HEIMLICH MANEUVER: EDUCATIONAL CONDUCT OF THE NURSES IN PRENATAL CARE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5949Keywords:
Public health education in prenatal care. First aid for choking. Heimlich maneuverAbstract
The Heimlich maneuver (abdominal traction) is a rapid first aid procedure to treat asphyxia due to upper airway obstruction. Objective: To conduct an integrative health research to gather information on publications that address the topic. Methodology: The articles were selected first through filters from the Virtual Health Library platform and were chosen according to: subject descriptor, language in Portuguese, full text, year of publication in the last 5 years. Results: A total of 1,572 studies were filtered, of which 52 articles were selected based on the inclusion criteria. The descriptor public health education in prenatal care was the most emphasized in the publications 45 (86.5%), first aid for infant choking 05 (9.6%) and the Heimlich maneuver 2 (3.8%). Among the types of studies found in the articles, the study with a systematic review design related to the topics addressed predominated 11 (21.2%). Conclusion: There was a strong growth in publications on this topic from 2020 onwards, possibly due to the stress and lack of things to do caused by family gatherings during the Covid 19 Lockdown and, as a result, a huge number of cases of choking in children were admitted to hospital emergencies during this period, sparking interest in carrying out studies on this topic.
Downloads
References
Conceição DS, et al. A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development. 2020;6(8):59412-59416. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15195 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-383
Fernandes JR, et al. Educação em saúde: o papel do enfermeiro como educador em saúde no cenário de IETC. Revista da JOPIC. 2019;2(4). https://revista.unifeso.edu.br/index.php/jopic/article/view/928
Fernandes J, et al. O papel do enfermeiro na educação em saúde para o programa nacional de imunização. Revista Científica Semana Acadêmica. 2018;130;1-13. https://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/projeto-metod._da_pesquisa-vacinas_0.pdf
Pereira VDV, et al. A Atuação do Enfermeiro Obstetra e sua Efetividade na Educação em Saúde às gestantes. Brazilian Journal of Development. 2020;6(8):62890-62901. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15721 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-646
De Brito Lima MC, et al. Obstrução de vias aéreas por corpo estranho em crianças: atuação do enfermeiro. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem. 2021;11(34):307-311. https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/416 DOI: https://doi.org/10.24276/rrecien2021.11.34.307-311
Bomfim ES, et al. Atuação do Enfermeiro acerca das práticas educativas na Estratégia de Saúde da Família. Rev. Enferm UFPE Online, 2017;1398-1402
Santos VL, et al. Avaliação do conhecimento materno sobre manobra de heimlich: construção de cartilha educativa. CuidArte, Enferm. 2020;219-225. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1147317
Monteiro TC, et al. Educação em saúde sobre a manobra de Heimlich em bebês na atenção primária: relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão. 2024;21(48):79-89. https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/95350 DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e95350
Farinha AL, et al. Estratégia de ensino-aprendizagem da Manobra de Heimlich para gestantes: relato de experiência. Disciplinarum Scientia| Saúde. 2021;22(1):59-66. https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3597
Otaviano RG, et al. O conhecimento de gestantes sobre a manobra de heimlich e suas ações diante do engasgo na criança em uma unidade de saúde, Cascavel/PR. Revista Thêma et Scientia. 2023;13(2E):121-134. https://ojsrevistas.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/1453
De Araújo Vieira CM, et al. Cuidados mediatos ao recém-nascido: orientação e capacitação das puérperas. Revista de Extensão da URCA. 2024;3(1):504-515. https://scholar.google.com.br/scholar
De Sousa LMM, et al. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista investigação em enfermagem. 2017;21(2):17-26. https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/
De Oliveira Mattos JC, et al. A liderança do enfermeiro na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Enfermagem em foco. 2019;10(4). http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2618 DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n4.2618
Paixao TT, et al. Cuidados de enfermagem em saúde reprodutiva à mulher na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social. 2022;10(4):812-824. https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/6083 DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v10i4.6083
Silva GS, et al. O conhecimento a respeito da Manobra de Heimlich por mães da rede social Facebook. REVISA (Online). 2022;11(1):69-80. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1364031?lang=pt DOI: https://doi.org/10.36239/revisa.v11.n1.p69a80
Correia LFR, et al. A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online). jan-dez. 2024;16:e11605. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1525555
Vieira TZX, et al. Construção e validação de cartilha educativa sobre suporte básico de vida para estudantes do ensino médio. Arq. ciências saúde UNIPAR. Maio-Ago 2023;27(2):545-555. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1419199 DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-001
Silva MMP, et al. Intervenção educativa para professores de creches sobre primeiros socorros: estudo quase-experimental. Rev Enferm UFPI. 2023;12(1):e4078.2023. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1523664
Melo CP, et al. Curso teórico online de primeiros socorros na escola: percepção dos professores da educação básica. Enferm. actual Costa Rica (Online). jun. 2023. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1520868
Mello KC, et al. Metodologias educativas na aprendizagem de primeiros socorros em escolas: Revisão de Escopo. REME rev. min. enferm; jan 2023;27:1523. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1523659 DOI: https://doi.org/10.35699/2316-9389.2023.38536
Correia LFRS, et al. A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online). jan-dez 2024;16:e11605. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1525555 DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.11605
Donato H, Donato M. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Acta medica portuguesa. 2019;32(3):227-235. https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923 DOI: https://doi.org/10.20344/amp.11923
Sarriera JC, et al. Estudo comparativo da integração ao contexto universitário entre estudantes de diferentes instituições. Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2012;13(2):163-172. https://www.redalyc.org/pdf/2030/203024746004.pdf
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.