O IMPACTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NA JORNADA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i1.57Palabras clave:
Home office, publicidade e propaganda, CoronavirusResumen
Durante a pandemia do novo coronavírus, o setor de Publicidade e Propaganda precisou se adequar para realizar o seu trabalho em home office. Saber qual foi a realidade dos profissionais devido às mudanças, quais foram as adaptações que tiveram que enfrentar, os impactos em seus cotidianos e se esse sistema foi apenas momentâneo devido à pandemia ou se pode se tornar uma prática constante nas agências de publicidade, são os objetivos deste artigo. Para isso, foram abordados a relação de trabalho home office antes e durante a pandemia, a estrutura de uma agência de Publicidade e quais vantagens e desvantagens da implementação do home office, tanto para os colaboradores quanto para as agências e o funcionamento do mercado e jornada de trabalho nas organizações, a fim de entender quais meios de trabalho podem ser adaptados para a realidade dos profissionais de comunicação. Foi realizado, também, uma pesquisa com alguns colaboradores que trabalham em agências de Publicidade de Santa Catarina, dando ênfase em perguntas que abordaram a implementação do home office durante a pandemia. Baseado nas informações coletadas, verificou-se que o impacto profissional, pessoal e emocional das mudanças bruscas geradas pela pandemia foram fatores que pesaram para que o home office e jornadas de trabalho alternativas em momentos de crise devam ser melhor avaliados para uma adequação que evite gerar dificuldades emocionais aos colaboradores, principalmente em momentos de estresse, ansiedade e incertezas, como foi o caso da pandemia.
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