HEIMLICH MANEUVER: EDUCATIONAL CONDUCT OF THE NURSES IN PRENATAL CARE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5949

Keywords:

Public health education in prenatal care. First aid for choking. Heimlich maneuver

Abstract

 The Heimlich maneuver (abdominal traction) is a rapid first aid procedure to treat asphyxia due to upper airway obstruction. Objective: To conduct an integrative health research to gather information on publications that address the topic. Methodology: The articles were selected first through filters from the Virtual Health Library platform and were chosen according to: subject descriptor, language in Portuguese, full text, year of publication in the last 5 years. Results: A total of 1,572 studies were filtered, of which 52 articles were selected based on the inclusion criteria. The descriptor public health education in prenatal care was the most emphasized in the publications 45 (86.5%), first aid for infant choking 05 (9.6%) and the Heimlich maneuver 2 (3.8%). Among the types of studies found in the articles, the study with a systematic review design related to the topics addressed predominated 11 (21.2%). Conclusion: There was a strong growth in publications on this topic from 2020 onwards, possibly due to the stress and lack of things to do caused by family gatherings during the Covid 19 Lockdown and, as a result, a huge number of cases of choking in children were admitted to hospital emergencies during this period, sparking interest in carrying out studies on this topic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aldenora Monteiro Rodrigues

Discente do curso de enfermagem no Centro Universitário Nilton Lins – UNINILTONLINS.

Micaele Cláudio da Silva

Discente do curso de enfermagem no Centro Universitário Nilton Lins – UNINILTONLINS.

Blenda Evagelista de Moura

Docente do curso de enfermagem no Centro Universitário Nilton Lins – UNINILTONLINS.

 

 

References

Conceição DS, et al. A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development. 2020;6(8):59412-59416. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15195 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-383

Fernandes JR, et al. Educação em saúde: o papel do enfermeiro como educador em saúde no cenário de IETC. Revista da JOPIC. 2019;2(4). https://revista.unifeso.edu.br/index.php/jopic/article/view/928

Fernandes J, et al. O papel do enfermeiro na educação em saúde para o programa nacional de imunização. Revista Científica Semana Acadêmica. 2018;130;1-13. https://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/projeto-metod._da_pesquisa-vacinas_0.pdf

Pereira VDV, et al. A Atuação do Enfermeiro Obstetra e sua Efetividade na Educação em Saúde às gestantes. Brazilian Journal of Development. 2020;6(8):62890-62901. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15721 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-646

De Brito Lima MC, et al. Obstrução de vias aéreas por corpo estranho em crianças: atuação do enfermeiro. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem. 2021;11(34):307-311. https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/416 DOI: https://doi.org/10.24276/rrecien2021.11.34.307-311

Bomfim ES, et al. Atuação do Enfermeiro acerca das práticas educativas na Estratégia de Saúde da Família. Rev. Enferm UFPE Online, 2017;1398-1402

Santos VL, et al. Avaliação do conhecimento materno sobre manobra de heimlich: construção de cartilha educativa. CuidArte, Enferm. 2020;219-225. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1147317

Monteiro TC, et al. Educação em saúde sobre a manobra de Heimlich em bebês na atenção primária: relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão. 2024;21(48):79-89. https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/95350 DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e95350

Farinha AL, et al. Estratégia de ensino-aprendizagem da Manobra de Heimlich para gestantes: relato de experiência. Disciplinarum Scientia| Saúde. 2021;22(1):59-66. https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3597

Otaviano RG, et al. O conhecimento de gestantes sobre a manobra de heimlich e suas ações diante do engasgo na criança em uma unidade de saúde, Cascavel/PR. Revista Thêma et Scientia. 2023;13(2E):121-134. https://ojsrevistas.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/1453

De Araújo Vieira CM, et al. Cuidados mediatos ao recém-nascido: orientação e capacitação das puérperas. Revista de Extensão da URCA. 2024;3(1):504-515. https://scholar.google.com.br/scholar

De Sousa LMM, et al. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista investigação em enfermagem. 2017;21(2):17-26. https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/

De Oliveira Mattos JC, et al. A liderança do enfermeiro na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Enfermagem em foco. 2019;10(4). http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2618 DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n4.2618

Paixao TT, et al. Cuidados de enfermagem em saúde reprodutiva à mulher na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social. 2022;10(4):812-824. https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/6083 DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v10i4.6083

Silva GS, et al. O conhecimento a respeito da Manobra de Heimlich por mães da rede social Facebook. REVISA (Online). 2022;11(1):69-80. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1364031?lang=pt DOI: https://doi.org/10.36239/revisa.v11.n1.p69a80

Correia LFR, et al. A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online). jan-dez. 2024;16:e11605. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1525555

Vieira TZX, et al. Construção e validação de cartilha educativa sobre suporte básico de vida para estudantes do ensino médio. Arq. ciências saúde UNIPAR. Maio-Ago 2023;27(2):545-555. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1419199 DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-001

Silva MMP, et al. Intervenção educativa para professores de creches sobre primeiros socorros: estudo quase-experimental. Rev Enferm UFPI. 2023;12(1):e4078.2023. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1523664

Melo CP, et al. Curso teórico online de primeiros socorros na escola: percepção dos professores da educação básica. Enferm. actual Costa Rica (Online). jun. 2023. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1520868

Mello KC, et al. Metodologias educativas na aprendizagem de primeiros socorros em escolas: Revisão de Escopo. REME rev. min. enferm; jan 2023;27:1523. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1523659 DOI: https://doi.org/10.35699/2316-9389.2023.38536

Correia LFRS, et al. A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online). jan-dez 2024;16:e11605. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1525555 DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.11605

Donato H, Donato M. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Acta medica portuguesa. 2019;32(3):227-235. https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923 DOI: https://doi.org/10.20344/amp.11923

Sarriera JC, et al. Estudo comparativo da integração ao contexto universitário entre estudantes de diferentes instituições. Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2012;13(2):163-172. https://www.redalyc.org/pdf/2030/203024746004.pdf

Published

16/11/2024

How to Cite

Monteiro Rodrigues, A., da Silva, M. C., & de Moura, B. E. (2024). HEIMLICH MANEUVER: EDUCATIONAL CONDUCT OF THE NURSES IN PRENATAL CARE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(11), e5115949. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5949