ARTICULAÇÕES SOBRE O ENSINO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST) NA SALA DE AULA INVERTIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1447

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Sala de aula invertida, Ensino, Infecções sexualmente transmissíveis

Resumo

Com a chegada do século XXI, novos processos e formas de se comunicar surgiram. Na sociedade moderna os aparatos tecnológicos encurtaram distâncias, viajamos em poucos cliques, recebemos e compartilhamos informações em velocidade nunca vista. Neste contexto é perceptível que a maneira de ensinar e aprender também se modificou, pensar na educação é estar consoante e inserido neste cenário. Moran (2000) afirma que muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Portanto, há reflexões a respeito das metodologias ainda utilizadas em sala de aula e a maneira como estas se afastam da realidade de um aluno cada vez mais rodeado de novidades tecnológicas e informações e inquieto com uma sala de aula estática e fora de seu mundo. Diante dessas ponderações, o presente trabalho buscou contemplar, através de um relato de experiência, as possibilidades de se discutir Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a partir do ensino híbrido, com a sala de aula invertida. A intervenção pedagógica ocorreu em uma turma de 2ª ano do ensino médio, nas aulas de biologia. Como resultado, foi possível verificar, através da comparação entre questionários, a evolução em conceitos biológicos e sociais dentro da proposta realizada. Conclui-se, desta forma, que a inserção de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, possibilita explorar melhor o tempo e espaço, possibilitando ganhos na comunicação entre professor e aluno de modo a maximizar a apreensão do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Lemos da Silva

Professor de Biologia da rede privada do município do Rio de Janeiro. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jorge Cardoso Messeder

Docente do Curso de Licenciatura em Química (IFRJ-Nilópolis). Docente permanente do PPECN (UFF).

Referências

BERBEL, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, v. 114, 2016.

BRÊTAS, J. R. D. S. OHARA, C. V. D. S., JARDIM, D. P., & MUROYA, R. D. L. (2009). Conhecimento sobre DST/AIDS por estudantes adolescentes. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 43(3), 551-557.

DAMIANI, M. F.; ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F.; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, 45, 57-67, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em 4 agosto/2021.

DE ANDRADE, A. V. C., BRINATTI, A. M., & DA SILVA, S. L. R. O uso do Google Forms como instrumento de revisão de competências em Física Experimental em um curso de Licenciatura em Física. Revista Tecnologias na Educação, Ano 10, Número/Vol. 25, 2018.

FRANCO, M. V. A.; DANTAS, O. M. A. Pesquisa Exploratória: Aplicando Instrumentos De Geração De Dados–Observação, Questionário E Entrevista. Anais... In: XI Congresso nacional de educação-EDUCERE. 2013. p. 1-16.

JOSÉ MANUEL MORAN. Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L; TANZI NETO, A; TREVISANI, F. M. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Penso Editora, 2015, página 28-42.

MANZATO, A. J.; SANTOS, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. 2012.

MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

MORAN, J. M. (2000). Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, 3(1).

SILVA, R. F. D.; CORREA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação e Linguagem, ano, 1(1), 23-25, 2014.

Downloads

Publicado

03/06/2022

Como Citar

Lemos da Silva, P. H. ., & Cardoso Messeder, J. (2022). ARTICULAÇÕES SOBRE O ENSINO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST) NA SALA DE AULA INVERTIDA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361447. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1447