ANÁLISES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA INCLUSÃO E NO MEIO EDUCACIONAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Márcia da Silva Santos
  • Josenice de Omena Santos
  • Jaline Nazaré Chaves de Faria
  • Célia Silva Vieira Camargo
  • Danielle Salvador Melo Burigo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4338

Palavras-chave:

Educação. Escola. Tecnologia. Inclusão. Pedagogia.

Resumo

Este artigo consiste em pesquisa de caráter teórico-bibliográfico a respeito da utilização das Tecnologias Digitais como mecanismos facilitadores do processo de inclusão de alunos com NEE - Necessidades Educativas Especiais nas instituições de ensino. A busca por uma educação significativa para todos e que acolha a diversidade existente no contexto escolar constitui o foco dessa investigação. Assim, a proposta de estudo gira em torno da reflexão acerca do uso pedagógico das tecnologias como instrumentos estimuladores de habilidades e competências dos alunos com NEE. As Tecnologias Digitais estão se tornando parte integrante da sociedade moderna em todos os setores sociais de maneira muito rápida, além de trazerem com elas inúmeros benefícios. A escola é considerada um dos ambientes da sociedade que mais se beneficiam das tecnologias ao longo dos anos. A utilização das Tecnologias Digitais utilizadas como mecanismos educativos nas instituições de ensino possibilita o desenvolvimento de um aprender e um ensinar satisfatório, diversificado e inovador. que respeita as especificidades de cada aluno. Elas podem ser usadas para auxiliar os alunos com NEE a superar suas limitações e a participar efetivamente do processo educativo à medida que possibilitam diferentes formas de compreender os conhecimentos trabalhados nas instituições de ensino. Assim sendo, é essencial que os docentes encontrem nas Tecnologias Digitais um auxílio para tornar sua práxis mais acessível a todos os alunos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Márcia da Silva Santos

    Graduada em Educação Artística e Pedagogia. Pós-graduada em Ensino da Arte e Musicalidade. Mestranda em Educação.

  • Josenice de Omena Santos

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduação em Gestão. Mestranda em Educação.

  • Jaline Nazaré Chaves de Faria

    Graduada em Letras-português/literatura/inglês e administração. Pós-graduada em Orientação, Supervisão e inspeção escolar e administração escolar. Mestranda em Educação.

  • Célia Silva Vieira Camargo

    Graduada em Matemática. Pós-graduada em Matemática Financeira e Estatística e Ensino de Matemática. Mestranda em Educação.

  • Danielle Salvador Melo Burigo

    Graduada em Educação Artística. Pós-graduada em Metodologia do Ensino. Mestranda em Educação.

Referências

COSTA, Wanderleia Dalla; DIEZ, Carmem Lucia Fornari. A relação do eu-outro na educação: abertura á alteridade. In: IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

FLEURI, Reinaldo Matias. Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 95, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves; DAMASCENO, Luciana Lopes. As novas tecnologias como Tecnologia Assistiva: utilizando os recursos de acessibilidade na educação especial. In: III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial, Anais [...] Fortaleza, 2002.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MILL, Daniel; SANTIAGO, Glauber. Educação Flexível, Aberta e Híbrida: desafios e estratégias. Revista Educa online, Rio de Janeiro, ano 1, v. 15. 2021.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão - Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

ZULIAN, Margaret Simone; FREITAS, Soraia Napoleão. Formação de professores na educação inclusiva: aprendendo a viver, criar, pensar e ensinar de outro modo. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 2, n. 18, 2001.

Downloads

Publicado

04/12/2023

Como Citar

ANÁLISES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA INCLUSÃO E NO MEIO EDUCACIONAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124338. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4338