FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Edinalva Oliveira dos Santos
  • Silvania Maria Roque
  • Celiney Tavares Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2262

Palavras-chave:

Deficiência, Escola

Resumo

O tema abordado foi selecionado, pois é comum conviver e trabalhar com alguns profissionais que não possuem uma formação adequada para trabalhar com alunos de inclusão. Desta forma, a pesquisa possibilita um conhecimento fundamentado sobre o assunto e, prepara teoricamente para a atuação com esses alunos. Parte-se da premissa de que os professores não estão preparados para a inclusão. O objetivo é refletir sobre a inclusão escolar e a formação de professores, conhecer e descrever uma formação continuada de professores da inclusão. E descrever sobre o que é e para quem serve a inclusão escolar.

 

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Edinalva Oliveira dos Santos

    Formação em Magistério, graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Licenciada em Filosofia na FJC Faculdade João Calvino na cidade de Barreiras-Ba, Capacitação em Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (PROGESTÃO) pela Secretaria do Estado da Bahia, Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa e Escola de Gestores da Educação Básica, (UFBA) Faculdade Federal da Bahia, Pós Graduada em Psicopedagogia pela (FTC) Faculdade de Tecnologia e Ciências em Salvador-Bahia. Psicologia Escolar (FAVENI), Gestão na Prática (CEUS-Flor do Sertão-SC), Curso de Formação em Atendimento Educacional Especializado (Universidade do Estado da Bahia). Mestranda em Educação: Especialização em formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico- Espanha.

  • Silvania Maria Roque

    Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

  • Celiney Tavares Santos

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Licenciatura em História - Faculdades de Ciências da Bahia, especialista em Psicopedagogia Organizacional e especialista Gestão da Administração em Educação, Professora do Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI e mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha. 

Referências

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Publicado

28/11/2022

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - REVISÃO DE LITERATURA. (2022). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122262. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2262