NIÑOS, NIÑAS Y ADOLESCENTES EN LA CALLE Y ESTUDIANTES EXTRANJEROS: IMPACTOS INTERCULTURALES EN EL DESARROLLO Y EL ACCESO A LAS ESCUELAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1860Palabras clave:
Población infantil. Calle. Extranjero. Impactos. Interculturalidad. Escuelas.Resumen
El tema de este estudio son los impactos interculturales en el desarrollo y acceso a las escuelas de los niños y adolescentes de la calle que viven en las calles y de los estudiantes extranjeros que llegan a las escuelas brasileñas. Los objetivos son analizar los impactos en la educación y mostrar la triste realidad en la que vivimos los menores de edad en situaciones de calle, y verificar cuáles son las principales limitaciones interculturales que enfrentan los estudiantes extranjeros al llegar a la escuela brasileña. Este estudio es el resultado de una investigación bibliográfica, cualitativa y cuantitativa con aplicación de la investigación de campo, a través de formularios de Google. La base teórica se basa en Brandão (2013), Claro et al. (2014), Candau (2012), Funiber (2021), Godinho (2015), Luna (2011), Mota (2012), Nunes (2013), Silva y Avelar (2014) y otros.
Descargas
Referencias
ARPINI, Dorian; GONÇALVES, Camila. Drogas e álcool na relação com a violência: o olhar de adolescentes em situação de rua. Psico, v. 42, n. 4, p. 442-449, 2011.
BRASIL, Presidência da República, Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 7.053/2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7053.htm. Acesso em 15 ago. 2022.
BRASIL, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselho-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-conanda/conanda. Acesso em: 15 ago. 2022.
BRANDÃO, Beatriz. O Estado nas margens e as margens do Estado: ações políticas para meninos em condição de rua usuários de crack. Publicatio UEPG, v. 21, n. 2, p. 173-180, 2013.
CLARO, Heloísa. OLIVEIRA, Maria Aparecida; RIBEIRO, Anna Paula; FERNANDES, Caty; CRUZ, Alexandre; SANTOS, Eva. Perfil e padrão de uso de crack de crianças e adolescentes em situação de rua: uma revisão integrativa. Smad – Revista eletrônica saúde mental, álcool e drogas v. 10, n. 1, p. 35-41, 2014.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. (2012). Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/QL9nWPmwbhP8B4QdN8yt5xg/?lang=pt.
DEBIAGGI, Sylvia Dantas e PAIVA, Geraldo José de. (orgs.) Set. 2010. Psicologia E/Imigração e Cultura. Ed. Casa do Psicólogo. Disponível em: https://bityli.com/XJxaKy Acesso em: 13 Fev. 2022.
DIETZ, Gunther. Multiculturalismo, interculturalidad y diversidad en educación. Una aproximación antropológica. México: FCE, 2012.Disponível em: https://www.academia.edu/38237665/Multiculturalismo_interculturalidad_y_diversidad_en_educaci%C3%B3n_una_aproximaci%C3%B3n_antropol%C3%B3gica Acesso em: ago. 2022.
FERREIRA, Vanda; LITTIG, Patrícia; VESCOVI, Renata. Crianças e adolescentes abrigados: perspectiva de futuro após situação de rua. Psicologia & Sociedade, v. 26, p.165-174, 2014.
FUNIBER. Interculturalidade e educação. (p. 36). Barcelona. Espanha. (2021)
GODINHO, Josiane. A escola de quem não tem escola: os desafios da escolarização para jovens em situação de rua. Porto Alegre: Pucrs, 2015. Dissertação de mestrado em Educação.
LIMA, Rebeca. Bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes em situação de rua Fortaleza: Unifor, 2014. Dissertação de mestrado em Psicologia.
LUNA, Izaildo. Educação em saúde com adolescentes em situação de rua visando à prevenção de DST/Aids. Fortaleza: UFC, 2011. Dissertação de mestrado em Enfermagem.
MOTA, Rubens. A trajetória de jovens em situação de rua usuários de crack. Brasília: UCB, 2012. Dissertação de mestrado em Psicologia.
NUNES, Rosane. Concepções de tratamento de crianças e adolescentes usuários de drogas com experiência de vida nas ruas no município do Rio de Janeiro Rio de Janeiro: PUC Rio, 2013. Dissertação de mestrado em Serviço Social.
SILVA, Josianne; AVELAR, Telma. Crianças em situação de rua e suas representações sobre lar e família por meio do desenho. Psicologia Argumento, v. 32, n. 76, p. 69-77, 2014.
STOFFEL, Helena Teresinha Reinehr, BRITO, Junea Graciele Rodrigues Dantas de, GONZATTI, Luciane Demiquei. Avaliação: nota ou construção de aprendizagem. In: Educação: Políticas públicas, ensino e formação 3. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/65820 Acesso em 12 ago. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.