MEJORA DE LA AUTODEFENSA COMO ÚLTIMO RECURSO PARA LUCHAR CONTRA LOS ABUSADORES ACTIVOS EN LAS ESCUELAS DE PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4122Palabras clave:
agresor activo. autodefensa. pelear.Resumen
El artículo tiene como objetivo discutir formas de luchar contra un abusador activo en las escuelas cuando los recursos de huir y esconderse se han agotado. Frente a un agresor con un arma de fuego o cualquier otro cuchillo, los estudiantes, maestros y personal escolar deben ser entrenados para aumentar sus posibilidades de supervivencia en la confrontación cuerpo a cuerpo. Frente al objeto de investigación, y ejecutado los análisis teóricos y estudios de caso, proponemos un programa de talleres de defensa personal en las escuelas de Paraná, centrado en la confrontación contra el agresor activo. Para tal proyecto, se podrían utilizar oficiales de la policía militar con conocimientos técnicos en artes marciales específicos para enfrentar a personas armadas, aumentando los medios de autodefensa y, en consecuencia, las posibilidades de supervivencia en situaciones extremas.
Descargas
Citas
ALECRIM, João Victor da Costa; MACÊDO, Kamilla Sabino de. Defesa Pessoal: Fundamentos e Práticas. In: Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Técnológica do IFRR, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/article/view/639 Acesso em 18 de agosto de 2023.
ARAÚJO, Glauco. Aluna lutou contra assassino de escola em Suzano: “Sou apenas uma sobrevivente, uma guerreira”. Reportagem G1 (online): Mogi das Cruzes, 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2019/03/16/aluna-lutou-contra-assassino-de-escola-em-suzano-sou-apenas-uma-sobrevivente-uma-guerreira.ghtml Acesso em 18 de agosto de 2023.
BEZERRA, Antônio Luiz Moreira. Brasil registra aumento de ataques a escolas nos últimos 4 anos. Teresina: Assembleia Legislativa do Piauí, 2023. Disponível em: https://www.al.pi.leg.br/tv/noticias-tv-1/brasil-registra-aumento-de-ataques-a-escolas-nos-ultimos-4-anos#:~:text=Brasil%20registra%20aumento%20de%20ataques%20a%20escolas%20nos%20%C3%BAltimos%204%20anos,-Compartilhar&text=O%20primeiro%20ataque%20a%20escolas,v%C3%ADtimas%20e%2045%20pessoas%20morreram. Acesso em 18 de agosto de 2023.
DW MADE FOR MINDS. O que se sabe sobre o atentado a faca em São Paulo. 2023. Disponível em https://www.dw.com/pt-br/o-que-se-sabe-sobre-o-ataque-a-faca-em-escola-de-sp/a-65144511 Acesso em 19 de agosto de 2023.
EL PAÍS. Columbine, Realengo e Suzano, os mais sangrentos massacres nas escolas de Brasil e EUA. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/13/internacional/1552503550_809750.html Acesso em 19 de agosto de 2023.
G1 SP E TV GLOBO. Vídeo mostra momento em que professora imobiliza agressor para salvar vítima de ataque em escola de SP. Reportagem G1 (online): São Paulo, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/03/27/video-mostra-momento-em-que-professora-imobiliza-agressor-para-salvar-vitima-de-ataque-em-escola-de-sp.ghtml Acesso em 18 de agosto de 2023.
FORESTI, Yan Figueiredo; NETO, João Batista de Andrade. KRAV Maga: concepções, controvérsias e reflexões. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.11, p. 102217-102233 nov. 2021 Disponível em: file:///C:/Users/Majoli%20Coelho/Downloads/38976-97747-1-PB.pdf Acesso em 18 de agosto de 2023.
KOCH, Luís Pedro. Protocolo operacional padrão: como o policial militar e as vítimas devem agir diante da ação de um atirador ativo em ambiente escolar. (Monografia do Curso Superior de Polícia – DF). Brasília: PMDF, 2021).
MUSA, Paulo. Ataques em escolas: dicas para identificar um “Agressor Ativo” e como se proteger. ICTS Security (online), 2023.
Disponível em: https://ictssecurity.com.br/publicacoes/ataques-em-escolas-dicas-para-identificar-um-agressor-ativo-e-como-se-proteger/#:~:text=Por%20esse%20motivo%2C%20especialistas%20t%C3%AAm,outras%20pessoas%2C%20independentemente%20do%20tipo Acesso em 18 de agosto de 2023.
NUNES, Alexandre Velly. Oficina de Defesa Pessoal. In: LUME: Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/195141 Acesso em 18 de agosto de 2023.
PMPR. Medidas contra agressor ativo. Comando de Polícia Especializada: Curitiba, 2023.
SILVA, Claudio Alves. Procedimentos em Caso de ataque em escola ou ambiente de trabalho. JusBrasil Online, 2021. Disponível em: https://www.google.com.br/amp/s/calaudyo.jusbrasil.com.br/artigos/685479581/procedimentos-em-caso-de-um-ataque-de-atirador-em-escola-ou-ambiente-de-trabalho/amp
Acesso em: 16 ago. 2023.
SOUSA, José Edir Paixão; NETO, Oscar Gomes de Oliveira; DE OLIVEIRA, Jectan Vital; SALES, Romulo César Correia. Atirador em Massa: ações para sobrevivência de civis. Fortaleza: Editora In Vivo, 2021.
SKERLAK, Renan Degani. Massacres Escolares e Cultura: um estudo do massacre de Columbine com base em artigos jornalísticos e do documentário Tiros em Columbine. (TCC Graduação em Psicologia). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2020.
U.S Department of Homeland Security. Active shooter How to respond. Washington, DHS, 2008.
Disponível em: https://www.dhs.gov/xlibrary/assets/active_shooter_booklet.pdf. Acesso em 16 ago. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.