IMPROVING PERSONAL DEFENSE AS A LAST RESORT TO FIGHT AGAINST ACTIVE AGGRESSORS IN PARANÁ SCHOOLS

Authors

  • Alexandre Henrique Silva de Lima
  • Fernando Mendes Coelho

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4122

Keywords:

active aggressor. self-defense. to fight.

Abstract

The article aims to discuss ways to fight against an active aggressor in schools when the resources to run and hide are exhausted. Faced with an aggressor with a firearm or any other melee weapon, students, teachers and school staff must be trained to increase their chances of survival in hand-to-hand confrontation. In view of the research object, and having carried out the theoretical analyzes and case studies, we propose a program of self-defense workshops in schools in Paraná, focused on confronting the active aggressor. For such a project, military police officers with technical knowledge in martial arts that are specific to confront armed people could be used, increasing the means of self-defense and consequently the chances of survival in extreme situations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Henrique Silva de Lima

Polícia Militar do Paraná - PMPR.

Fernando Mendes Coelho

Polícia Militar do Paraná - PMPR.

References

ALECRIM, João Victor da Costa; MACÊDO, Kamilla Sabino de. Defesa Pessoal: Fundamentos e Práticas. In: Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Técnológica do IFRR, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/article/view/639 Acesso em 18 de agosto de 2023.

ARAÚJO, Glauco. Aluna lutou contra assassino de escola em Suzano: “Sou apenas uma sobrevivente, uma guerreira”. Reportagem G1 (online): Mogi das Cruzes, 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2019/03/16/aluna-lutou-contra-assassino-de-escola-em-suzano-sou-apenas-uma-sobrevivente-uma-guerreira.ghtml Acesso em 18 de agosto de 2023.

BEZERRA, Antônio Luiz Moreira. Brasil registra aumento de ataques a escolas nos últimos 4 anos. Teresina: Assembleia Legislativa do Piauí, 2023. Disponível em: https://www.al.pi.leg.br/tv/noticias-tv-1/brasil-registra-aumento-de-ataques-a-escolas-nos-ultimos-4-anos#:~:text=Brasil%20registra%20aumento%20de%20ataques%20a%20escolas%20nos%20%C3%BAltimos%204%20anos,-Compartilhar&text=O%20primeiro%20ataque%20a%20escolas,v%C3%ADtimas%20e%2045%20pessoas%20morreram. Acesso em 18 de agosto de 2023.

DW MADE FOR MINDS. O que se sabe sobre o atentado a faca em São Paulo. 2023. Disponível em https://www.dw.com/pt-br/o-que-se-sabe-sobre-o-ataque-a-faca-em-escola-de-sp/a-65144511 Acesso em 19 de agosto de 2023.

EL PAÍS. Columbine, Realengo e Suzano, os mais sangrentos massacres nas escolas de Brasil e EUA. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/13/internacional/1552503550_809750.html Acesso em 19 de agosto de 2023.

G1 SP E TV GLOBO. Vídeo mostra momento em que professora imobiliza agressor para salvar vítima de ataque em escola de SP. Reportagem G1 (online): São Paulo, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/03/27/video-mostra-momento-em-que-professora-imobiliza-agressor-para-salvar-vitima-de-ataque-em-escola-de-sp.ghtml Acesso em 18 de agosto de 2023.

FORESTI, Yan Figueiredo; NETO, João Batista de Andrade. KRAV Maga: concepções, controvérsias e reflexões. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.11, p. 102217-102233 nov. 2021 Disponível em: file:///C:/Users/Majoli%20Coelho/Downloads/38976-97747-1-PB.pdf Acesso em 18 de agosto de 2023.

KOCH, Luís Pedro. Protocolo operacional padrão: como o policial militar e as vítimas devem agir diante da ação de um atirador ativo em ambiente escolar. (Monografia do Curso Superior de Polícia – DF). Brasília: PMDF, 2021).

MUSA, Paulo. Ataques em escolas: dicas para identificar um “Agressor Ativo” e como se proteger. ICTS Security (online), 2023.

Disponível em: https://ictssecurity.com.br/publicacoes/ataques-em-escolas-dicas-para-identificar-um-agressor-ativo-e-como-se-proteger/#:~:text=Por%20esse%20motivo%2C%20especialistas%20t%C3%AAm,outras%20pessoas%2C%20independentemente%20do%20tipo Acesso em 18 de agosto de 2023.

NUNES, Alexandre Velly. Oficina de Defesa Pessoal. In: LUME: Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/195141 Acesso em 18 de agosto de 2023.

PMPR. Medidas contra agressor ativo. Comando de Polícia Especializada: Curitiba, 2023.

SILVA, Claudio Alves. Procedimentos em Caso de ataque em escola ou ambiente de trabalho. JusBrasil Online, 2021. Disponível em: https://www.google.com.br/amp/s/calaudyo.jusbrasil.com.br/artigos/685479581/procedimentos-em-caso-de-um-ataque-de-atirador-em-escola-ou-ambiente-de-trabalho/amp

Acesso em: 16 ago. 2023.

SOUSA, José Edir Paixão; NETO, Oscar Gomes de Oliveira; DE OLIVEIRA, Jectan Vital; SALES, Romulo César Correia. Atirador em Massa: ações para sobrevivência de civis. Fortaleza: Editora In Vivo, 2021.

SKERLAK, Renan Degani. Massacres Escolares e Cultura: um estudo do massacre de Columbine com base em artigos jornalísticos e do documentário Tiros em Columbine. (TCC Graduação em Psicologia). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2020.

U.S Department of Homeland Security. Active shooter How to respond. Washington, DHS, 2008.

Disponível em: https://www.dhs.gov/xlibrary/assets/active_shooter_booklet.pdf. Acesso em 16 ago. 2023.

Published

21/09/2023

How to Cite

Silva de Lima, A. H., & Mendes Coelho, F. (2023). IMPROVING PERSONAL DEFENSE AS A LAST RESORT TO FIGHT AGAINST ACTIVE AGGRESSORS IN PARANÁ SCHOOLS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494122. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4122