ANÁLISES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA INCLUSÃO E NO MEIO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4338Palavras-chave:
Educação. Escola. Tecnologia. Inclusão. Pedagogia.Resumo
Este artigo consiste em pesquisa de caráter teórico-bibliográfico a respeito da utilização das Tecnologias Digitais como mecanismos facilitadores do processo de inclusão de alunos com NEE - Necessidades Educativas Especiais nas instituições de ensino. A busca por uma educação significativa para todos e que acolha a diversidade existente no contexto escolar constitui o foco dessa investigação. Assim, a proposta de estudo gira em torno da reflexão acerca do uso pedagógico das tecnologias como instrumentos estimuladores de habilidades e competências dos alunos com NEE. As Tecnologias Digitais estão se tornando parte integrante da sociedade moderna em todos os setores sociais de maneira muito rápida, além de trazerem com elas inúmeros benefícios. A escola é considerada um dos ambientes da sociedade que mais se beneficiam das tecnologias ao longo dos anos. A utilização das Tecnologias Digitais utilizadas como mecanismos educativos nas instituições de ensino possibilita o desenvolvimento de um aprender e um ensinar satisfatório, diversificado e inovador. que respeita as especificidades de cada aluno. Elas podem ser usadas para auxiliar os alunos com NEE a superar suas limitações e a participar efetivamente do processo educativo à medida que possibilitam diferentes formas de compreender os conhecimentos trabalhados nas instituições de ensino. Assim sendo, é essencial que os docentes encontrem nas Tecnologias Digitais um auxílio para tornar sua práxis mais acessível a todos os alunos.
Downloads
Referências
COSTA, Wanderleia Dalla; DIEZ, Carmem Lucia Fornari. A relação do eu-outro na educação: abertura á alteridade. In: IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.
FLEURI, Reinaldo Matias. Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 95, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves; DAMASCENO, Luciana Lopes. As novas tecnologias como Tecnologia Assistiva: utilizando os recursos de acessibilidade na educação especial. In: III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial, Anais [...] Fortaleza, 2002.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MILL, Daniel; SANTIAGO, Glauber. Educação Flexível, Aberta e Híbrida: desafios e estratégias. Revista Educa online, Rio de Janeiro, ano 1, v. 15. 2021.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão - Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
ZULIAN, Margaret Simone; FREITAS, Soraia Napoleão. Formação de professores na educação inclusiva: aprendendo a viver, criar, pensar e ensinar de outro modo. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 2, n. 18, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.