CONSTRUÇÃO DE UMA MÉTRICA DA TIPOLOGIA DE CULTURA ORGANIZACIONAL EMPREENDEDORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i1.63

Palavras-chave:

Cultura organizacional, tipos de culturas organizacionais, micro e pequenas empresas

Resumo

Este trabalho de pesquisa propõe apresentar um sistema métrico para identificar as sete tipologias de cultura empreendedora com base na orientação empreendedora dos líderes propostas por Lumpkin e Dess (1996), Atuahene-Gima e Ko (2001), Sarasvathy e Dew (2005), Oliveira Junior (2009) e Sales (2010). Estas tipologias foram validadas e testadas em uma Escala tipo Likert que gerou sessenta questões para identificar a Cultura empreendedora dominate. Os resultados obtidos desta pesquisa obtida por Sales (2010) foram: 1°. Cultura do Tipo Formação de Parceria [CFP]; 2°. Cultura do Tipo Orientada para o Mercado [COM]; 3°. Cultura do Tipo Autônoma [CA]; 4°. Cultura do Tipo Competitiva Agressiva [CCA]; 5°. Cultura do Tipo Inovação [CI]; 6º. Cultura do Tipo Capacidade de Assumir Riscos [CCAR] e 7º. Cultura do Tipo Proatividade [CPA].

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcio Magera Conceição , UNG Universidade Guarulhos

    Bacharel em Ciências Econômicas - PUC - Mestrado em Administração - UNG - Mestrado em Sociologia - PUC - Doutor em Sociologia - PUC - Doutor em Administração - FCU USA - Pós doutor em Sociologia - Unicamp - Pós doutor em Administração - FCU USA - Pós doutor em Ecologia - Universidade de Coimbra

  • Joelma T. P. Conceição

    Professora Universitário com mestrado em administração pela Faccamp. 

Downloads

Publicado

06/02/2021

Como Citar

CONSTRUÇÃO DE UMA MÉTRICA DA TIPOLOGIA DE CULTURA ORGANIZACIONAL EMPREENDEDORA. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(1), 99-135. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i1.63