POPULAÇÃO INFANTIL E ADOLESCENTE NAS RUAS E ESTUDANTES ESTRANGEIROS: IMPACTOS INTERCULTURAIS NO DESENVOLVIMENTO E NO ACESSO ÀS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1860

Palavras-chave:

População infantil. Rua. Estrangeiros. Impactos. Interculturalidade. Escolas.

Resumo

O presente estudo tem como tema, os impactos interculturais no desenvolvimento e no acesso às escolas dos menores de rua e adolescentes que vivem nas ruas e dos estudantes estrangeiros que chegam nas escolas brasileiras. Os objetivos são analisar os impactos na educação e mostrar a triste realidade em que vivem os menores em situação de rua, e verificar quais são as principais limitações interculturais que os estudantes estrangeiros enfrentam ao chegar na escola brasileira. Esse estudo é resultado de pesquisa bibliográfica, qualitativa e quantitativa com aplicação de pesquisa de campo, via Google Forms. A base teórica está fundamentada em Brandão (2013), Claro et al (2014), Candau (2012), Funiber (2021), Godinho (2015), Luna (2011), Mota (2012), Nunes (2013), Silva e Avelar (2014) e outros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Gislaine Araujo Dantas Tanaka

Mestranda em Educação com especialização  em Educação Superior- Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI), Puerto Rico. 

 

 

Helena Teresinha Reinehr Stoffel

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). 

Junea Graciele Rodrigues Dantas de Brito

Mestranda em Educação com especialização em Gestão e Organização de Centros Educacionais -  Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI), Puerto Rico..

 

Jussara Aparecida Teixeira Zimmermann

Mestranda em  Educação com especialização em Educação Superior - Universidade internacional Iberoamericana (UNINI). Puerto Rico. 

 

Luciane Demiquei Gonzatti

Mestranda em Educação com especialização em Educação Superior- Universidade internacional Iberoamericana(UNINI). México. 

 

 

Referências

ARPINI, Dorian; GONÇALVES, Camila. Drogas e álcool na relação com a violência: o olhar de adolescentes em situação de rua. Psico, v. 42, n. 4, p. 442-449, 2011.

BRASIL, Presidência da República, Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 7.053/2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7053.htm. Acesso em 15 ago. 2022.

BRASIL, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselho-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-conanda/conanda. Acesso em: 15 ago. 2022.

BRANDÃO, Beatriz. O Estado nas margens e as margens do Estado: ações políticas para meninos em condição de rua usuários de crack. Publicatio UEPG, v. 21, n. 2, p. 173-180, 2013.

CLARO, Heloísa. OLIVEIRA, Maria Aparecida; RIBEIRO, Anna Paula; FERNANDES, Caty; CRUZ, Alexandre; SANTOS, Eva. Perfil e padrão de uso de crack de crianças e adolescentes em situação de rua: uma revisão integrativa. Smad – Revista eletrônica saúde mental, álcool e drogas v. 10, n. 1, p. 35-41, 2014.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. (2012). Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/QL9nWPmwbhP8B4QdN8yt5xg/?lang=pt.

DEBIAGGI, Sylvia Dantas e PAIVA, Geraldo José de. (orgs.) Set. 2010. Psicologia E/Imigração e Cultura. Ed. Casa do Psicólogo. Disponível em: https://bityli.com/XJxaKy Acesso em: 13 Fev. 2022.

DIETZ, Gunther. Multiculturalismo, interculturalidad y diversidad en educación. Una aproximación antropológica. México: FCE, 2012.Disponível em: https://www.academia.edu/38237665/Multiculturalismo_interculturalidad_y_diversidad_en_educaci%C3%B3n_una_aproximaci%C3%B3n_antropol%C3%B3gica Acesso em: ago. 2022.

FERREIRA, Vanda; LITTIG, Patrícia; VESCOVI, Renata. Crianças e adolescentes abrigados: perspectiva de futuro após situação de rua. Psicologia & Sociedade, v. 26, p.165-174, 2014.

FUNIBER. Interculturalidade e educação. (p. 36). Barcelona. Espanha. (2021)

GODINHO, Josiane. A escola de quem não tem escola: os desafios da escolarização para jovens em situação de rua. Porto Alegre: Pucrs, 2015. Dissertação de mestrado em Educação.

LIMA, Rebeca. Bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes em situação de rua Fortaleza: Unifor, 2014. Dissertação de mestrado em Psicologia.

LUNA, Izaildo. Educação em saúde com adolescentes em situação de rua visando à prevenção de DST/Aids. Fortaleza: UFC, 2011. Dissertação de mestrado em Enfermagem.

MOTA, Rubens. A trajetória de jovens em situação de rua usuários de crack. Brasília: UCB, 2012. Dissertação de mestrado em Psicologia.

NUNES, Rosane. Concepções de tratamento de crianças e adolescentes usuários de drogas com experiência de vida nas ruas no município do Rio de Janeiro Rio de Janeiro: PUC Rio, 2013. Dissertação de mestrado em Serviço Social.

SILVA, Josianne; AVELAR, Telma. Crianças em situação de rua e suas representações sobre lar e família por meio do desenho. Psicologia Argumento, v. 32, n. 76, p. 69-77, 2014.

STOFFEL, Helena Teresinha Reinehr, BRITO, Junea Graciele Rodrigues Dantas de, GONZATTI, Luciane Demiquei. Avaliação: nota ou construção de aprendizagem. In: Educação: Políticas públicas, ensino e formação 3. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/65820 Acesso em 12 ago. 2022.

Publicado

05/09/2022

Como Citar

Araujo Dantas Tanaka, G. ., Teresinha Reinehr Stoffel, H., Rodrigues Dantas de Brito, J. G. ., Aparecida Teixeira Zimmermann, J. ., & Demiquei Gonzatti, L. . (2022). POPULAÇÃO INFANTIL E ADOLESCENTE NAS RUAS E ESTUDANTES ESTRANGEIROS: IMPACTOS INTERCULTURAIS NO DESENVOLVIMENTO E NO ACESSO ÀS ESCOLAS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391860. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1860