PEDAGOGICAL PRACTICES: NEUROSCIENCE APPLIED IN EDUCATION

Authors

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Vanessa Godke Luz Bueno
  • Ana Amélia Mendes de Morais Mozar
  • Bruna Alho Marinho
  • José Coutinho da Silva Oliveira
  • Edna Dias Fernandes Souza
  • Gisele Santos Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4671

Keywords:

Neuroscience, Learning, Brain.

Abstract

This article aims to present a study on the relationship of neuroscience and its contribution to the development of the teaching and learning procedure in the school field. The challenge of recognizing learning difficulties has been increasingly frequent in the school environment, being identified since pre-school. If they are not identified, it will reflect on serious future problems in the following stages of basic education. Neuroscience is established as a new field of knowledge aimed at acting and thinking about learning difficulties. All learning takes place through the brain, comprising neuroscience, science and neurolearning. It is necessary to have knowledge of the brain and the Nervous System to learn the learning process. The use of Neuroscience studies at school is a sustaining base; in the interventional field, the image of the psychopedagogue adds psychopedagogy, aiming to understand the relationship established between learning and the brain. Neuroscience intervenes through the understanding of brain structures involved in the learning process, noting the way the brain manages the construction of human knowledge. This content is considerable in school environments, considering that currently there are infinite cases of children who manifest obstacles in school learning, deliberate for varied consecutive reasons of the lifestyle they face from pregnancy to higher education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS.

Vanessa Godke Luz Bueno

Graduada em Letras. Pós-graduada em Leitura e Produção Textual e Educação Especial. Mestranda em Educação.

Ana Amélia Mendes de Morais Mozar

Graduada em História. Pós graduada em Docência ao Ensino Superior. Mestranda em Educação.

Bruna Alho Marinho

Graduada em Matemática. Pós-graduada em Gestão Educacional, Docência em Gestão Pública, Docência em Segurança Pública, Metodologias e Docência em Matemática e Metodologia do Ensino de Matemática e Física. Mestranda em Educação.

José Coutinho da Silva Oliveira

Graduada em Ensino de Ciência com Habilitação em Matemática. Pós-graduado em Ensino da Matemática. Mestrando em Educação.

Edna Dias Fernandes Souza

Graduada em Matemática, Artes e Pedagogia. Pós-graduada em Matemática, Psicopedagogia, Neuropedagogia e Educação Especial. Mestranda em Educação.

Gisele Santos Guimarães

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino e Educação Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Mestranda em Educação.

References

ALMEIDA, G. P. de. Bases Neuropsicológicas do Desenvolvimento Infantil e suas Contribuições para a Aprendizagem. In: Neurociência e seqüência didática para educação infantil. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

ANACHE, A. A.; RESENDE, D. A. R. Caracterização da avaliação da aprendizagem nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação, 2016.

ANTUNES, C. Jogos para a Estimulação das Múltiplas Inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.

APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.

ARAÚJO, C. A. Transtorno do Espectro do Autismo. São Paulo: Memmon, 2011.

ASSUMPÇÃO, F. B.; PIMENTEL, A. C. M. Autismo infantil. Rev. Brás. Psiquiar, 2000. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbp/v22s2/3795.pdf

BARBIZET; DUIZABO. Manual de neuropsicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

BASTOS, L. S.; ALVES, M. P. As influências de Vygotsky e Luria à neurociência contemporânea e à compreensão do processo de aprendizagem. Revista Práxis, ano V, n. 10, p. 13, 2013.

BEAR, M. F.; CONNORS, B. W.; PARADISO, M. A. Neurociências: desvendando o sistema nervosa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

BELSKY, J. Desenvolvimento humano: experienciando o ciclo de vida. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BEUCLAIR, J. Neuropsicopedagogia: inserções no presente, utopias e desejos futuros. Disponível em: www.portaleducação.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/aatuacaodoneuropsicopedagogo-frente-ao-combate-do-insucesso-escolar/67602.

BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto, 2003.

BORDENAVE, J. D. Estratégias de ensino – aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1996.

BOSSA, N. A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre Artmed, 2007.

BRASIL, Emergência do novo Corona vírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad. Saúde Pública, 2020.

BRASIL. CONGRESSO NACIONAL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988: acompanhada de alterações adotadas por Emendas Constitucionais. 35a. ed. Brasília-DF: Câmara dos Deputados; Edições Câmara, 2012.

BRASIL. Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno Espectro Autista; e altera o §3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

BRASIL. Ministério da educação. Conselho nacional de educação. Câmara de educação básica. Resolução no. 1 de 03 de abril de 2002: Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Relator: Francisco Aparecido Cordão. Diário Oficial da União, 9 de abril de 2002,

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 793, de 24 de abril de 2012. Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde do Adolescente: competências e habilidades, Série B. Textos Básicos da Saúde, Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008.

BRASIL. PRESIDÊNCIA DE REPÚBLICA. Decreto nº 7.352, de 04 de novembro de 2010: Dispõe sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão –SECADI. Educação do Campo: marcos normativos. Brasília-DF: MEC/SECADI, 2012.

BRASIL. Um salto para o futuro. Boletim de Educação, 1998.

CARVALHO R. E. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.

CERISARA, A. B. De como o Papai do Céu, o Coelhinho da Páscoa, os anjos e o Papai Noel foram viver juntos no céu. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2002.

CORREIA, L. M. Problematização das Dificuldades de Aprendizagem nas Necessidades Educativas Especiais. Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Moinho, 2004.

CORREIA, L. M.; MARTINS, A. P. Dificuldades de aprendizagem: que são? Como entendêlas? Porto: Porto Editora, 2006.

COSTA, G. G. Práticas educativas no ensino de ciências nas séries iniciais: uma análise a partir das orientações didáticas dos parâmetros curriculares nacionais. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista-Campus Bauru, Bauru, 2005.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. [S. l.]: Declaração de Salamanca, 1994.

FERREIRA, M. C. C. Construindo um Projeto Político-Pedagógico para a Formação de Educadores no Contexto da Educação especial. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As Pesquisas denominadas - Estado da Arte‖. Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago. 2002.

FOMBONNE, E. Epidemiology of pervasive developmental disorders. Pediatric Research, n. 65, 2009.

FORTUNA, T. R. Formando professores na universidade para brincar. In: SANTOS, S. M. P. dos. (Org.). A ludicidade como ciência. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FORTUNA, T. R. Papel do brincar: aspectos relevantes a considerar no trabalho lúdico. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 18, n. 71, p. 9-14, jul./set. 2002.

FREINET. C. Uma escola ativa e cooperativa. Nova Escola, São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.novaescola.abril.com.br.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREITAS, A. M. de; BRUNONI, D.; MUSSOLINI, J. L. Transtorno do espectro autista: estudo de uma série de casos com alterações genéticas. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvol., v. 17, 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GIMENO SACRISTÁN, J. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto alegre: Artmed, 2000.

GUEDES, N. P. S.; TADA, I. N. C., A Produção Científica Brasileira sobre Autismo na Psicologia e na Educação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 31, n. 3, 2015.

HAETINGER, M. G.; HAETINGER, D. Jogos, recreação e lazer. Curitiba: IESDE, 2009.

HAGE, Salomão. A importância da articulação na construção de identidade e pela luta da educação do campo. In: I Encontro de formação de Educadores do Campo do Nordeste Paraense, realizado em Bragança. Abril 2005.

HENNEMANN. Ana Lúcia. Atribuições do Neuropsicopedagogo no contexto educacional. [S. l.: s. n.], s. d. Artigo Disponível: http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2013/05/atribuicoes-do-neuropsicopedagogo-no.html

HERCULANO-HOUZEL, S. O cérebro nosso de cada dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004.

IZQUIERDO, I. Memória. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KAPLAN, H. 1 compêndio de psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clinica. 7. Ed. Porto alegre: Artes Medicas, 1997.

KARALUNAS, S. L.; GEURTS, H. M.; KORAND, K.; BENDER, S.; NIGGi, J. T. Annual research review: Reaction time variability in ADHD and autism spectrum disorders: Measurement and mechanisms of a proposed trans‐diagnostic phenotype. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 2014.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

KUCZYNSKI, E. Autismo infantil: novas tendências e perspectivas. São Paulo: Atheneu, 2009.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais. Atheneu: São Paulo, 2002.

LEZAK, M. D. et al. Neuropsychological assessment. New York: Oxford Univertsity Press, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1998.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos – Para Quê? São Paulo: Cortez, 1998.

LURIA, A. El Hombre con su Mundo Destrozado. Madrid: Garnica, 1973.

LURIA, A. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Ed. USP, 1981.

MALHEIRO, J. A alma da escolas do século XXI: como conseguir a formação integral dos alunos. Curitiba: Editora CRV, 2010.

MALUF, M. I. A dificuldade de aprendizagem vista pela psicopedagogia clínica. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOLOGIA (Org). Neuropsicologia e Aprendizagem. São Paulo: TECMEDD, 2005.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.

MARTINS, G. A.; PINTO, R. L. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2001.

MARTINS, L. R. et al. Emergência do novo Corona vírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, 2020.

MIKADZE, Y. V. Y.; KORSAKOVA, N. K. Diagnóstico y corrección neuropsicológica de los escolares menores. Moscú: IntelTex, 1994.

MITTLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. São Paulo: Artmed, 2003.

MONJON, D. G.; GIL, J. R. GARRIDO. Adaptaciones. Curriculares. Guia para elaboración. Málaga, Espanha: Aljibe, 1995.

MOOJEN, S. Abordagem psicopedagógica da aprendizagem. In: SCOZ, B. J. L.; RUBINSTEIN, E.; ROSSA, E. M. M. BARONE, L. M. C. (Orgs). Psicopedagogia: o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

MUNIZ, I. Neurociência e os exercícios mentais: estimulando a inteligência criativa na prática pedagógica. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2014.

NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil, 1994.

NÚÑEZ, B. I; PACHECO, G. O. Formação de conceitos segundo a teoria de assimilação de Galperin. Caderno de Pesquisa, Natal, n. 105, 1998.

OLIVEIRA, I. B. de; PAIVA, J. (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: SEPE-RJ, 2004.

ONZI, F. Z.; GOMES, R. F., Transtorno do Espectro Autista: A importância do diagnóstico e reabilitação. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 12, n. 3, 2015.

PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília. MEC/SEF. 1997.

PENSI. o que é o autismo. [S. l.]: Instituto Pensi, 2018. Disponível em: https://autismo.institutopensi.org.br/informe-se/sobre-o-autismo/o-que-e-autismo/

PEREZ, L. C. A. "Grande Sertão: Veredas da literatura de Guimarães Rosa"; Brasil Escola, 2001. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/grande-sertao-veredas-literatura-guimaraes-rosa.htm.

PETERLI, Penha. Avaliação e Intervenções Neuropsicopedagógicas Clínicas e Relação com a Neurociência. [S. l.: s. n.], 2016. Disponível: https://penhapeterli.wordpress.com/2016/17/26/neuropsicopedagogia-e-neurociencia-parte-1.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PIAGET, Jean. A representação do Mundo na Criança: com concurso de onze colaboradores. Aparecida. São Paulo: Idéias & Letras, 2005.

RORTY, R. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ROSA, Fátima de. Templos de civilização. São Paulo: Ed. UNESP, 1998.

ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (Org). Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiological e multidisciplinary. Porto Alegre. Artmed. 2010.

RUBINSTEIN, E. A Especificidade do diagnóstico Psicopedagógico. In: Atuação Psicopedagógica e Aprendizagem Escolar. Petrópolis: Vozes, 1996.

SANTOS, N. M. Problematização das dificuldades de aprendizagem. 2009. 24f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Universidade Estadual de Londrina, Curitiba, 2009.

SANTOS, S. M. P. dos (org). O lúdico na formação do educador. Petrópoles, RJ: Vozes, 1997.

SBNPP - SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA. O que é Neuropsicopedagogia. [S. l.]: SBNPP, 2014. Disponível em: http://www.sbnpp.com.br/0-que-e-neuropsicopedagogia.

SCHWARTZMAN, J. S.; ARAÚJO, C. A. Transtorno do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon, 2011.

SCOZ, B. Psicopedagogia e realidade escolar, o problema escolar é de aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1994.

SESSP - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO. Manual de acompanhamento da criança. São Paulo: SESSP, 2015. Disponível em http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/homepage/programa-de-fortalecimento-dagestaodasaudenoestadodesaopaulo/consultaspublicas/manual_de_acompanhamento_da_crianca.pdf.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24.ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR, L. Prólogo. In: TALIZINA, N. La teoría de la actividad aplicada a la enseñanza. Puebla: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2009.

STRELHOW, T. B, A dignidade humana da pessoa com autismo. Revista Eletrônica Espaço Teológico, v. 6, n. 10, 2012.

TALIZINA, N. F. Conferencias sobre fundamentos psicológicos del proceso docente. Universidad de La Habana, 1984.

TALIZINA, N.; SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR, L. La aproximación de la actividad en psicología y su relación con el enfoque histórico-cultural de L. S. Vygotski. Novedades educativas, 2010.

TEIXEIRA, M. C. T. V., Estudantes de Psicologia Concluem a Graduação com Uma Boa Formação em Autismo? Psicologia - Teoria e Prática, v. 18, n. 1, 2016.

THOMPSON, R. Psicomotricidade. In: MAIA, H. (Org.). Neurociências e desenvolvimento cognitivo. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. (Coleção Neuroeducação V. 2).

TOUGH, P. Como as Crianças Aprendem: O papel da garra e da personalidade no desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: intrínseca, 2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNICEF- United Nations Children's Fund. Convenção dos Direitos da Criança. [S. l.]: Unicef, 2004 Disponível em: http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf

VELLOSO, R. L.; DUARTE, C. P.; SCHWARTZMAN, J. S. Evaluation of the theory of mind in autism spectrum disorders with the Strange Stories test. Arq neuro psiquiatr,, 2013 Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/anp/v71n1%201/0004-282X-anp-71-11-0871.pdf

VENTURA, Dora F. Um Retrato da Áreade Neurociência e Comportamento no Brasil. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. especial, 2012.

VIEIRA, N. M.; BALDIN, S. R.; FREIRE, R. S. Inclusão escolar de alunos com autismo: O que diz a literatura. [S. l.]: GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologia, s. d. Disponível em: http://faculdadepatosdeminas.edu.br/pdf/meta.pdf

VINCENT, Guy (org). L’Éducation prisonniére de la forme scolaire? Scolarisation et socialisation dans les sociétes industrielles. Lyon: Press Universitaires de Lyon. 1994.

VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução: Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. Lisboa: Editora Antídoto, 1979.

VYGOTSKY, L. S The collected works of L. S. Vygotsky. New York: Plenum, 1993. (Volume 2: The fundamentals of defectology - abnormal psychology and learning disabilities)

VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Universidade de São Paulo, 1988.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 8. ed. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59-83 e p. 119-142.

WEISS, M. L. L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 6. ed. Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2007.

WEISS, M. L. L. Psicopedagogia Clínica: uma Visão Diagnóstica. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Healthy At Home - Physical activity. Switzerland: WHO, 2020.

ZANON, R. B.; BACKERS, B. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psic.: Teor. e Pesq., v. 30, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010237722014000100004&lng=pt&tlng=pt

ZANOTTO, M. L. Subsídios da análise do comportamento para a formação de professores. In: HUBNER, M. M. C.; MARINOTTI, M. Análise do comportamento para educação: contribuições recentes. Santo André: Esetec Editora, 2004

ZARO, M. A Emergência da Neuroeducação: a hora e a vez da neurociência para agregar valor à pesquisa educacional. Revista Eletrônica Ciências & Cognição, v. 15, 2010. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org

Published

24/12/2023

How to Cite

Alves Guimarães, U., Godke Luz Bueno, V., Mendes de Morais Mozar, A. A., Alho Marinho , B., da Silva Oliveira, J. C., Dias Fernandes Souza, E., & Santos Guimarães, G. (2023). PEDAGOGICAL PRACTICES: NEUROSCIENCE APPLIED IN EDUCATION. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124671. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4671