FERRAMENTAS EDUCATIVAS SOBRE A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2812Palavras-chave:
Adolescente, Imagem corporal, mídias sociaisResumo
Identificar as ferramentas educativas disponíveis sobre a influência das mídias sociais na imagem corporal de adolescentes na literatura. Método: estudo de revisão integrativa realizada na PubMed, ScienceDirect, Lilacs e Medline via BVS, pelos critérios orientadores PICo; através do DECs e MeSH: mídias sociais, rede social, imagem corporal, adolescentes e educação, nos idiomas português, espanhol e inglês. Os critérios de inclusão foram: artigos completos disponibilizados na íntegra, nas bases de dados selecionadas, que apresentavam aderência à temática nos idiomas português, espanhol e inglês, publicados entre os anos de 2013 e 2022, com vistas a identificar as evidências da temática em questão publicadas nos últimos 10 (dez) anos. Resultados: a amostra incluiu 19 artigos, sendo 16 internacionais e 3 nacionais com diversas abordagens metodológicas e contextos investigativos. Os dados foram organizados conforme as categorias: influência da mídia social na imagem corporal (15 artigos) e intervenções educativas sobre essa temática (4 artigos). Conclusão: a mídia social tem contribuído para o aumento da pressão corporal. Além disso, a internalização da mídia está relacionada com a insatisfação da imagem corporal entre adolescentes do sexo feminino. Conclui-se que existe uma grande demanda por intervenções sobre imagem corporal e influência da mídia social para adolescentes. Consequentemente, há uma necessidade de ações educativas que abordam o uso de mídias sociais e preocupações com a imagem corporal entre meninas adolescentes para prevenir e minimizar danos potenciais à saúde.
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