FORMACIÓN DOCENTE E INCLUSIÓN ESCOLAR DE PERSONAS CON DISCAPACIDAD - REVISIÓN DE LA LITERATURA

Autores/as

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Edinalva Oliveira dos Santos
  • Silvania Maria Roque
  • Celiney Tavares Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2262

Palabras clave:

autores viven con algunos profesores, que no tienen la formación

Resumen

El tema abordado fue seleccionado, porque es común vivir y trabajar con algunos profesionales que no tienen la formación adecuada para trabajar con estudiantes de inclusión. Por lo tanto, la investigación permite un conocimiento razonado sobre el tema y, teóricamente, se prepara para el desempeño con estos estudiantes. Se basa en la premisa de que los docentes no están preparados para la inclusión. El objetivo es reflexionar sobre la inclusión escolar y la formación docente, para conocer y describir una formación continua de docentes de inclusión. Y describa qué es y para quién es la inclusión escolar.

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Biografía del autor/a

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Edinalva Oliveira dos Santos

    Formação em Magistério, graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Licenciada em Filosofia na FJC Faculdade João Calvino na cidade de Barreiras-Ba, Capacitação em Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (PROGESTÃO) pela Secretaria do Estado da Bahia, Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa e Escola de Gestores da Educação Básica, (UFBA) Faculdade Federal da Bahia, Pós Graduada em Psicopedagogia pela (FTC) Faculdade de Tecnologia e Ciências em Salvador-Bahia. Psicologia Escolar (FAVENI), Gestão na Prática (CEUS-Flor do Sertão-SC), Curso de Formação em Atendimento Educacional Especializado (Universidade do Estado da Bahia). Mestranda em Educação: Especialização em formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico- Espanha.

  • Silvania Maria Roque

    Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

  • Celiney Tavares Santos

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Licenciatura em História - Faculdades de Ciências da Bahia, especialista em Psicopedagogia Organizacional e especialista Gestão da Administração em Educação, Professora do Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI e mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha. 

Referencias

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Publicado

28/11/2022

Cómo citar

FORMACIÓN DOCENTE E INCLUSIÓN ESCOLAR DE PERSONAS CON DISCAPACIDAD - REVISIÓN DE LA LITERATURA. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122262. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2262