ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DEL INGLÉS COMO LENGUA EXTRANJERA EN LA ESCUELA PRIMARIA II EN UNA ESCUELA PÚBLICA ESTATAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5257

Palabras clave:

Enseñanza, Aprendizaje, Lengua Inglesa Extranjera, Análise de Datos

Resumen

El presente estudio de caso se llevó a cabo en una escuela pública que se denominará "X", cuyo objeto de estudio es la enseñanza y el aprendizaje del inglés como lengua extranjera en la escuela primaria II. De acuerdo con los cuestionarios y el análisis de la observación de campo, esta investigación recorre los referentes teóricos sobre el tema y presenta un análisis de la capacidad de los alumnos para aprender inglés como lengua extranjera. Para ello, se realizaron 174 horas de observación de campo con dos profesores diferentes que imparten clases de sexto a noveno grado; y se incluyó a los estudiantes como protagonistas del proceso de aprendizaje mediante una entrevista en cada grado para construir la respuesta al problema y objetivos de esta investigación.

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Biografía del autor/a

  • Marcelo Dourado Sales

    Profissional de Coaching Executivo e Mentoria para Executivos, especialista para área de arquitetura, consultor para empreendedores e médias empresas para gestão de processos, pessoas, performance e projetos. Palestrante e Facilitador de Workshops para a área de T&D. Docente com oito anos de experiência na Graduação, Tecnólogos e Pós-Graduação. Professor universitário e tradutor com doutorado na FCU.

  • Márcio Magera Conceição

    Economista pela PUC- Campinas. MBA de Marketing pela ESAMC, Sorocaba. Mestrado em Administração pela UNG - Guarulhos. Mestrado em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutor em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutor em Filosofia da Administração pela FCU – EUA, diploma Reconhecido no Brasil pela Universidade UNAMA, Pará. Pós Doutor Unicamp - Campinas. Pós Doutor FCU - EUA. Pós Doutor Universidade de Coimbra- Portugal. Jornalista e Escritor. Avaliador do MEC/INEP, há 16 anos. Pró Reitor da Universidade de Guarulhos, SP. Pesquisador do grupo de cientistas da Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Portugal. Pesquisador da Universidade Paulista, UNIP. Professor do programa de mestrado Geoambiental da Universidade Guarulhos. Editor chefe da RECIMA21. 

  • Joelma Telesi Pacheco Conceição

    Mestre em Administração de Empresas, nos últimos oito anos ministrei aulas em graduação e pós graduação, dominando diversas disciplinas em cursos de Administração e Tecnológicos em Gestão de Recursos Humanos, Logística, Comércio Exterior, Gestão da Qualidade, Gestão Comercial, entre outros. Orientei a elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TCC) em graduação e pós graduação. Trabalhei durante treze anos na educação infantil e acredito que esta experiência sirva de diferencial para um relacionamento didático e criativo com os alunos universitários. 

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Publicado

28/05/2024

Cómo citar

ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DEL INGLÉS COMO LENGUA EXTRANJERA EN LA ESCUELA PRIMARIA II EN UNA ESCUELA PÚBLICA ESTATAL. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(6), e565257. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5257