ESTUDIO TEÓRICO SOBRE LA INNOVACIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR BASADO EN INDICADORES Y PARÁMETROS DEL SINAES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3671

Palabras clave:

basada en indicadores de ENADE y CPC

Resumen

Este artículo analiza la relación entre la evaluación institucional, basada en indicadores de ENADE y CPC, y los elementos que se aplican en la construcción de una cultura de innovación, tal como lo establece la norma ISO 56002. La literatura destaca que ambos elementos pueden estar interconectados, ya que sirven como estándares. orientar la implementación de acciones dirigidas a la innovación en los cursos estudiados. Además, el artículo sugiere posibilidades para integrar estos procesos con miras a mantener la calidad

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Biografía del autor/a

  • Giancarlo Moser

    Pós-Doutorado em Administração (PPGA/UNISUL), Pós-Doutorado em História (CPDOC/FGV,  Doutorado em Ciências Sociais, Doutorado em Patrimônio Cultural (PPGTH/UNIVALI), Mestrado em Patrimônio Cultural (PPGTH/UNIVALI), Especialização em Cultura e Idioma (ITC/UTrento), Graduação em História pela UFSC, Licenciatura em Sociologia e Graduação em Processos Gerenciais. Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina . Diretor Acadêmico, Diretor Executivo, Pró-Reitor, Coordenador de Cursos em Grupos Educacionais de abrangência nacional e internacional e Diretor de Escolas Técnicas. Professor de Ensino Superior (Graduação, lato sensu e Stricto Sensu), Avaliador de Projetos de Patrimônio Histórico, Avaliador de Cursos de Graduação do Conselho Estadual de Educação/SC, Avaliação de Ensino Superior do INEP /MEC. 

  • Alvaro José de Souto

    Graduado em Marketing e em Relações Internacionais, mestre e doutorando em Administração. Professor em cursos de graduação e pós-graduação na área de negócios internacionais, marketing e gestão/estratégia, coordenador de Cursos de Graduação na área de gestão e negócios na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Avaliador institucional e de cursos pelo INEP/MEC; membro do Conselho Superior e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisul. 

  • Rejane Roecker

    Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gestão de Projetos. Professora adjunta em tempo integral da Universidade do Sul de Santa Catarina, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Relações Internacionais e Engenharia da Produção, em nível de graduação e pós-graduação.

  • Ricardo Luis Barcelos

    Graduado em ADMINISTRAÇÃO pela SOCIESC, mestre em Administração pelo PPGA UNIVALI e doutor em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí _ UNIVALI. Professor de graduação e pós graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Membro dos grupos de pesquisa GESEG e PROFORME do Programa de Pós Graduação em Administração da UNIVALI e do grupo Materiais Ativos da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

  • Nei Antonio Nunes

    Bacharel em Filosofia, Mestre em Educação e Doutor em Sociologia Política pela Ufsc. Doutorado (Modalidade Sanduíche) no Departamento de História e Estudos Políticos e Internacionais da Universidade do Porto (Dhepi). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Ufsc (Ppgich). Professor de Filosofia Política, Ética e Epistemologia em Cursos de Graduação da Unisul. Professor Permanente e Pesquisador do Mestrado e Doutorado em Administração (Unisul). Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Social. Líder da Linha de Pesquisa Inovação e Sociedade e do Projeto e Pesquisa "Epistemologias e Práticas de Gestão das Inovações Sustentáveis e Emancipatórias". Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul.

  • Thiago Henrique Almino Francisco

    Pós-Doutor em Administração (PPGA/UFSC). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Coordenador Adjunto dos Cursos de Administração e Comércio Exterior. Pesquisador, vinculado ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU/UFSC) e ao Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU - UNESC).

Referencias

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Publicado

28/07/2023

Cómo citar

ESTUDIO TEÓRICO SOBRE LA INNOVACIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR BASADO EN INDICADORES Y PARÁMETROS DEL SINAES. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473671. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3671