AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS POR PARTE DOS POLICIAIS MILITARES E A EDUCAÇÃO COMO COMBATE A ESSAS CONDUTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4261

Palavras-chave:

Polícia-militar, Direitos Humanos, excelência, educação

Resumo

O presente trabalho aborda a polícia militar como órgão constitucional responsável pelo papel de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. É o principal braço do Estado no que tange a segurança preventiva e imediatamente repressiva, sendo uma instituição que trabalha diretamente no atendimento à população, quando os cidadãos têm seus direitos e/ou garantias violadas. Entretanto, essa mesma polícia, por uma série de fatores, acaba por violar os Direitos Humanos e tolhendo os cidadãos de sua dignidade e respeito. Este trabalho está imbuído em tentar entender quais são as principais causas dessas violações e propor a educação como possibilidade de evitar tais atitudes e almeje uma polícia militar mais próxima do cidadão e que desenvolva um trabalho de excelência e seja a precursora na defesa dos Direitos Humanos, trabalhando diretamente para uma sociedade mais responsável e cidadã.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Zago de Oliveira

    Polícia Militar do Paraná - PMPR.

  • Adilson José da Silva

    Oficial da Polícia Militar do Paraná, Bacharel em Segurança Pública. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós Graduado em Filosofia e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós Graduado em Neuropsicologia Educacional pela Instituição Bagozzi, Pós Graduado em Gestão de Pessoas pela Instituição Unina, Pós Graduado em Gestão e Cenários Contemporâneos da Segurança Pública pela Uniasselvi. 

Referências

BALESTRERI, R. B. Direitos humanos: coisa de polícia. 3. ed. Passo Fundo: Editora Berthier, 2003.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado. 1988;

BRASIL. Lei nº LEI Nº 9.394/96, de 20 de Dezembro de 1996, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, entrou em vigor na data de sua publicação, 20 de dezembro de 1996;

BRASIL. Presidência da República. Decreto N° 9.057 de 27 de maio de 2017 – Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. entrou em vigor na data de sua publicação, a 25 de maio de 2017;

BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e Das Penas. São Paulo: Martins Fontes, 2002;

BELESTRERI, R.B. Direitos Humanos: Coisa de Polícia. Passo Fundo, RS: Gráfica Editora Berthier, 2003;

BITTAR, Eduardo C.B; ALMEIDA, Guilherme Assis de. Curso de Filosofia do Direito. 3. ed. São Paulo. Atlas. 2004. p. 467;

CERQUEIRA, C.M.N. O Futuro de uma Ilusão: O Sonho de uma nova polícia, Rio de Janeiro: F. Bastos, 2001;

JUNIOR, G.T. Iniciação na Ciência do Direito. São Paulo: Saraiva, 2004;

LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas, 1999;

MARCINEIRO, N; PACHECO, G. C. Evoluindo para uma polícia do século XXI. Florianópolis: Insular, 2005;

OLIVEIRA, G. M. A agressão humana. Uma investigação filosófica mediante o pensamento de Steven Pinker. Curitiba: Maxxi. 2010;

PEQUENO, Marconi. O fundamento dos direitos humanos. In Direitos Humanos: capacitação de educadores. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2008;

RABENNHORST, Eduardo R. O que são direitos humanos. In Direitos Humanos: capacitação de educadores. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2008;

SOUZA, Luiz A. Coleção OAB nacional: primeira fase, 4: direito penal. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2011;

Downloads

Publicado

13/11/2023

Como Citar

AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS POR PARTE DOS POLICIAIS MILITARES E A EDUCAÇÃO COMO COMBATE A ESSAS CONDUTAS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114261. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4261