOUZA, A. L. S. (Orgs). Indicadores da Qualidade na Educação: relações sociais na escola. São Paulos: Ação Educativa, 2013. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/sites/unicef.org.brazil/files/2019-02/indicadores_qualidade_educacao_relacoes_raciais_escola.pdf. Acesso em: 08 maio 2021.
CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo. Deliberação CEETEPS 02/2004. Fixa normas para autorização de funcionamento de cursos de educação profissional de nível técnico nas Escolas Técnicas Estaduais – ETEs. Dirário Oficial, Poder Executivo, 9 jun. 2004, Seção I São Paulo, 114 (109) -70.
CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo. Conselho Deliberativo. Deliberação CEETEPS nº 3/2013. Aprova o Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Diário Oficial, Poder Executivo, 28 ago. 2013, Seção I São Paulo, 123 (161) - 91.
CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo. Conselho Deliberativo. Deliberação CEETEPS nº 6/2012. Dispõe sobre a Coordenação de Curso nas Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS. Diário Oficial, Poder Executivo, 18 dez. 2012, Seção I São Paulo, 122 (236) - 45.
CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo. Conselho Deliberativo. Deliberação CEETEPS nº 20/2015. Dispõe sobre a atividade de Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica nas Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza. Diário Oficial, Poder Executivo, 18 jul. 2015, Seção I São Paulo, 125 (131) - 41.
CERQUEIRA, C. A. Determinação de fatores ligados às taxas de distorção idade/série, taxa de evasão escolar e taxa de repetência. In: RIOS-NETO, E. L. G.; RIANI, J. L. (Orgs.). Introdução à Demografia da Educação. Campinas: ABEP, 2004, p. 1-50.
CRAVO, A. C. Análise das causas da evasão escolar do curso técnico de informática em uma faculdade de tecnologia de Florianópolis. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 238-250, ago. 2021.
DORE, R.; LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 770-89, dez. 2011.
DUBET, F. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
FIGUEIREDO, N. G. S.; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: aval. Pol. Pub. Educ., Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 356-392, abr./jun. 2017.
HUMBERGER, R. W. LIM, S. A. Por que os alunos abandonam a escola: uma revisão de 25 anos de pesquisa. Santa Bárbara: Universidade da Califórnia, 2008. Projeto de pesquisa sobre abandono escolar na Califórnia: Relatório 15.
IBGE. Cidades, São Paulo/Guarujá. Panorama. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/guaruja/panorama. Acesso em: 28 abr. 2021.
KALMUS, J.; PAPARELLI, R. Para além dos muros da escola: as repercussões do fracasso escolar na vida de crianças reprovadas. In: MACHADO, A. M.; SOUZA, M. P. R. (Orgs.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010, p. 159-185.
KLEIN, R. Como Está a Educação no Brasil. Ensaio, Rio de Janeiro, v.14, n. 51, p.139- 161, abr/jun. 2007.
KUBILIUS, C.; KANAANE, R. Evasão no ensino técnico: estudo de caso. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA, 14., 2019, São Paulo. Anais… São Paulo: Centro Paula Souza, 2019, p. 64-73. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/579/89209331ede3c99b440d53ecd0562f56.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
MACHADO, M. R. L.; MOREIRA, P. R. Educação profissional no Brasil, evasão escolar e transição para o mundo do trabalho. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 3. 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Cefet-MG, 2012.
MACHADO, M. R. A evasão nos cursos de agropecuária e informática / nível técnico da escola agro técnica federal de Inconfidentes - MG (2002 a 2006). Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
MARCONATTO, L. J. A Evasão Escolar no Curso de Técnico Agrícola na modalidade de EJA da EAF Rio do Sul - SC. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2009.
MARCONATTO, L. J. A Evasão Escolar no Curso de Técnico Agrícola na modalidade de EJA da EAF Rio do Sul - SC. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2009.
NITAHARA, A. IBGE: educação dos pais é determinante na formação e no rendimento dos filhos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, publicado em 16 nov. 2016. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-11/ibge-educacao-dos-pais-e-determinante-na-formacao-e-rendimento-dos-filhos. Acesso em: 08 maio 2021.
OLIVEIRA, R. P.; ARAUJO, G. C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 28, p. 5-23, abr.2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 abr. 2021.
SABINO, M. G. R.; MENESES, A. S. Expectativas Escolares e Evasão de Alunos do EJA No Contexto de Implementação da Hidrelétrica Belo Montes, Altamira/ PA. Rev. Trabalho Política e Sociedade, Rio de Janeiro, v.3, n.4, p. 67-90, jan./jun. 2018.
SALES, P. E. N.; CASTRO, T. L.; DORE, R. Educação profissional e evasão escolar: estudo e resultado parcial de pesquisa sobre a rede federal de educação profissional e tecnológica de Minas Gerais. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EVASÃO ESCOLAR, 3., 2013, Anais… Belo Horizonte. Belo Horizonte: Rimepes, 2013.
SETTON, M. G. J. A particularidade do processo de socialização contemporâneo. Tempo Social – Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 335-350, 2005.
SILVA FILHO, R. B., ARAÚJO, R. M. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, v. 8, n.1, p. 35-48, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/24527. Acesso em: 08 maio 2021.
SOARES, T. M.; FERNANDES, N. S.; NÓBREGA, M. C.; NICOLELLA, A. C. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educação E Pesquisa, n. 41, v. 3, p. 757-772, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507138589. Acesso em: 10 out. 2020.
SPLENDOR, E. F. Evasão Escolar: o motivar, a família e a importância do Ensino Médio. Cadernos PDE, Paraná, v. 2, online, p. 1-21, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_ped_pdp_elisangela_fabiana_splendor.pdf. Acesso em: 08 maio 2021.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. São Paulo: Moderna. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/securepdfs/2020/10/Anuario-Brasileiro-Educacao-Basica-2020-web-outubro.pdf. Acesso em: 20 abr; 2021.
TRINDADE, A. L. O racismo no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1994. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/8948/000304120.pdf. Acesso em: 08 maio 2021.
ÚLTIMA chance para estudar nas Etecs e Fatecs ainda em 2020. Centro Paula Souza, publicado em 24 julho 2020. São Paulo: CPS, 2020. Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/ultima-chance-para-estudar-nas-etecs-e-fatecs-ainda-em-2020/. Acesso em: 26 abr. 2020.
UNICEF. Enfrentamento da cultura do fracasso escolar: reprovação, abandono, distorção idade-série. Dados publicados no site da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (trajetoriaescolar.org.br) do UNICEF e parceiros. UNICEF, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/12566/file/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
ABRAMOWICZ, A. Quem são as crianças multirrepetentes? In: ABRAMOWICZ, A.; MOLL, J. (Orgs.). Para além do fracasso escolar. Campinas, SP: Papirus, 1997, p. 161-171.
ANDRÉ, M. (Org.). Pedagogia das diferenças na sala de aula. 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1999.
ANGELUCCI, C. B.; KALMUS, J.; PAPARELLI, R.; PATTO, M. H. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.1, p. 51-72, jan./abr., 2004.
ARAÚJO, C. F.; SANTOS, R. A. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/externos às instituições que causam a evasão escolar. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON UNIVERSITY - INDUSTRY COOPERATION, 4., 2012, Taubaté. Anais... Taubaté, 2012.
AZEVEDO, C. P.; LIMA, E. S. A evasão escolar no PROEJA do CEFET-MT: existência e visão. Educação Profissional: Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 79-88, abr. 2011.
BARROS, R. P.; MENDONÇA, R. A evolução do bem-estar, pobreza e desigualdade no Brasil ao longo das três últimas décadas - 1960/90. Pesq. Plan. Econ., Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 115-164, abr. 1995. Disponível em: https://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/789/729. Acesso em: 20 abr. 2021.
BARROS, R. P.; MENDONÇA, R. A. Abandono e evasão no Ensino Médio no Brasil: magnitudes e tendências. In: A CRISE de Audiência no Ensino Médio: coletânea de artigos produzidos para o seminário realizado em 4 e 5 de dezembro de 2008 – São Paulo. Instituto Unibanco. São Paulo: Observatório da Educação, Instituto Unibanco, 2008. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/a-crise-de-audiencia-do-ensino-medio,90739387-6e0f-42f9-9a46-8c2eac05abb0. Acesso em: 08 maio 2021.
BEZERRA, M.; MARTINS, L. Escolrização dos Pais é decisiva no nível educacional dos filhos, diz IBGE. Uol, Notícias, São Paulos, publicado em 15 dez. 2017. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/12/15/so-46-dos-filhos-de-pais-sem-ensino-fundamental-tem-diploma-no-brasil.htm. Acesso em: 08 maio 2021.
BONNÉRY, S. D'hier à aujourd'hui, les enjeux d'une sociologie de la pédagogie. Savoir/Agir, v. 17, n. 3, p. 11-20, 2011. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-savoir-agir-2011-3-page-11.htm. Acesso em: 08 maio 2021.
BRASIL. MEC. SETEC. Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica: proposta em discussão. Brasília, 2004a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dá outras providências. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educacional. Câmera de Educação Básica. Brasília, 2004b. Disponível em: http://www.mec.gov.br/semtec/educprof/ftp/dec5154 04.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Dicionário de indicadores educacionais: fórmulas de cálculo. Brasília, 2004c.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Brasília, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. SETEC. Educação profissional técnica de nível médio integrado ao ensino médio. Documento Base. Brasília, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
BRASIL. Decreto nº 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei Federal nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação nacional. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec2208.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRASIL. Decreto nº 8.268, de 18 de junho de 2014. Altera o Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2014/decreto-8268-18-junho-2014-778943-norma-pe.html. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.741/2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394/96, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11741.htm#art2. Acesso em: 18 out. 2020.
BRASIL. Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012. Dispõe sobre a criação de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no âmbito do Ministério da Educação, destinados às instituições federais de ensino; altera as Leis nºs 8.168, de 16 de janeiro de 1991, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e 11.526, de 4 de outubro de 2007; revoga as Leis nºs 5.490, de 3 de setembro de 1968, e 5.758, de 3 de dezembro de 1971, e os DecretosLeis nºs 245, de 28 de fevereiro de 1967, 419, de 10 de janeiro de 1969, e 530, de 15 de abril de 1969; e dá outras providências. Brasília, 2012. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12677-25-junho-2012-613458-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Histórico da Educação Profissional. Brasília: DF.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº9394/96. Brasília: MEC, 1996.
BRANDÃO, C. F. Estrutura e funcionamento do ensino. São Paulo: AVERCAMP, 2004.
BRUGIM, L. A.; SHOROEDER, T. M. R. O Papel da família diante da Evasão Escolar. Cadernos PDE, Paraná, online, v. 1, p. 1-18, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_gestao_artigo_lucilene_aparecida_brugim.pdf. Acesso em: 08 maio 2021.
CARDINALLI, C. C. B. Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica, Campinas, 2006.
CARREIRA, D.; SOUZA, A. L. S. (Orgs). Indicadores da Qualidade na Educação: relações sociais na escola. São Paulos: Ação Educativa, 2013. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/sites/unicef.org.brazil/files/2019-02/indicadores_qualidade_educacao_relacoes_raciais_escola.pdf. Acesso em: 08 maio 2021.
CARVALHO, C. Reforma da educação no contexto de crise do capitalismo contemporâneo. Impulso, Piracicaba, v. 16, n. 40, p. 21-33, maio/ago. 2005.
CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo. Deliberação CEETEPS 02/2004. Fixa normas para autorização de funcionamento de cursos de educação profissional de nível técnico nas Escolas Técnicas Estaduais – ETEs. Dirário Oficial, Poder Executivo, 9 jun. 2004, Seção I São Paulo, 114 (109) -70.
CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo. Conselho Deliberativo. Deliberação CEETEPS nº 3/2013. Aprova o Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Diário Oficial, Poder Executivo, 28 ago. 2013, Seção I São Paulo, 123 (161) - 91.
CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo. Conselho Deliberativo. Deliberação CEETEPS nº 6/2012. Dispõe sobre a Coordenação de Curso nas Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS. Diário Oficial, Poder Executivo, 18 dez. 2012, Seção I São Paulo, 122 (236) - 45.
CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo. Conselho Deliberativo. Deliberação CEETEPS nº 20/2015. Dispõe sobre a atividade de Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica nas Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza. Diário Oficial, Poder Executivo, 18 jul. 2015, Seção I São Paulo, 125 (131) - 41.
CERQUEIRA, C. A. Determinação de fatores ligados às taxas de distorção idade/série, taxa de evasão escolar e taxa de repetência. In: RIOS-NETO, E. L. G.; RIANI, J. L. (Orgs.). Introdução à Demografia da Educação. Campinas: ABEP, 2004, p. 1-50.
CORDIÉ, A. Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
CRAVO, A. C. Análise das causas da evasão escolar do curso técnico de informática em uma faculdade de tecnologia de Florianópolis. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 238-250, ago. 2021.
CUNHA, L. A. Ensino médio e ensino profissional: da fusão à exclusão. Tecnologia e Cultura, Rio de Janeiro, ano 2, n. 2, p. 25-42, jul./dez. 1998.
DEMO, P. (1997). A nova LDB: Ranços e avanços. Campinas: Papirus, 1997.
DORE, R.; LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 770-89, dez. 2011.
DUBET, F. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
DÚVIDA Frequente. 1º semestre, Vestibulinho 2021. Etec Escola Técnica Estadual. São Paulo: CPS/Governo do Estado de São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.vestibulinhoetec.com.br/duvidas-frequentes/#:~:text=Para%20os%20cursos%20t%C3%A9cnicos%20integrados,at%C3%A9%2031%2D01%2D2021. Acesso em: 26 abr. 2021.;
FATORES intraescolares associados ao abandono e à reprovação escolar. In: UNICEF. Enfrentamento da cultura do fracasso escolar: reprovação, abandono, distorção idade-série. Dados publicados no site da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (trajetoriaescolar.org.br) do UNICEF e parceiros. UNICEF, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/12566/file/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
FIGUEIREDO, N. G. S.; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: aval. Pol. Pub. Educ., Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 356-392, abr./jun. 2017.
FREITAS, S. F. A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar – aproximações psicanalíticas. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2011.
HENRIQUES, R. M. Desigualdade Racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Texto para discussão n. 807. Brasília: IPEA, 2001. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1968/1/TD_807.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
HUMBERGER, R. W. LIM, S. A. Por que os alunos abandonam a escola: uma revisão de 25 anos de pesquisa. Santa Bárbara: Universidade da Califórnia, 2008. Projeto de pesquisa sobre abandono escolar na Califórnia: Relatório 15.
IBGE. Cidades, São Paulo/Guarujá. Panorama. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/guaruja/panorama. Acesso em: 28 abr. 2021.
INEP. Censo Escolar. Informe estatístico do MEC revela melhoria do rendimento escolar. Publicado em 24 jul. 1998. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/informe-estatistico-do-mec-revela-melhoria-do-rendimento-escolar/21206#:~:text=O%20conceito%20t%C3%A9cnico%20de%20abandono,volta%20mais%20para%20o%20sistema. Acesso em: 20 abr. 2021.
KALMUS, J.; PAPARELLI, R. Para além dos muros da escola: as repercussões do fracasso escolar na vida de crianças reprovadas. In: MACHADO, A. M.; SOUZA, M. P. R. (Orgs.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010, p. 159-185.
KLEIN, R. Como Está a Educação no Brasil. Ensaio, Rio de Janeiro, v.14, n. 51, p.139- 161, abr/jun. 2007.
KUBILIUS, C.; KANAANE, R. Evasão no ensino técnico: estudo de caso. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA, 14., 2019, São Paulo. Anais… São Paulo: Centro Paula Souza, 2019, p. 64-73. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/579/89209331ede3c99b440d53ecd0562f56.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
KUENZER, A. Z. O ensino médio no Plano Nacional de Educação 2011-2020: superando a década perdida? Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n.112, p. 851-873, 2010.
LIMA, L. C. A. Da universalização do ensino fundamental ao desafio de democratizar o ensino médio em 2016: o que evidenciam as estatísticas? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, p. 268-284, 2011.
LIRA, A. T. N. A Legislação de Educação no Brasil Durante a Ditadura Militar (1964-1985): um espaço de disputas. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Niterói, Rio de Janeiro, 2010.
MACHADO, M. R. A evasão nos cursos de agropecuária e informática / nível técnico da escola agro técnica federal de Inconfidentes - MG (2002 a 2006). Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
MACHADO, M. R. L.; MOREIRA, P. R. Educação profissional no Brasil, evasão escolar e transição para o mundo do trabalho. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 3. 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Cefet-MG, 2012.
METADE dos chefes de família não tem o ensino fundamental. G1, Educação, São Paulo, publicado em 17 out. 2012. São Paulo, 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/10/metade-dos-chefes-de-familia-nao-tem-o-ensino-fundamental-diz-censo.html. Acesso em: 28 abr. 2021.
MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Verbete educação propedêutica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/educacao-propedeutica/. Acesso em: 10 out. 2020.
MOREIRA, P. R. Evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA na rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
NITAHARA, A. IBGE: educação dos pais é determinante na formação e no rendimento dos filhos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, publicado em 16 nov. 2016. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-11/ibge-educacao-dos-pais-e-determinante-na-formacao-e-rendimento-dos-filhos. Acesso em: 08 maio 2021.
OLIVEIRA, R. P.; ARAUJO, G. C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 28, p. 5-23, abr.2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 abr. 2021.
OSTROVSKI, C. S.; CORREIA, Z. D. Educação de jovens e adultos e a evasão escolar: análise e proposição. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP, v. 28, n. 57, p. 23-40, jan./abr. 2018.
SABINO, M. G. R.; MENESES, A. S. Expectativas Escolares e Evasão de Alunos do EJA No Contexto de Implementação da Hidrelétrica Belo Montes, Altamira/ PA. Rev. Trabalho Política e Sociedade, Rio de Janeiro, v.3, n.4, p. 67-90, jan./jun. 2018.
SALES, P. E. N.; CASTRO, T. L.; DORE, R. Educação profissional e evasão escolar: estudo e resultado parcial de pesquisa sobre a rede federal de educação profissional e tecnológica de Minas Gerais. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EVASÃO ESCOLAR, 3., 2013, Anais… Belo Horizonte. Belo Horizonte: Rimepes, 2013.
SETTON, M. G. J. A particularidade do processo de socialização contemporâneo. Tempo Social – Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 335-350, 2005.
SILVA FILHO, R. B., ARAÚJO, R. M. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, v. 8, n.1, p. 35-48, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/24527. Acesso em: 08 maio 2021.
SILVA, M. P.; MAHENDERA, F. M.; MARIN, A. H; Renomeando o Fracasso Escolar. Psicologia Escolar e educacional, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 387-396, Set./Dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-387.pdf. Acesso em: 08 maio 2021.
SILVA, M. R.; PELISSARI, L. B.; STEIMBACH, A. A. Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de nível médio. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 39, n.2, p. 403-417, abr./jun.2009.
SOARES, T. M.; FERNANDES, N. S.; NÓBREGA, M. C.; NICOLELLA, A. C. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educação E Pesquisa, n. 41, v. 3, p. 757-772, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507138589. Acesso em: 10 out. 2020.
SPLENDOR, E. F. Evasão Escolar: o motivar, a família e a importância do Ensino Médio. Cadernos PDE, Paraná, v. 2, online, p. 1-21, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_ped_pdp_elisangela_fabiana_splendor.pdf. Acesso em: 08 maio 2021.
TAVARES JÚNIOR, F.; SANTOS, J.; MACIEL, M. S. Análise da evasão no sistema educacional brasileiro. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 6, n.1, p.73-92, 2016.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. São Paulo: Moderna. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/securepdfs/2020/10/Anuario-Brasileiro-Educacao-Basica-2020-web-outubro.pdf. Acesso em: 20 abr; 2021.
TRINDADE, A. L. O racismo no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1994. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/8948/000304120.pdf. Acesso em: 08 maio 2021.
TROJAN, R. M. Políticas educacionais na América Latina: tendências em curso. Revista Ibero-americana de Educação, v. 51, n.1, p. 1-12, 2009. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/3172Trojan.pdf. Acesso em:21 abr. 2021.
ÚLTIMA chance para estudar nas Etecs e Fatecs ainda em 2020. Centro Paula Souza, publicado em 24 julho 2020. São Paulo: CPS, 2020. Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/ultima-chance-para-estudar-nas-etecs-e-fatecs-ainda-em-2020/. Acesso em: 26 abr. 2020.
UNICEF. Enfrentamento da cultura do fracasso escolar: reprovação, abandono, distorção idade-série. Dados publicados no site da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (trajetoriaescolar.org.br) do UNICEF e parceiros. UNICEF, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/12566/file/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.