PLATAFORMAS ADAPTATIVAS: ENSEÑANZA PERSONALIZADA A TRAVÉS DEL APRENDIZAJE ADAPTATIVO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1580Palabras clave:
creciente popularidad de las herramientas digitalesResumen
There is a growing popularity of digital tools that can collaborate in the teaching and learning process and the need to provide an education that meets the diverse needs of contemporary students. This research aimed to identify the profile of the adaptive platforms available today in books and educational sites that address the theme: interventions that organize, measure, monitor and guide the development of learning and its characteristics. In view of the above, this research aims to analyze the adaptive platforms in personalized teaching. Adaptive platforms should bring innovation to the educational system, having as product open, adaptable, flexible systems and in order to inhibit the barriers present in education, thus allowing to work the inclusion in the educational system.
Descargas
Citas
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? 1 ed. São Paulo, Paulus, 2011.
BERSCH, R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: Ensaios Pedagógicos. Brasília: SEESP/MEC, 2006.
BONILLA, Maria Helena Silveira; SILVA, Manoela Cristina Correia Carvalho da; MACHADO, Taiane Abreu. Tecnologias digitais e deficiência visual: a contribuição das TIC para a prática pedagógica no contexto da Lei Brasileira de Inclusão. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.6, n.12, 2018.
BORGES, M. A. F. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais. 2009. 321f. Tese de doutorado em educação: Currículo Pontifica UniAVrsidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
BRITO, Crecilânia da Silva et al. Uso da tecnologia lúdico-pedagógica para portadores de síndrome de down. Revista Facima Digital Gestão. 2020. Disponível em: <https://www.facima.edu.br/instituto/revista/arquivos/ano3/revista_facima_ano_3_tecnologia_ludico.pdf>. Acessado em: 03 de abril de 2022.
BRITO, Crecilânia da Silva et al. Uso da tecnologia lúdico-pedagógica para Síndrome de Down. Revista Facima Digital Gestão. 2020.
CAMPOS, Cristiane Maria da Silva; PESSOA, Maria Núbia. A inserção das TIC na educação inclusiva: desafios e possibilidades. IV COLBEDUCA e II CIEE, 24 e 25 de Janeiro de 2018, Braga e Paredes de Coura, Portugal.
CIDRIM, Luciana; MADEIRO, Francisco. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aplicadas à dislexia: revisão de literatura. Rev. CEFAC. 2017.
DÉZINHO, Mariana. Educação, inclusão e TIC’s: avaliação da qualidade dos recursos de acessibilidade midiática na televisão brasileira – um estudo sobre legendas para pessoas com deficiência auditiva. 2016. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, MS: UFGD, 2016.
GALVÃO FILHO, T. A. Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. Tese (Doutorado em Educação) – UniAVrsidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
GALVÃO FILHO, T. A.; DAMASCENO, L. L. Tecnologias Assistivas para Autonomia do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais. Revista Inclusão, Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC), ano 2, n. 02, 2006.
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Cultura Acadêmica, 2012.
GÂNDARA, Rita Isabel Vieira. A utilização das TIC como meio de aprendizagem na educação especial. 2013. 156f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa, 2013.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6º ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002
JUVÊNCIO, Vera Lúcia Pontes. Contribuição das tecnologias da informação e comunicação (tics) para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual: o caso da Universidade Federal do Ceará. 2013. 159f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2013.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LAUAND, G. B. A. Fontes de informação sobre tecnologia assistiva para favorecer à inclusão escolar de alunos com deficiências físicas e múltiplas. Tese (Doutorado em Educação Especial) Programa de Pós-graduação em Educação Especial, UniAVrsidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2005.
LION, Carina Gabriela. Mitos e realidades da tecnologia educacional. In: LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2015.
LOPES-HERRERA, S. A. Transtornos da linguagem expressiva nos portadores de transtorno invasivo do desenvolvimento. In: CAMARGOS Jr., W. Transtornos invasivos do desenvolvimento: 3º milênio. Brasília: CORDE, 2005.
MAIA, Dennys Leite; BARRETO, Marcilia Chagas. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias, v. 5, n.1, 2012.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A tecnologia aplicada à educação na perspectiva inclusiva. Mimeo, 2004.
MARTINS, Maria Elenita da Silva. O uso das TIC’s com crianças autistas no ensino Fundamental I. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, 2018.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
NASCIMENTO, Grazielly Vilhalva Silva do. Educação, Inclusão e TICs: O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso para inclusão de Deficientes Auditivos. 2013. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
NOGARO, Arnaldo; CERUTTI, Elizabete. As TICs nos labirintos da prática educativa. Curitiba: CRV, 2016.
PEREIRA, Raquel Alves. A Utilização dos jogos digitais como recurso pedagógico no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2018. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
QUELHAS, Maria do Rosário Henriques Branco Pires. O uso das TIC por jovens do ensino básico com trissomia 21: um estudo de caso. 2011. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação, 2011.
RICOY, María Carmen; COUTO, Maria João V. S. As boas práticas com TIC e a utilidade atribuída pelos alunos recém-integrados à universidade. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 4, 2014.
RODRIGUES, A. M. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: GRINSPUN, M.P.S.Z. (org.). Educação Tecnológica: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Cortez, 2014.
RODRIGUES, Elisandra Silveira Gonçalves. Intervenções com uso de tecnologias no ensino superior para estudantes disléxicos. Revista Humanidades e Inovação, v.5, n. 9 – 2018.
RODRIGUES, Francisco Sueudo. O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) por alunos cegos em escola pública municipal de Fortaleza. 2010. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
SANDHOLTZ, H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. São Paulo: Artmed, 2015.
SANTOS, Adenir Fonseca dos. Uso das tecnologias da informação e comunicação - TIC – tecnologia assistiva – sistema inteligente para a capacitação e inclusão de pessoa com deficiência visual no mercado de trabalho – um estudo de caso. 2018. 161 f. Dissertação - Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, 2018.
SANTOS, Carlinho AlAVs; MORAES, Denise Rosana da Silva. Tecnologia educacional no contexto escolar: contradições, desafios e possibilidades. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2085-8.pdf>. Acessado em: 03 de abril de 2022.
SCHAFF, A. A Sociedade informática: as consequências da segunda revolução industrial. São Paulo: Brasiliense, 2017.
SILVEIRA, D. T.; CÓDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDDT, T. E. e SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora de UFRGS, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.