O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5257Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Lingua Inglesa Estrangeira, Análise de DadosResumo
Este estudo de caso é aplicado em uma escola Estadual que será chamada de “X”, cujo objeto de estudo é o ensino e a aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira no ensino Fundamental II, conforme os questionários e a análise da observação em campo, esta pesquisa percorre pelos referenciais teórico sobre o tema e apresenta uma análise sobre a capacidade dos alunos em aprender o inglês como língua estrangeira. Para tal, foram realizadas observações em campo de 174 horas acompanhando dois professores diferentes que ministram aulas do sexto ao nono anos; e inseriu os alunos como os principais protagonistas do processo de aprendizagem por meio de uma entrevista em cada série para construção da resposta do problema e objetivos dessa pesquisa.
Downloads
Referências
ANTONY, E. M. Approach, method, technique. English Language Teaching, v. 17, p. 63–67. 1963. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/XVII.2.63
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. São Paulo: Editora Artmed, 2001. p. 56.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: Diretrizes Gerais. Brasília: MEC, 2004.
DARLING-HAMMOND, L. Creating a comprehensive system for evaluating and supporting effective teaching. Stanford Center for Opportunity Policy in Education, 2012.
ELLIS, R. Formal Instruction and Second Language Acquisition: The study of second language acquisition. Oxford: Oxford, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002, p. 27.
GOULART, Amanda. Métodos de ensino inglês: abordagens. Blog Flexge, 11 mar. 2022. https://blog.flexge.com/metodos-ensino-ingles-abordagens/. Acessado em: 15 out. 2023.
HATTIE, J. Visible Learning: A Synthesis of Over 800 Meta-analyses Relating to Achievement. [S. l.]: Routeledge, 2009.
KRASHEN, Stephen D. Principles and practice in Second Language Acquisition. Oxford: [s. n.], 1982.
KUMARAVADIVELU, B. Understanding language teaching: from method to postmethod. New Jersey/London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2006. DOI: https://doi.org/10.4324/9781410615725
LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How languages are learned. 2. Ed. Hong Kong: Oxford. University Press, 2004.
PAIVA, V. L. M. de O. Aquisição de segunda língua. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. Approaches and methods in language teaching. Cambridge, England: Cambridge University Press, 1986.
SELLTIZ, C.; JOHODA, M.; DEUTSCH, M.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa nas relações sociais. Tradução: Dante Moreira Leite. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1975.
SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004
SWAIN, M. Communicative competence: some roles of comprehensible input and comprehensible output in its development. In: GASS, S.; MADDEN, C. (Eds.). Input in second language acquisition. Rowley: Newbury House, 1985. p. 235-253.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
YIN, Robert. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.